sábado, maio 07, 2011

A mãe e o amor



"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor,
 porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe
que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, 
e vivas muito tempo sobre a terra." - Efésios 6:1-3


  Se eu te perguntar por qual pessoa você seria capaz de atravessar paredes, quem seria? Se pedisse pra me contar quem é aquela pessoa que te conhece, e já sabe o quê você pensa? Cite alguém que simboliza o próprio amor ágape, pra você. Muito provavelmente, em todas essas perguntas a resposta seria a mesma: a mãe.

  Um dia é pouco pra dedicar àquela que dedica sua vida por nós. Ela é aquela que não aceitamos ver ofendida pelos outros, quando muitas vezes as maiores mágoas são provocadas por nós. É aquela que conhece nosso ser, que nos acolhe a qualquer momento. É aquela que por se preocupar tanto conosco, derrama uma torrente de conselhos e algumas broncas também. É uma mulher que faz tudo isso apenas pelo prazer da nossa existência. Mães, quem pode entender seu amor?

  O amor ágape é aquele amor bíblico, de 1 Coríntios 13: tudo sofre, tudo crê, tudo suporta; paciente, perdoador, humilde, que não busca seus interesses. Não é previsível, como as profecias. Não é maldoso, como a língua. Não pode ser entendido pela ciência. Ele simplesmente é.

  Ele não é sentimento. Dizer isso pode ser duro, mas é verdade. Um filme, uma simples música podem mudar nossos sentimentos. Coisas que não são importantes. O trabalho pode mudar como estamos nos sentindo. Um problema de saúde também pode. Não, um amor que dura uma vida deve ser mais sólido e mais constante do que sentimentos.

  Amor é comportamento. É compromisso. É doar-se simplesmente por querer fazer o bem para alguém, mesmo quando não há retorno. É acreditar sempre, ter esperança no melhor. Acima de tudo, o amor é servir. A mais nobre das atitudes implica a humildade de servo.

  Minha mãe não é perfeita, e provavelmente a sua também não. Mas a mãe tem uma autoridade, concedida a ela e provada pelo seu sacrifício. Ela é responsável por você diante de Deus, responsável por cuidar da bênção que é um filho. Responsável por mostrar uma parcela do amor de Jesus por nós. Responsável por lhe mostrar qual o caminho que leva ao final feliz. Como autoridade, ela merece respeito e honra. Por ser mais experiente, seu conselho não deve ser desprezado.

  O Senhor se agrada quando manifestamos o amor, sem ter motivos. Seja sábio, honre a sua mãe com atitudes sábias que tragam motivos de alegria a ela. Seja prudente e saiba reconhecer o valor que ela teve em sua vida. Isso é amar. Mesmo que aparentemente não haja motivos, o sacrifício do amor derruba fortalezas e traz admiração. Seja misericordioso e acolhedor, assim como o Senhor Deus é com você.

  Que neste Dia das Mães possamos amar e perdoar, acolher e honrar. Que o amor do Senhor Deus flua livremente na sua família! Amém.



João Marcos, do blog crucificado com Cristo, é daqueles que agradece ao Senhor pela mãe que lhe foi dada. Graças ao amor e a fé que ela tem, hoje ele pode escrever estas palavras.

Nenhum comentário: