sábado, julho 17, 2010

Fé para dias difíceis

.
Heverton Oliveira

Blog do Heverton
Salmo 42

Existem épocas onde parece que o mundo desabou sobre as nossas cabeças. É quando a gente começa a achar que o nosso nome é Jó, aquele que vê a ruína atingir todas as áreas da vida: financeira, familiar, saúde e espiritual. É o que Paulo chamou de “dia mau” (Ef 6.13). Que por sinal, deve estar no plural, visto que enfrentamos muitos deles durante a vida. Alguma vez você já se encontrou envolto num emaranhado de problemas e desafios maiores do que você? O salmista também. Veja o que ele diz no verso 7: “Um abismo chama outro abismo”. Isto pode ser traduzido de muitas maneiras:

-Um problema chama outro problema. Pode ser a mãe que ao tentar ajudar, piora a situação do filho. Ou o rapaz que tendo um buraco no peito, tenta preenche-lo indo para o abismo das drogas.

-Um pecado chama outro pecado. É Davi que adultera e depois mente para consertar o erro, mas sem sucesso entra num buraco mais fundo ainda, o abismo do assassinato.

-Uma dívida chama outra dívida. Ele deve na loja. para quitar a prestação paga com cheque especial, e agora tem uma dívida pior que a anterior.

Estes abismos que muitas vezes nos encontramos, geralmente não tem saída.

As conseqüências desta situação

1-Tristeza

No verso 3 o salmista diz: “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite”. Todos nós temos momentos de tristeza, até Jesus chorou. O problema é que o salmista trocou o “pão nosso de cada dia” pelo “choro meu de todo momento”. O que ele e muitos experimentam é uma tristeza que não vai embora.

2-Crise de nostalgia

v.4 “Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa”.

Ele fica se lembrando de quando as coisas estavam bem:
“Ah, quando eu a embalava no colo e ela era apenas a minha princesinha”.
“Ah, quando eu tinha aquele emprego”.
“Ah, quando meu marido me tratava bem”.

Quando achamos que o ontem é melhor que o hoje, estamos no abismo, porque que a visão bíblica é o contrário. A gente se esquece do que para trás fica e avança para o que diante de nós está (Fl 3:13), visto o melhor ainda está por vir: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante” (Ec 7:8).

3-Sem força

v.6 “Sinto abatida dentro de mim a minha alma”.
Abatido é quando a gente não tem mais força. Já lutamos tanto tentando sair do buraco, que as nossas energias se esgotaram. Nesta hora, cada um toma um caminho de escape. Uns dormem (Lc 22:45). Sim, alguns dormem de cansaço, outros dormem de tristeza. Outros vão para o pecado. Há aqueles que jogam a culpa nos outros. E os mais desesperados, pensam em suicídio.

Como sair desse buraco?

Em Jo 8:32 Jesus diz que a verdade liberta. Você precisa saber por que está no buraco.

O salmista faz esta pergunta a si mesmo: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?”É porque o meu casamento está ruim? Por que perdi o emprego?”. Não! Talvez a primeira causa seja o seu distanciamento para com o seu Criador.

Jeremias disse para o povo de Israel: “Quando disseres contigo mesmo: Por que me sobrevieram estas coisas? Então, sabe que pela multidão das tuas maldades se levantaram as tuas fraldas, e os teus calcanhares sofrem violência”.

No verso 9 o salmista questiona: “Por que te esqueceste de mim?”. Não, isto não existe. Deus nunca se esquece de nós, o problema é que nós é que temos constante amnésia quanto a Ele. Aí está o problema.
Mas ele é tão gracioso, que permite você chegar ao buraco para que daí então tenha a memória refrescada acerca dele. v.6 “sinto abatida...lembro-me portanto de ti”. Se você não tivesse chegado ao fim de se mesmo, não teria olhado para ele, visto que é só quando estamos lá em baixo que olhamos lá para cima.
Mas ainda que você seja um Jó que sofre sem estar em pecado, mesmo assim é o sofrimento que nós faz lembrar e conhecer a Deus. A questão é: qual atitude eu tenho diante dos sofrimentos?

1-Saiba que precisa de Deus

-v.1. “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma”. Este suspiro não é de gente apaixonada e sim de gente desesperada.

É engraçado, mas a dor provoca sentimentos ambíguos. Uns fogem de Deus por causa dela, outros buscam a Deus exatamente por meio do sofrimento. Os leprosos, os rejeitados, os doentes, os pobres, enfim, os sofredores é que constituíam a platéia de Jesus. Entretanto, é a mulher sofrida de Jó que diz na hora da dor: “Amaldiçoa teu Deus e morre”.

Você já sentiu raivinha de Deus? Eu, os salmistas e muitos outros já. É naquele momento em que a gente se pergunta: “Por que isto acontece comigo?” ou então: “Por que nada acontece comigo?”, “Por que ele tem e eu não?”. Se humilhar diante de Deus parece fácil, mas é a obra das mais complexas na vida cristã. Mas é através dela que vem a benção: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tg 4:10). Diante do trono da glória de Deus todos se humilham, mas Deus não está só lá. Você tem que se humilhar diante de uma pregação que te confronta na igreja, porque Deus está presente ali (Mt 18:20). Precisa se humilhar em casa diante de sua esposa, no trabalho com seu patrão, porque o Senhor está em presente em todos os lugares (Sl 139).

2-Saiba que Deus não se esquece de você

a-v.9 “Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim?”

As pessoas se esquecem de nós. É normal e seria demais que esperássemos o contrário, afinal, eles são apenas humanos. A bíblia diz que José revelou o sonho do copeiro de Faraó e pediu para ele falar de José para o Faraó, porém: “ O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu” (Gn 40:23).

Mas se os homens têm memória fraca, o mesmo não se pode dizer do Senhor. Deus ia Destruir Sodoma quando: “lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas” (Gn 19:29). Raquel não agüentava mais a humilhação de ser estéril quando: “Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda”. (Gênesis 30:22)

Mas sabe o que desperta a memória de Deus? Uma oração de um coração quebrantado: “Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó” (Ex 2:23-24).

v.10 “o teu Deus onde está?”. O maior problema do salmista não é a permanência dos problemas, e sim o sentimento da ausência de Deus. Mas isto é só um sentimento, visto que Deus nunca se esquece de nós.

Eu tenho uma foto do meu filho, quando ele tinha 7 meses, onde ele está numa posição perigosa. A foto o mostra sentado num lugar alto, podendo cair para frente ou para trás. Mas não há perigo nenhum porque eu o pai estava ali. Eu não saí na foto, mas permaneci o todo tempo com ele. O Senhor também é assim. Ele pode não aparecer, mas está sempre conosco.

3-Saiba que só a fé salva

a-v.5 “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.

A primeira coisa que o salmista faz é conversar consigo mesmo: “por que está abatida ó minha alma”. Nós conversamos e escutamos o capeta, as pessoas, enquanto que devíamos nós mesmos ser iluminados pelo Espírito para tomar a direção das nossas vidas. Este é um grande passo para sair do abismo.

Ao conversar consigo o salmista dá a corda que nos põe mais longe ainda do buraco: “Espera em Deus”. Sim, é a falta de fé o nosso maior problema: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. (Is 40:31). Com as asas da fé, não há buraco que nos prenda.

O salmo não termina com um final de feliz, mas com um final de fé. O salmista começa angustiado e termina bem, mas não porque Deus lhe deu um sinal, ou já tinha mudado a situação, e sim porque o salmista mudou sua atitude: v 11“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. Faça o mesmo.



01/Prêmio blogueiro Cristão 2010



Nenhum comentário: