quarta-feira, fevereiro 22, 2012

A morte em nossos dias


Chore, sempre que puder. Suas lágrimas são preciosas demais pra secarem aí dentro.



  O mundo de hoje é uma competição de nível quase olímpico. Todos lutam em busca da "vitória", de crescer sempre, porém a natureza nos ensina uma sábia lição: não se pode crescer indefinidamente. Chegará o tempo em que eu vou parar, a vida vai reduzir seu ritmo, e quem sabe o senso de satisfação vai tornar aceitável o último dia aqui.

  Sim, ninguém passa muito tempo estudando e refletindo sobre a morte, o fim dos dias. Pode dar azar, e não é nada bom encarar essa certeza. Mas aproveitaríamos muito mais a vida se cada um soubesse encarar a morte e a perda.

  O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. 
Eclesiastes 7:4

  Olha, pessoalmente eu acredito que a Bíblia é o livro mais completo e suficiente à vida que existe. Pena que tudo conspira para que eu não a estude com a devida atenção e disciplina. Porém o pouco que já li, cada minuto de silêncio lendo e mais importante, pensando durante todo o dia sobre os versos, foram os minutos que mais acrescentaram em minha vida.

  Então, como eu dizia, a Bíblia é o livro completo (na minha opinião). Mas se eu tivesse que indicar apenas 2 livros para você ler, seriam, sem dúvida: Provérbios e Eclesiastes. Se fosse apenas um livro, Eclesiastes. Nele o autor (talvez Salomão) discute o sentido de todas as coisas da vida: sabedoria, riquezas, trabalho, prazer, tristezas, tolice, amor, e tudo que nos move por aqui. Dê uma chance, leia ao menos com o objetivo de crescer como pessoa e refletir sobre a vida. Lemos e vemos tanta futilidade por aí, que alguns minutos pensando nas reflexões de Eclesiastes não matarão ninguém. 

  O versículo destacado acima diz que os sábios dão mais atenção à morte, enquanto o resto das pessoas a ignoram. 

  Eu sei, não é um grande objetivo ser sábio. Todos querem é ser felizes e poder chegar no fim da vida satisfeitos, sentindo que tudo valeu a pena. Mas a sabedoria pode ajudar. 

  A morte é terrível porque quase sempre é uma perda que acontece da forma mais inesperada, mesmo sendo certa. É estranho isso. Igual uma vela quando se apaga, ou um vaso de barro que cai no chão... nós sabemos que a vela vai terminar, e o vaso vai se espatifar... mas quando acontece, é repentino. 

  E isso piora quando acontece em nosso mundo, no meu meio de convivência. Num mundo tão violento, não me impressiono tanto com os números das mortes (só de homicídios morrem 50 MIL por ano no Brasil)... mas com as pessoas que me importo, e que vão embora sem chance de dar um adeus.

  Não digo que você deve bancar o forte e ignorar seus sentimentos. Deus nos criou com todos eles, então há um motivo pra eles existirem e de vez em quando aflorarem com tudo. O segredo é aprender a conviver com eles, a aceitá-los como uma parte do tempo aqui. A vida, as pessoas, até o amor, e a perda... tudo faz parte desse filme louco e curto que é a vida humana.

  Se sentir vontade, chore. Chore muito, amargamente. Lamente pelos momentos perdidos e pela saída sem despedida. Cada lágrima é colhida e guardada para irrigar a alegria que sempre vem.

  Eu ia encerrar com uma frase minha que só digo aos melhores amigos, mas vou deixar um ditado bíblico:

  O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmo 30:5

  Pense em cada palavra dita aqui, e tente ler Eclesiastes. Não vai ser perda de tempo.

  Que o Senhor Deus coloque sempre, no seu caminho, alguém pra te ajudar nas horas mais escuras, e pra chorar de alegria com você nos dias mais radiantes da sua vida!

Nenhum comentário: