terça-feira, julho 01, 2008

Um ministério no lixo


Thereza Christina P. Jorge

"Uma amiga da Igreja Batista Memorial em Niterói costuma andar a pé. Como mora no Centro de Niterói, cruza a Avenida Amaral Peixoto para todas as suas atividades. Numa dessas caminhadas observou que os catadores de lixo das latas de coleta espalhadas pelo tradicional eixo de Niterói, eram diferentes.

.
Buscando alimento, a maioria das vezes, eram (são) pessoas com algum nível de cidadania. Na aparência, pelo menos. Nos seus rostos, há uma tristeza diferente, alguma coisa que não passará depois da fome ser saciada.

Ocorreu-lhe então oferecer outro tipo de alimento. O Pão da Vida para quem se acha tão lixo quanto o local em que vai buscar o alimento. Para conferir uma informação a mais, ela criou uma embalagem à prova do lixo, envolta num plástico, um refil, que ela compra nas lojas de material fotográfico para os álbuns.

O envelope é branco com a logomarca do ministério: um desenho ingênuo de peixe dentro de pequenas ondas, sob o sol e nuvens risonhas. Ela explica: “ Quero passar alegria, a idéia de estar recebendo um presente, o que a Salvação o é”. Dentro do envelope, a mensagem, um selo com um versículo ilustrado, colorido e de esperança. Falando sempre do amor de Deus.

Ela explica que, sempre que possível, junta à mensagem algo comestível, como pó de café suficiente para duas xícaras ou balas para que o destinatário sinta-se interessado também pelo alimento eterno. No final de tudo embala o envelope no refil do envelope plástico e pede a direção de Deus para a lata de lixo onde vai deixar a mensagem.

Minha amiga contabiliza cerca de 500 mensagens/ano distribuídas durante oito anos de ministério. Ela já viu algumas pessoas com a mensagem que ela embalou. E, de uma coisa ela está certa, o lugar em que mora está mais calmo, as brigas noturnas e os assaltos nas redondezas diminuíram.

Será só uma coincidência? Eis a divisa do seu ministério:
Salmo 122:6-7

“Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam.
Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.”


Arte by Samuel.


Fonte:Blog: Aos Novos Convertidos
De Theresa Christina P. Jorge.


.

Nenhum comentário: