sexta-feira, agosto 03, 2012

O ATLETA CRISTÃO

Isabel Lima - Textos Versáteis

A VIDA CRISTÃ COMPARADA A UMA CORRIDA

São muitos os atletas, são muitos os competidores, temos o exemplo da corrida de São Silvestre em São Paulo, há uma mistura entre os  verdadeiros atletas e àqueles que simplesmente “correm por correr”, muitos somente se exercitam, brincam... assim também é na vida cristã, há muitos  cristãos,  há uma mistura entre os verdadeiros cristãos e os que simplesmente brincam de serem cristãos, alguns desistirão da corrida diante do primeiro obstáculo, outros serão eliminados pelo inimigo, ainda outros correrão apenas para obter "'lucros", mas restará ainda os atletas fieis, àqueles que correrão a corrida pela fé na Filho de Deus, independente das circunstâncias,  correrão de maneira tal que alcançarão o prêmio. O prêmio da salvação em Cristo Jesus!

Tipos de Atletas

- Atletas Fracos 
Iniciam a corrida até bem, mas, se esquecem que na corrida haverá adversários que estarão torcendo contra, muitos sem força, desistem, desanimam...
Jogos olímpicos de Atenas, 2004:  O maratonista brasileiro, Wanderley Cordeiro de Lima, liderava a corrida, quando de repente foi atacado e derrubado no chão por um fanático religioso. Apesar do adversário tentar tirá-lo da prova,  Wanderley ajudado por uma "mão amiga", que o levantou, retornou à prova e ainda garantiu a sua medalha de bronze, chegando em terceiro lugar, porém,  não desistiu da corrida e foi aplaudido de pé quando entrou no estádio.
Assim será a corrida do crente para o céu, o adversário tentará tirar-nos da corrida, é  necessário constante, atenção, força de vontade, oração, leitura da Palavra de Deus, jejum, frequência aos cultos, etc, para que o  inimigo não nos pegue desprevenidos ao tentar tirar-nos da  competição.
Porém, caso acontece de sermos "derrubados", como o atleta mencionado, não ficaremos prostrados, pois, ao clamarmos pelas misericórdias do Senhor, o  Espírito Santo virá  socorrer-nos, estenderá a sua "mão amiga" e nos levantará. Assim, voltaremos a correr a carreira que nos está proposta,  cruzaremos a linha de chegada e adentraremos as portas do céu, onde poderemos mirar o rosto do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

- Atletas passageiros
São aqueles que iniciam a corrida com entusiasmo, emocionados, alegres, porém, não têm noção do que é a corrida, e o quanto ela é árdua. No primeiro obstáculo este atleta sairá da corrida. Quando  perceber que o percurso é longo, cheio de curvas, subidas e descidas, desanimará.  Também terá que enfrentar ventos,  vendavais,  tempestades, sol causticante, chuva, frio, calor, sede, fome; com certeza ele não resistirá e desistirá... Não terá estrutura para continuar.  “não tem raiz em si mesmo, é de pouca duração; e chegada a angustia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende”. (Mt 13.21). Não esta firmado na base, em Jesus. “No mundo tereis aflições...” (Jó.16.33). “Quem nos separará do amor de Cristo? (Rm 8.35-39).

- Atletas mercenários
Somente correm visando bens materiais: dinheiro, casas, carros. Não correm por amor, mas por ganância. Não conseguem terminar a corrida, pois as “coisas efêmeras” tiram o seu foco da linha de chegada. Terminam desviando-se do caminho proposto. “ mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Mt 13.22)

- Atletas fiéis
São os que permanecerão na corrida até o fim, têm consciência das dificuldades: além do adversário, existem outros atletas  preparados na competição. Porém estes têm consciência de seu preparo: treinam diariamente, pois têm objetivo - cruzarem a linha de chegada, ganharem o premio e  receberem a sua coroa.
Nós, cristãos,  também temos consciência das muitas dificuldades desta competição, por isso, é necessário haver preparo espiritual: : leitura da  Palavra de Deus, oração, jejum, ir aos cultos, fazer a obra do Senhor: pregar, cantar, ensinar, evangelizar, etc. Somente assim adentraremos as portas do céus, onde receberemos nosso prêmio: a coroa incorruptível, a vitória de obtermos a nossa salvação, o alvo precioso de nossa vida cristã.
O “atleta fiel” renuncia as coisas que podem elimina-lo da corrida. Ele ”corre de tal maneira que alcança o prêmio” (Co 9.24). Há esforço, dedicação, amor, fidelidade, dá o máximo de si nesta "corrida de fé".

Atletas antigamente lutavam para alcançar uma coroa corruptível
Coroa feita de folhas de louro, com que coroavam os heróis nos jogos de Corinto realizados a cada três anos. Hoje, os  atletas do século XXI,  lutam para alcançar uma medalha: de ouro, prata ou bronze,  mas, somente nós, os “atletas cristãos”, lutamos para alcançar uma coroa incorruptível, o nosso tesouro,  “onde nem a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”, (Mt 5.19). “Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar”. (I Co 9.26)

O apóstolo Paulo corria com certeza do prêmio
Não correu em vão, “antes subjugou o meu corpo e o reduziu servidão”.(I Co 9.27a), exerceu o autodomínio, para viver uma vida santificada,   e suportou sofrimentos por amor de Cristo. “Trago em meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. (Gl 6.17)

O Atleta pode ser reprovado
Paulo disse: “para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. (I Co 9.27). Que também nos cristãos não venhamos de maneira a perdermos o nosso premio, ou seja, a herança da nossa salvação. “Deixemos todo o embaraço e o  pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência, a carreira que nos esta proposta”. (Hb 12.1).

O Atleta dever olhar para o alvo – “Jesus”
Não olhar para outros atletas, impedimentos, obstáculos, estorvos, dificuldades, perturbações, atrapalhações, etc. Olhar somente para o alvo.  “Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador de nossa fé”. (Hb 12.2)

Conclusão
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. (II Tm 4.7). 
Assim é a corrida cristã. Como Paulo, necessitamos correr a corrida, combatendo contra a carne, contra o mundo, contra Satanás, contra erros religiosos, contra falsos irmãos, contra a imoralidade, contra falsos ensinos, contra o pecado, contra  falso evangelho... Vencer, e  guardar a fé! Paulo completou a corrida em meio às provações, dificuldades e tentações, mas  permaneceu fiel ao Senhor durante toda a corrida. “Sê  fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. (Ap 2.10)
Nesta corrida da fé, todos os que conseguirem cruzar a linha de chegada serão vencedores. Juntos, atletas e Juiz, arvorarão a bandeira de nosso verdadeiro Pais: a Bandeira do Céu, cujo lema será: Salvos por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.  Por isso, como cidadãos do  céus,  o objetivo não é iniciar a corrida, mas terminar a corrida com êxito.

Escrito por:
Maria Isabel da Silva Lima
Copyright

Nenhum comentário: