domingo, abril 08, 2012

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA BLOGUEIROS CRISTÃOS

.

Bem-Vindo!


Autor: João Cruzué

Este Manual PROPÕE normas de conduta para um blogar criativo, ético e potencialmente produtivo. Se você é um líder EVANGÉLICO (ou tem uma promessa de DEUS para ser um),  está interessado em publicar conteúdo cristão na Internet, mas não tem  conhecimento nem as ferramentas necessários, eu posso ajudá-lo(a). Da mesma forma que venho outros desde 2005 - cruzue@gmail.com


I - INTRODUÇÃO


A Associação de Blogueiros Cristãos é uma COMUNIDADE VIRTUAL voltada para  Blogueiros Evangélicos. Tem como propósito COMPARTILHAR conhecimento técnico e DICAS de blogagem forma gratuita, para que você possa APRENDER a blogar ou MELHORAR sua performance em busca de mais leitores de uma forma ética, segura e ascendente. 

 Por que publicar conteúdo cristão, iniciando com um blog? 

Bem, eu vou deixar um pequeno testemunho pessoal. Em 2004, quando certo dia digitei a palavra "church" na barra de endereço do navegador, espera que abrisse uma página ou site de uma Igreja evangélica. mas não abriu. 

Em  lugar disso, o que apareceu foi uma página  do site de uma igreja satânica, incluindo uma ilustração horrorosa da  cabeça de um grande bode. 

Eu fiquei muito surpreso e comentei comigo: Puxa vida! como nossa Igreja  é lerda em matéria domínio de tecnologia de ponta...

Não se passaram muitos dias e eu mesmo cheguei à uma conclusão. Eu era um dos  "lerdos", pois era parte da Igreja Evangélica. 


Foi daí em diante que tomei uma atitude. 

Iria aprender como publicar conteúdo cristão na Internet, e assim fiz. Foi um longo processo de aprendizado. Cada ano blogando era mais conhecimento acumulado. Depois passei a incentivar, ensinar, desafiar e levar outros líderes evangélicos - como eu - a se tornarem ativos no mundo virtual e não apenas usuários passivos (leitores) dela. 

Tenho procurado fazer  minha parte, e confesso que tenho muito orgulho disso. Em 2007 quando os blogs começaram atrair jovens líderes, eu tinha um sonho de ver uma centena de milhares de blogs falando de Jesus, comentando notícias, emitindo opiniões, fazendo reportagens, discutindo evangelização e saturando uma internet que até àquela época era cheia de porcarias.


Depois de 500 anos, uma nova onda está revolucionando  a comunicação,   democratizando e disponibilizando o conhecimento científico, cultural e religioso como nunca antes. Na crista da primeira onda o primeiro livro publicado com ela foi a Bíblia Sagrada. Foi uma revolução que avançou por mais de 500 anos.


Uma nova era começou em 1991, quando a primeira página de HTML surgiu no monitor de uma máquina. Vinte anos depois, você mesmo pode observar como a Internet veio para ficar e melhorar a comunicação entre sete bilhões de seres humanos. 


Se Jesus deve ocupar o primeiro lugar na vida dos cristãos, então não podemos ignorar o tempo nem a oportunidade. Cada ano perdido são menos conhecimento apreendido. Em lugar de mestres da tecnologia, ignorância digital. E não queria ofender, mas chega de lerdeza! Pense e tome uma atitude.



II - QUEM SOMOS

Meu nome é João Cruzué. Sou o gestor desta Comunidade. Agradeço a Deus por esta oportunidade de me comunicar com você.
Desde 2005 tenho trabalhado para que a publicação de conteúdo cristão na internet seja uma atividade comum a todo líder evangélico para sair de uma posição passiva de simples usuário (leitor) para se tornar um agente de publicação e formação de opinião na INTERNET - começando por um BLOG.

Tenho contribuído desde 2007 em Associações de Blogueiros de várias formas: como administrador, moderador, colaborador, porque tenho um compromisso de serviço com o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Não busco a competição, mas aprecio desafios. Meu testemunho de cristão é conhecido por centenas e talvez milhares de blogueiros. São meus os dois tutoriais (tira-dúvidas) mais acessados sobre blogs.


III - OBJETIVOS

Temos compromissos claros com o Senhor Jesus Cristo e com a sociedade. Incentivar a
publicação de conteúdo cristão na Internet é o primeiro deles. E o segundo: Prover uma nova geração de formadores de opinião, principalmente para a infância, adolescência e juventude.

Se você publica na Internet, terá leitores. Quando estes leitores passam a gostar do seu trabalho, eles sempre voltam - é acontece o processo de fidelização. Se os textos que você escrever forem coerentes, criativos, inteligentes, vão contribuir para formação de opinião sobre vários assuntos importantes, que no caso do Brasil - ainda tal influência ainda vem de pessoas não cristãs, como escritores de novelas artistas, cantores, repórteres e âncoras de TV.


IV – HISTÓRIA DOS BLOGS EVANGÉLICOS NO BRASIL


Blogs são a forma mais simples de publicação de conteúdo na Internet. Não é preciso ter experiência em linguagem de programação para editá-los. Há grandes portais (Blogger e Wordpress) que oferecem gratuitamente modelos PPU (prontos para uso). Se você consegue digitar um texto no WORD, também vai conseguir publicar textos em um blog. É simples assim. É claro que a experiência virá com o tempo de exercício.


Um pouco de História. Primeiro conheci a Blogosfera Cristã, sob a Liderança da Missionária Poliana Latta. Depois a UBE - União de Blogueiros Evangélicos, início em 30 de agosto de 2007, com o antológico selo dos três peixinhos e na liderança de Valmir Nascimento Milomem. A seguir a CNBC - Comunidade Nacional de Blogueiros Cristãos com o Presb. Lucas Junior e por último, a Associação de Blogueiros Cristãos, sob nossa responsabilidade.

Do trabalho dessas quatro lideranças - junto com outros grandes colaboradores, com os irmãos Eliseu Antonio Gomes, James Almeida, Sammis Reachers, Pastor Altair Germano, Pr. Esdras Bentho, Pr. Carlos Roberto Silva, Pr. Armando Vanelli, Pr. Geremias do Couto, Professor Luis Ribeiro, Lucas Santos (designer dos selos da UBE), Renan Costa, Professora Wilma Rejane, Pra. Márcia Alves, Irmã Cíntia Kaneshigue, Wallace Sousa -
posso dizer com convicção que a existência de dezenas de milhares de blogs evangélicos em Língua Portuguesa se tornou real graças ao trabalho despretensioso e ao tempo generoso gasto por estas pessoas que se privaram de horas de lazer e do convívio da família. Com certeza valeu a pena.


V - SUPORTE


Para compartilhar nossos conhecimentos, esta Associação disponibiliza um SUPORTE com instruções e dicas para criar, configurar, editar, melhorar blogs e ajudar na solução de dificuldades surgem no dia a dia. E esses endereços, embora sejam criados e editados por mim, não são de uso exclusivo desta Associação. Eles estão disponíveis, gratuitamente, para todo e qualquer líder cristão que tenha o desejo de aprender mais ou tirar dúvidas. Segue os dois endereços onde fica o SUPORTE.



VI – AFILIAÇÃO


Para se tornar um SEGUIDOR desta COMUNIDADE basta fazer sua inscrição no box lateral, à direita, na página da Associação no título SEGUIDORES.

Mas se você além de seguidor quiser aprimorar sua capacidade de publicação de conteúdo cristã posso ajudá-lo/a. Proceda da seguinte forma: escreva um
email para cruzue@gmail.com manifestando seu interesse, fornecendo algumas informações e seus objetivos com um blog. Meu tempo tem sido bem curto, mas não curto o bastante, para que não possa deixar de fazer a obra de Deus ou negar alguma informação a quem deseja fazê-la.


VI - NORMAS DE CONDUTA DA COMUNIDADE.


Não! Você não é obrigado a aceitar estar normas, mas fique ciente delas. Caso haja alguma ação coercitiva por parte desta Comunidade, você pode ser pesado por elas.


1 - A Associação de Blogueiros Cristãos congrega blogueiros de várias denominações evangélicas, que de espontânea vontade se tornam afiliados.

2 - Condições de aceitação: Para estabelecer o vínculo da afiliação, além de se tornar um seguidor da Comunidade (Item V) é necessário ser aceito pela governança da Associação,
mediante resposta ao email enviado para pedido de afiliação.


3 - Atendimento e demanda: A direção da Associação poderá divulgar textos de seu Blog para dar visibilidade ao seu trabalho na Internet; entretanto nem todo texto poderá ser aprovado. Como não há remuneração nem coleta financeira dentro desta associação, e seus gestores e colaboradores não têm suporte de qualquer organização ou Igreja- a não ser do fruto de seus trabalhos na vida secular, o fator tempo para atender a demanda de divulgação pode ser escasso de nossa parte.

4 - Compromisso de Atuação: Esta Associação é voltada principalmente para o compartilhamento de informação para que seus afiliados aprendam rudimentos e também detalhes mais avançados para incremento de acessos a seus blogs e orientações para se posicionar bem nas ferramentas de portais de busca. O gestor desta Associação, João Cruzué, editor do blog www.olharcristao.blogspot.com há mais de 03 anos mantém seu blog na primeira posição da busca do Google para os verbetes "Blog Cristão" ou "Blogs Cristãos". É dentro deste propósito que esta Comunidade vai atuar.

5 - A criatividade deve sobressair à cópia de textos dos outros. Não queremos censurar a liberdade de ninguém, entretanto ao longo do tempo, para os textos publicados no seu Blog estejam sempre nas primeiras páginas dos buscadores, você precisa estar consciente disso: o texto original é valorizada no posicionamento dos buscadores. A cópia não. Então não seja tímido, invista no próprio talento. E nunca se esqueça de corrigir seus textos, antes de publicá-los, no corretor ortográfico do Word. Isto significa a busca de um compromisso de respeito aos leitores.

6 - Muita paciência. Se você estiver começando ou tiver pouco tempo com blogs, não tente ser perfeito e efetivo em poucos anos. A maturidade de um blogueiro é muito parecida com os primeiros anos de uma criança. O importante é não desistir. Se fizer isto, a cada ano transcorrido, será mais conhecimento acumulado. A persistência aqui, é mais importante que a inteligência. Começar e continuar. Aprender e buscar a perfeição.

7 - Humildade. Ninguém sabe tudo. Quando se perde a humildade a capacidade de aprender também vai junto.

8 - Não individualista. A maioria dos blogueiros que hoje estão na Internet acha que não precisa de ninguém, que já sabem caminhar sozinhos. Enquanto isso, as grandes empresas, os bancos, os formadores de opinião não cristãos estão se organizando, se unindo e traçando políticas estratégias corporativas para ganhar musculatura e poder de fogo. O individualismo é antibíblico. É claro que é difícil interagir com outros blogueiros ou pessoas. Relacionar é difícil. Mas tome como exemplo os campeonatos mundias de futebol, os times de Fórmula 1 ou uma grande orquestra sinfônica. A beleza e a efetifidade vem do melhor trabalho em grupo. Sozinho, você pode ir bem. Mas se formar um bom grupo e houver respeito dentro dele, com certeza seu blog vai bombar.

9 - Respeito e Cuidados: Um blog é um veículo de mídia virtual público. O que você escrever ali, vai ser lido em qualquer lugar do mundo. A exposição do seu trabalho não fica restrita, por exemplo, às paredes de um templo ou da sua casa. Quando você escreve algo indevido ou ilegal, e depois apaga, creia que é possível que alguém tenha printado o que você fez. A Internet não é lugar de lavar a roupa suja de rusgas e cizânias que acontece ao nosso redor. Cuidado para não levar ao conhecimento público coisas que você não pode provar nem documentar.

Prefira trabalhar com textos positivos (e até críticos) dentro do maior respeito e ética necessários. O que não gostaria que fizessem com você é exatamente aquilo que você não deve fazer a outros. Ética. A constituição garante sua liberdade de expressão, mas não garante abusos desta liberdade. Seja construtivo, e fuja de ficar escrevendo desabafos e fazendo de seu blog um poço de críticas a pastores e Igrejas que você nem conhece. Não fique jogando pedra na vidraça dos outros gratuitamente. A crítica construtiva é bem-vinda, desde que haja medida nas palavras e respeito pelo trabalho dos outros.

10 - Se estiver em dúvida sobre a publicação de alguma coisa, prefira não publicar. Isto está plenamente de acordo com o texto bíblico em Colossenses 3:15 "Que a paz de Deus seja o árbitro em seus corações."

11 - Quando desejar se desfiliar da Associação, é preciso sua manifestação por email. A baixa da lista de seguidores, é de iniciativa sua, pois não temos como fazer isto unilateralmente.


VII - ORAÇÃO

"E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus". Fp. 4.7.


Atualização em 01.08.2011.


Gestor: João Batista Cruzué, Presbítero.

Contato: cruzue@gmail.com



12 comentários:

Pedro Fernandes disse...

Fiquei interessadíssimo em participar desta associação.

Unknown disse...

Quero ser um dos filiados.
william.pedroso.coelho@gmail.com

Lucas Filho disse...

Olá,

Meu nome é Lucas Filho. Não sou pastor mas estou lançando um blog: http://revistaevangelico.blogspot.com/ e gostaria de participar desta associação e realizar parcerias incluindo a troca de banners para divulgação.

Aguardo retorno.

Graça e Paz.

Blog do Ivair Budendorf disse...

Estou muito interessado em participar da associação, tenho um Blog chama JESUS ROCHA DA SALVAÇÃO.
Meu nome é Ivair Budendorf, resido em Jaragua do Sul SC.
Sou membro de IGREJA EVANGELICA DE CONFISSÃO LUTENANA NO BRASIL0- IECLB
fui criado em familia cristã trabalho em celulas grupos caseiros, meu pastor chama-se WIlliam Bretzke e tenho muita vontade de compartilhar textos para a levar mais almas a Jesus.
Aceitei Jesus como meu unico Senhor e salvador a 10 anos.
Grato pela atenção DEUS ABENÇÕE A VOCÊS.
ivairbude@gmail.com

To Save disse...

Queremos fazer parte deste blog.

Leandro Onofre disse...

Olá!
Estou começando agora com um blog onde estarei trazendo devocionais, estudos, vídeos e outras coisas que possam estar levando a palavra de Deus para frente, assim como ele nos orientou. E gostaria de saber se estaria disposto a fazer uma parceria.

Obrigado pela atenção e Deus abençoe.

blog: falandoserio-blog.blogspot.com

Alexandre Francisco disse...

www.conhecaosenhor.blogspot.com Meu nome é Alexandre e interessei-me pela associação. A paz!

abnilson marcolino disse...

A Paz do Senhor. Desejo associar-me. É possível? Sou evangélico, blogueiro e através desse meio proclamo as verdades de Cristo e seu Reino. Grato e Deus continue abençoando.


http://abnilsonmarcolino.blogspot.com.br/

abnilson marcolino disse...

A Paz do Senhor. Desejo associar-me. É possível? Sou evangélico, blogueiro e através desse meio proclamo as verdades de Cristo e seu Reino. Grato e Deus continue abençoando.


http://abnilsonmarcolino.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Paz e graça. Posso associar-me? Meu blog: www.gracaesaber.com.
No aguardo. George

Jayme Lobo disse...

BOa tarde João Curzue, gostaria de fazer Parte da associação:
http://jaymeloboaprendendocomcristo.blogspot.com.br/

obrigado.

Anônimo disse...

Gostaria de me associar.
Meu blog é de mensagens, ilustrações...
www.marciaakiyama.blogspot.com