sexta-feira, janeiro 13, 2012

Sou Evangélico, sou Feliz

.

"COMO TER UMA VIDA LONGA"


Gilberto Horácio

Leia este livro: Sou Evangélico, Sou Feliz

A medicina evoluiu, especialistas surgiram, e muito se avançou em busca de uma vida mais duradoura e saudável. É um desejo antigo do ser humano, prolongar a vida, retardar o envelhecimento. Hoje, com o conhecimento adquirido, sabe-se que uma boa alimentação aliada a exercícios regulares, e uma vida sem estresse pode aumentar os anos que uma pessoa viverá. Entretanto, acredito que, apenas a qualidade de vida será ampliada até que se atinja a idade que a maioria morrerá, em um máximo em torno dos oitenta, noventa ou cem anos, exatamente como menciona o Salmo 90, versículo 10: “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando."

Acontece que, há algo que pode jogar ao chão todo esse cuidado para se obter a tão sonhada longevidade: um mandamento bíblico. Deus deu ao homem a ordem de: honrar pai e mãe. Vejamos o que está escrito em Êxodo 20 : 12: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."

Segundo escreveu o apóstolo Paulo, este inclusive é o primeiro mandamento com promessa. "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;" (Efésios 6 : 2). A promessa é exatamente esta, a de viver muitos dias na terra.

Você já deve ter conhecido alguém que não era uma pessoa cuidadosa com a saúde, mas morreu velho e farto de dias e talvez se pergunte como isso é possível. Em muitos destes casos, ainda que não notemos, há o agir de um mover de Deus cumprindo sua promessa de prolongar a vida de alguém que honra o pai e a mãe.

Ouvi recentemente alguém falar sobre um senhor que fazia uma trilha ecológica com seus oitenta anos. Ele foi interrogado para contar como conseguiu chegar à alta idade, com tamanha saúde. Sua resposta foi firme e com um sorriso no rosto. Disse ele: “não sei bem explicar, só sei que na bíblia está escrito que eu deveria honrar pai e mãe para que meus dias fossem prolongados e assim eu fiz”.

Vivemos dias em que os filhos não querem mais respeitar, ouvir e acatar seus pais e por isso temos visto uma verdadeira abreviação da vida de muitos jovens. Vidas ceifadas por quebrarem um princípio eterno. É óbvio que nem todo pai ou mãe são dignos de serem honrados, mas mesmo neste caso deve-se buscar um agir de Deus, de tal forma, que se honre e se colha o melhor desta terra.

Se você já não tem mais seus pais vivos, aplique este conceito ao esposo, esposa, filhos, e a qualquer pessoa que seja, a fim de que a honra dada seja retornada a você também.

A despeito do que muitos pensam, não existe idade e nem estado cível para honrar ou deixar de honrar pai e mãe. Isto se dá, simplesmente pelo fato de não existir ex-mãe e ex-pai, de forma que por toda uma vida devemos amar e ser submissos a nossos pais, honrando-os sempre.

Pode existir ex-amigo, ex-esposo, ou esposa, ex-noiva ou noivo, ex-namorado, ex-padrão, mas jamais existirá ex-pai ou ex-mãe. Então faça prova e honre seus pais e experimente uma vida inteira para viver o melhor de Deus.

Um comentário:

Gilberto Horácio disse...

Parabéns ao irmão João pelo belo Trabalho de integrar os Blogueiros Cristãos - Uma fonte rica de propagação do Cristianismo. Deus o abençoe grandemente.
Gilberto Horacio