segunda-feira, dezembro 31, 2007

Prêmio Blogueiro Cristão 2007

Pastor Rubens Teixeira da Silva

Photobucket
Família Teixeira da Silva

A esposa Marta Regina, Pr. Rubens Teixeira e o filho Renan Teixeira



Dedicatória

Em nossa opinião o ano de 2007 foi o marco mais importante do movimento dos escritores evangélicos que publicam conteúdo na WEB. Entre tais escritores os que mais se destacaram foram a lavra dos blogueiros. Isso merece nossa adminiração e incentivo. Todos nós blogueiros, indistintamente, poderíamos ter ganho este prêmio, concedido pelos "Blogueiros Cristãos" www.blogueiroscristaos.blogspot.com , pelo esforço e pelo sucesso das publicações.

Mas escolhemos apenas um. Embora tenha um perfil notável de batalhador, não foi por este perfil que o Pastor Rubens Teixeira foi agraciado. E o que sustenta o critério de tal escolha? Resposta: a opinião de um blogueiro mais velho que engatinhava em blogs do UOL em 2004 e e já caminhava sozinho no BLOGGER em 2005 através do blog Olhar Cristão, hoje editado em quatro línguas.

O que nos leva a conferir o Prêmio Blogueiro Cristão de 2007 ao Pastor Rubens Teixeira da Silva é um "pequeno" detalhe, que anda desaparecido do meio evangélico, mas que no trato conosco há algum tempo, esta característica se mostrou patente na vida deste irmão. Seu nome: humildade.

Humildade em responder as correspondências das pessoas; isto significa respeito com o trabalho dos outros. Quem recebe o respeito alheio sente-se incentivado, apreciado e útil. Diante da humildade, afirma a Bíblia Sagrada: Caminha a honra!

Para dizer a verdade, hoje, a Blogosfera Cristã e a União dos Blogueiros Evangélicos, as duas maiores associações de blogueiros cristãos, junto com outras menores, devem congregar cerca de 500 blogs. Diga-se, nem todos de assuntos cristãos. Isto é alguma coisa, entretanto em comparação com blogueiros não cristãos, nosso movimento é muito pequeno, todavia valioso.

No entanto, com privilégio de ter anos a mais de estrada, e apenas isso, vejmos muita empáfia, presunção, egocentrismo, falta de cortesia, falta de objetividade, falta de respeito, pelo trabalho de outros blogueiros, principalmente os que são cristãos em sua essência. Isso deve ser combatido - e este prêmio tem exatamente esta característica de combate e consciência. Não somos melhores que ninguém apenas por "bombar" em números de visitas, nem porque pessoas de 180 países estão em nossas estatísticas, nem por centenas de comentários a uma postagem. Nisto perdemos feio para milhares de blogs de outras cores. Seremos melhores apenas se ajudarmos uns aos outros a construir melhores pontes e despertarmos talentos escondidos. Está faltando humildade em nosso meio.

Parabéns! Pastor Rubens Teixeira da Silva. No trato com seus irmãos na WEB você tem se mostrado cortês, educado, respeitoso, e não me admira de ter conseguido ir tão longe na sua vida profissional onde o talento é muito importante, mas não essencial segundo os olhos de Deus, cuja fiel balança confere maior peso à HUMILDADE. Jesus disse claramente isso em Mateus 11:29: ...E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.

Nota: em data oportuna o Prêmio Blogueiro Cristão 2007 lhe será entregue pelas mãos dos melhores expoentes entre nós, na forma de uma medalha.

João Cruzué



Excerto de um convite do Pr. Rubens

"Caríssimos amigos e irmãos,

Pela graça de Deus, tive a satisfação de ser premiado por trabalho científico baseado na minha tese de doutorado em Economia em concurso conhecido como prêmio Tesouro Nacional, um dos mais tradicionais prêmios do governo brasileiro. Este concurso tem por objetivo estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas, reconhecendo trabalhos de qualidade técnica de aplicabilidade na Administração Pública.

Concorrem ao Prêmio trabalhos individuais e em grupo de candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica. Em geral, participam economistas, professores, mestres, doutores, técnicos e pesquisadores do governo (do Banco Central, IPEA, BNDES, BB, CEF, Ministérios da Fazenda e Planejamento, etc.) e intelectuais de qualquer nacionalidade. O tema do trabalho premiado foi: “A importância da credibilidade para o equilíbrio fiscal: uma avaliação para o caso brasileiro".

Este prêmio é um reconhecimento da relevância do trabalho para a política econômica brasileira. Durante a realização do curso de doutorado sofri diversas pressões por defender posições contrárias a grupos políticos fortes que defendem idéias prejudiciais ao interesse da sociedade brasileira.

A data da solenidade de premiação será na sexta-feira, 14/12, 15:00h, no Auditório do Ministério da Fazenda, localizado na Esplanada dos Ministérios, Bloco P, Térreo - Brasília-DF. Após, haverá um coquetel. Vocês estão convidados".


Biografia revisada do Pastor Rubens
Autor: Paulo Teixeira da Silva
Blog www.holofote.com

"Em 11 de outubro de 1970, nasceu em Rocha Miranda, estado do Rio de Janeiro, Rubens Teixeira da Silva. O terceiro filho, de seis, do casal Paulo da Silva e Darcy Teixeira da Silva. O pai ascensorista de profissão e a mãe, do lar. Passou boa parte de sua infância no bairro de Santa Margarida em Campo Grande, Cidade do Rio de Janeiro. Cursou o ensino fundamental, antigo primeiro grau, do ano de 1976 a 1984, na Escola Municipal Lycio de Souza Carvalho e na Escola Municipal Barão de Santa Margarida. Apenas a última série foi cursada na segunda escola.

Cursou o ensino médio, antigo segundo grau, de 1985 a 1987, no Colégio Estadual F. A. Raja Gabaglia e no Colégio Martins. Apenas a terceira série foi neste último. Aos nove anos de idade já havia lido toda a Bíblia. Atribui em grande parte os resultados que obteve ao longo da vida aos conhecimentos adquiridos dessa leitura continuada. Cabe ser ressaltado que, por dificuldades financeiras, lia a Bíblia de seus pais, visto que as restrições orçamentárias não permitiam que tivesse a sua. Foi acometido de diversas doenças em razão da frágil saúde na infância, tendo inclusive sido desenganado.

Dos 12 aos 17 anos, por iniciativa própria, trabalhou em obras de construção civil; lavando carros; vendendo ferro-velho e depois office-boy. Seus últimos trabalhos antes de ingressar no Exército foi de entregador de próteses odontológicas de um laboratório no Méier (RJ), e secretário de um consultório de oftalmologia, também no Méier (RJ), recebendo a remuneração de meio salário mínimo. Cabe ressaltar que estes trabalhos eram exercidos voluntariamente e não por pressão dos pais.

Em 1987 foi aprovado em concurso para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando o curso em 1988 e concluíndo em 1991. Para esta empreitada, seu irmão Paulo César Teixeira da Silva, o mais velho, financiou os estudos daquele ano. No início do preparo, por ter estudado a maior parte do tempo em colégios públicos, estava muito aquém do que se esperava para passar em concursos difíceis. Em função disto, um dos seus professores identificando a sua fragilidade, classificou-o como semi-idiota, afirmando que ele não passaria em qualquer concurso. Por isso, afirmava o professor aos gritos, era melhor que ele ao invés de pagar o curso, gastasse o dinheiro com “mirabel” (biscoito muito comum à época). O jovem Rubens Teixeira foi uma das melhores classificações para o concurso da AMAN, tendo sido aprovado em outros.

Na AMAN, formou-se oficial de carreira de infantaria. Após o término do curso serviu como aspirante a oficial até o posto de primeiro tenente no 57º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro - mais conhecido como Regimento Escola de Infantaria (REI), da Vila Militar (RJ), onde exerceu diversas funções relativas aos postos que ocupou - todas relacionadas às áreas de combatente do Exército.

Em 1993 o Exército lhe deu uma chance de prestar concurso para o Instituto Militar de Engenharia (IME). Na ocasião foi aprovado. Realizou o curso de engenharia de fortificação e construção de 1994 a 1997. Esta engenharia é idêntica à engenharia civil, mas com ênfase no uso militar como a construção de paióis, estande de tiros e abrigos contra armas nucleares.

No início do curso do IME casou-se, em 16 de julho de 1994, com Marta Regina. Terminou o curso de engenharia no IME em 1997 e, como capitão, foi transferido da área combate para a área de tecnologia do Exército. Em 1998, como capitão do Quadro de Engenheiros Militares do Exército, foi designado para servir no 7º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, em Rio Branco no Acre. Na ocasião exerceu a função de Chefe da Seção Técnica daquela unidade. Foi nesta cidade que nasceu o filho do casal - Renan Teixeira.

Ainda no Acre, em 1998, prestou concurso para o cargo de Analista do Banco Central do Brasil e foi aprovado. Tomou posse em julho daquele ano. Em 2000 voltou ao IME e fez mestrado em Engenharia Nuclear, conclusão em 2002. Cursou ainda doutorado em Economia (UFF), Direito (UFRJ) e pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil (UNESA). Além desses cursos, realizou outros como Teologia (SETES) e Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/RJ).

Apesar da infância pobre, sempre teve tratamento digno dos seus pais. Seu pai, hoje o pastor Paulo da Silva, da Assembléia de Deus em Manilha, São Gonçalo (RJ), é, considerado pelo pastor Rubens Teixeira, o maior evangelista pessoal que conhece. Em todas as oportunidades que pode, todos os dias, anuncia que o Senhor Jesus salva, cura e liberta. A característica de autodidata do pastor Paulo da Silva foi herdada pelo filho Rubens. Exemplo disso é que o pastor Rubens Teixeira quando prestou concurso para o doutorado em Economia na Universidade Federal Fluminense não possuía graduação e nem mestrado na área, mas obteve melhor resultado que alguns de seus concorrentes, professores de Economia com graduação e mestrado. Todavia, não foi só aprovado para o ingresso no doutorado, mas terminou o curso com boas notas, mesmo tendo feito a maior parte do curso trabalhando e estudando. Destaque-se ainda que simultaneamente ao doutorado o pastor Rubens cursou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pastor Rubens refere-se a sua mãe com alegria muito grande pois vê na irmã Darcy uma serva de Deus exemplar, que soube educar e proteger seus seis filhos mesmo com grandes restrições financeiras. Vê ainda em sua mãe uma referência de dignidade, temor de Deus e inteligência. Seus pais são a maior e melhor referência de vida que ele tem até hoje. Em função disso, o pastor Rubens Teixeira recomenda que os filhos devam cumprir o que diz as Escrituras com relação aos pais. Se a obediência incondicional à Bíblia não for o suficiente para demover o ímpeto da desobediência, os filhos devem se lembrar que pai e mãe são os seres humanos no mundo que mais se dispõem em dar para os filhos, inclusive à vida. Um senso de defesa e proteção que não devem ser substituídos por nenhuma proposta humana, especialmente as baseadas em ilusões decorrentes de paixões.

Para os que supõem que os cursos foram feitos de qualquer maneira, o pastor Rubens Teixeira apresenta suas boas notas em todos os cursos, além de ter a sua tese de doutorado premiada pelo Tesouro Nacional em difícil concurso cuja premiação se deu em 14 de dezembro de 2007 (foto anexa). No curso de Direito, alcançou aprovação para a OAB/RJ, ainda no 10º período da faculdade, o que demonstra ter se preparado condizentemente durante o curso. No segundo trimestre de 2007, o pastor Rubens Teixeira terminou a sua tese de doutorado, terminou a sua monografia no curso de Direito, juntamente com as matérias que lhe restavam cursar, além de ter se preparado para a prova da OAB/RJ.

Pastor Rubens Teixeira foi criado no evangelho e jamais se desviou. Em seu entendimento, afastar-se de Cristo assemelha-se à morte. Não há como viver sem a graça e a proteção do Deus Altíssimo. Quando nasceu, os seus pais eram da Assembléia de Deus em Marechal Hermes, Rio de Janeiro, mas aos 5 anos de idade, seus pais mudaram-se para Campo Grande (RJ).

Dos cinco aos 16 anos foi da Igreja União Evangélica Pentecostal, igreja presidida desde àquela época pelo pastor Getúlio Augusto Xavier. O pastor Rubens gosta de referir-se à esta igreja como o quartel no qual ele foi treinado para a vida. Suas referências sobre esta denominação são as melhores. No ano de 1987 sua família mudou-se para Vila Valqueire e ele retornou para a igreja onde nasceu.

Foi consagrado ao diaconato no final do ano de 1995 na Assembléia de Deus em Marechal Hermes, e a presbítero no final de 1997, na mesma igreja. Por ter sido transferido pelo Exército, esteve em Rio Branco, no Acre, e lá congregou nas Assembléias de Deus no ano de 1998, até ir para Brasília tomar posse no Banco Central do Brasil quando aprovado em concurso para Analista da instituição. Em Brasília congregou na Assembléia de Deus no Guará I nos anos de 1998 e 1999. Fez parte ainda da Assembléia de Deus no Fonseca, em Niterói (RJ) e cooperou durante quatro anos na organização da Assembléia de Deus Ministério Monte Hermom, em Marechal Hermes (RJ). Hoje é pastor auxiliar na Assembléia de Deus Ministério Óleo e Vida, em Duque de Caxias (RJ).

Sua vida profissional e eclesiástica estão ajustadas em sua agenda cheia, mas em seu entendimento, Deus precisa de servos em todas as partes.

A Nação só muda se os servos de Deus, independente de qual seja suas posições, colocarem-se como servos
verdadeiros. Pela sua formação e desempenho é muito respeitado, mas tem uma história de lutas por mudanças que levam o Brasil mudar de rumo, com o fim da corrupção e da administração dos recursos públicos voltadas para os que têm dinheiro.

Em sua opinião, o Brasil precisa mudar. Há muita coisa a ser feita e Deus precisa de nós para isso. O pastor Rubens defende que Deus é sempre fiel ao que Ele fala. Isso não é fidelidade individual a ninguém. O que o homem semear, isso colhe. A Bíblia afirma isso. Com relação à política, a Palavra de Deus é clara: "Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme." Jamais a Palavra Santa falha.

O pastor Rubens Teixeira, muito coruja com a sua família, gosta sempre de apresentar sua esposa - irmã Marta Regina, arquiteta, designer e corretora. A principal colaboradora do seu ministério. Quando casou-se, sua esposa, de família humilde, possuía apenas o segundo grau (ensino médio), mas esforçou-se para estudar e formar-se. Seu filho Renan, assíduo leitor da Bíblia, já passou da metade na meta de lê-la completamente, seguindo os passos do pai. Segundo o pastor Rubens, o desempenho escolar do seu filho é melhor que o seu à época de sua infância pobre. Embora jamais tenha ficado reprovado em qualquer matéria dos mais de 31 anos de cursos formais que possui aos 37 anos de idade, o pior desempenho que teve foi nos quatro primeiros anos, quando cursava o antigo primário.

Foi professor de matemática, química e física, no Rio de Janeiro, Rio Branco (AC) e Brasília, na preparação de alunos para vestibulares do IME, ITA, escolas militares de formação de oficiais e diversos outros. No Banco Central do Brasil trabalhou no Departamento Econômico, em Brasília, no Departamento de Organização do Sistema Financeiro, no Departamento do Meio Circulante e no Departamento de Operações do Mercado Aberto, os três últimos, no Rio de Janeiro.

O pastor Rubens Teixeira é Bacharel em Ciências Militares (AMAN), Engenheiro de Fortificação e Construção (IME), Advogado (UFRJ), mestre em Engenharia Nuclear (IME), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil (UNESA) e doutor em Economia (UFF), com a sua tese de doutorado premiada pelo Tesouro Nacional, em reconhecimento, tendo sido um três trabalhos premiados por terem sido considerados relevantes para a economia brasileira sobre ajuste fiscal e dívida pública. Neste concurso foram apresentados mais de 160 trabalhos para concorrerem em 5 categorias. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg/RJ), capitão da reserva do Quadro de Engenheiros Militares do Exército, analista do Banco Central do Brasil, professor universitário de Cálculo Diferencial e Integral, Economia e Direito, também participa de debates em diversas emissoras de rádio e televisão, articulista e palestrante.

É sobretudo um servo do Deus altíssimo".

Fim



João Cruzué
responsável pelo endereço
http://blogueiroscristãos.blogspot.com
.

2 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro João Cruzue,
Parabéns pela merecida homenagem ao Pr. Rubens!
Que Deus levante outros homens assim, que glorifiquem a Jesus com suas vidas, testemunho e dedicação.
Pr. Carlos Roberto
www.pointrhema.blogspot.com

Rubens Teixeira disse...

Caríssimo irmão joão Cruzue,

Estou um pouco sem palavras para agradecer-lhe o carinho e a gentileza. Acredito que não mereço tamanha distinção. Todavia, fico feliz porque o Nome do Senhor Jesus Cristo está sendo honrado. Ele que resolveu me deixar viver, me guarda de tantas circunstâncias difíceis, e se entregou voluntariamente para morrer por mim de forma tão humilhante e vexatória é dono de toda a honra e de toda a glória. Ele quis morrer na cruz por nós, sem ter obrigação disso (Fp 2.5-11). Ele gosta de estar junto de nós aqui (Mt 28.20) e quer estar para sempre (Jo 14.3).
Só mesmo o amor de Jesus Cristo no seu coração me faz entender a grandeza da sua generosidade.

Um forte abraço e a Paz do Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado.

Rubens Teixeira, seu irmão