quarta-feira, julho 14, 2010

O sal da terra, igrejas X organizações sociais


.
.
------------------------------------------------------------------------
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido,

como lhe restaurará o sabor?” Mt 5:13b

-----------------------------------------------------
Luis Cappeletti

Blog Cappeletti News

Na época de Jesus, assim como ainda hoje, o sal era muito utilizado para conservar os alimentos. Jesus nos ordenou que pregássemos o Evangelho a todas as criaturas, mas também deixou claro que deveríamos ser o “sal da terra”, e o sal possui propriedades anti-degenerativas.

A comparação estabelecida entre o sal e a igreja implica em ser ela ( a Igreja) o elemento responsável por deter o “apodrecimento” do meio onde está inserida, (a sociedade / a comunidade). Se perder esta propriedade, para quem ficará esta tarefa? A igreja cristã está no mundo para ser “o sal” e não para ser uma ditadora de regras. A ordem de Jesus foi a de sermos “o sal da terra”, o elemento que detém o avanço da degeneração da sociedade. Ele não nos incitou a nos revoltarmos contra aquilo que diretamente nos atinge, tomando assim a justiça nas próprias mãos e somente em nosso favor.

O sal, além de anti-degenerativo, possui a característica de transferir o seu sabor para o alimento, alterando-o completamente. Detalhe importante: o sal não aparece na comida, ela tem a mesma aparência com ou sem ele, nós só percebemos a sua ausência quando provamos o alimento e sentimos a sua falta, por outro lado ele nós é visível quando não está sendo utilizado. A real ação cristã no mundo deve ser de igual forma imperceptível e revolucionária, ao invés de tão visível e inoperante diante da situação social caótica como vivemos hoje.

Pois uma das coisas completamente claras nas palavras de Jesus é que Ele jamais pretendeu criar uma igreja como uma organização poderosa no sentido comum da palavra. Sua intenção era que esta igreja fosse disseminada na sociedade sem alarde como o sal, fazendo com que suas propriedades antidegenerativas, d’Ele adquiridas, impedissem a deterioração desta sociedade, revertendo o processo e preparando a Vinda do Reino dos Céus.

Este é o grande poder ao qual de certa forma a igreja tem renegado ou deixado que "outras entidades" vem se apresentar como sal a esta nossa sociedade.

Certo de vossa mui preciosa atenção,

em Cristo,


Luis Cappeletti

01/Concurso Blogueiro Cristão 2010



.

Nenhum comentário: