terça-feira, março 08, 2011

Encontrando a Deus


"buscai, e encontrareis;

batei, e abrir-se-vos-á.
" - Mateus 7:7

As coisas vão acontecendo em nossas vidas e, se não prestarmos atenção, logo estamos fazendo uma "peneira" daquilo que mais importa pra gente, deixando o resto para segundo plano. Eu li um estudo onde dizia que nosso cérebro é capaz de processar apenas uma pequena quantidade de informação no modo consciente (1: veja a nota no fim do post), por isso que a gente, sem perceber, vai atentando nas coisas que procuramos, que importam pra nós.

Aplicando isso ao relacionamento pessoal com Deus, nós só teremos intimidade com Ele se estivermos buscando, interessados. Tente ficar 1 semana sem fazer uma oração e sem abrir uma página da Bíblia pra ver como o interesse pelo Senhor e pelas coisas relativas à Ele (como a igreja, a prática de boas ações, a vigilância da consciência, a humildade e o arrependimento) diminui. É um efeito cascata: quanto menos você buscar, menores as chances de encontrar. Da mesma forma, o contrário é verdade: se você procurar, vai encontrar!

Pode ser fácil dizer isso, mas COMO eu faço isso? Bem, antes de tudo eu digo como não fazer:

* Por meio de atos públicos, tentando se mostrar sábio e espiritual;

* Através de atos heróicos, encontros e grandes experiências;

Se você experimentar a primeira opção, alguma hora vai concluir que quem precisa se mostrar espiritual perante os outros é porquê teve o seu testemunho colocado em xeque. Alguma coisa não vai bem: ou eles não te enxergam ou você não dá um bom testemunho. Quem faz a sua parte sem preocupar com a opinião alheia conquista o respeito e a admiração, sem precisar afirmar aos 4 cantos: "eu sou isso, eu farei aquilo, fiz jejum de X dias...".

Já a segunda opção é a moda de hoje. As pessoas buscam uma grande "explosão de unção". As pessoas hoje querem soluções rápidas e sua atenção é desviada facilmente. Assim, muitos acreditam que um retiro de alguns dias ou algumas horas de euforia podem transformar as suas vidas, aproximando-as milagrosamente do Senhor, tornando-as "poderosas" e abençoando suas vidas de todas as maneiras. Isto é buscar uma solução rápida.

Como todos sabemos, relacionamento que se preze não é rápido nem instantâneo. Ele progride aos poucos e seus maiores testes estão na rotina, não nos momentos extremos. Com o Senhor é a mesma coisa: nós vamos construindo e cultivando um relacionamento, não explodindo um. Observe que construir e cultivar são ações constantes, duradouras e que dão bons resultados com o tempo, conforme o tempo dedicado. Explodir é rápido, instantâneo e passageiro. Construir e cultivar criam; explodir destrói.

Bem, é isso. É muito difícil controlar a nossa natureza humana de selecionar aquilo que ela mais gosta, e relegar as coisas realmente importantes. Porém precisamos fazer esse esforço sempre. É como trabalhar ou estudar: se não lutarmos contra o desejo de dormir até mais tarde, passaremos fome. E nós conseguimos fazer isso. Será que Deus é menos importante que um patrão, que um salário, que uma nota?

Vamos vigiar e orar. Atentar nossos ouvidos à voz do Senhor, nossos olhos e nossas mãos às pessoas que precisam de nós. É no pouco, nas pequenas coisas, que Deus conhece quem é capaz de ser fiel sobre o muito (Lucas 16:10).

Que o Senhor de Israel nos ajude!



1 - Enquanto o consciente processa apenas 5 bytes por segundo, de informação, o inconsciente tem a capacidade de processar de 125 MIL bytes até 1 MILHÃO 250 MIL bytes (ou aproximadamente 1.20 gigabytes) por segundo. Nosso inconsciente tem, no mínimo, uma capacidade 25 MIL vezes maior que o consciente.

Nenhum comentário: