quinta-feira, janeiro 08, 2015

MENSAGEM A UM PASTOR SOLITÁRIO

Pr José Costa

Hoje deparei com uma mensagem de um companheiro; um pastor, que fiquei completamente sem palavras para dizer a ele naquele momento.

Dizia ele: “Eu queria Amigos que não deixasse para aparecer apenas em meu velório, Mas que de vez em quando me mandasse uma mensagem, ou um convite para passarmos um momento juntos ou viesse a minha casa para um jantar ou almoço, que me desse uma ligada em algum momento só pra saber como estou”. 
porque penso comigo que amizades que só aparecem em velórios são amizades mortas.

Então resolvi escrever esta mensagem a ele, mas com certeza muitos pastores estão passando por situações iguais a esta. Espero que seja um lenitivo para estes meus companheiros. 

Estamos num mundo midiático, onde a comunicação dos santos em suas necessidades, tanto física como espiritual tornaram muito distante, até mesmo impessoal, está faltando o calor humano, já não existe a boa conversa, a satisfação de tomar um café junto. O facebook ou o Whatsapp não é a mesma coisa. As redes sociais servem muito, como meio moderno de comunicação, mas, não substitui o contato fraterno, a oração juntos.

A solidão deste meu amigo me doeu muito, pois lembrei que já passei por momentos semelhantes a este, não só eu, mas muitos grandes homens de Deus também passaram.
Grandes homens de Deus sentiram, solidão, angustias e até profunda tristeza, vejamos os exemplos de Elias que cansou, deitou e dormiu, sentiu-se só, teve medo e fugiu.

Elias sentiu a solidão em meio às lutas e perseguições que sofreu injustamente por intermédio de Jezabel, fugiu, e se escondeu em uma caverna. Hoje muitos pastores estão solitários e escondidos em suas cavernas construídas dentro de si mesmo. 

I REIS 19:4-Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
9-Elias entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio à palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10-Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

Você pode até nestes momentos fugir para o deserto, e querer assentar-se e ficar solitário, por opção ou até mesmo por abandono de seus melhores amigos.
Mas como Elias, sempre ouviremos de Deus estas palavras: O que fazes ai sai desta caverna, pois não estás só, tem alguém que preocupa com você, e não te deixa só. Este alguém é Jesus!
Mas como Deus diz em Isaias 49: 15: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti”.

Que as palavras deste meu companheiro, expressa no seu Status do facebook, nos leve a refletir sobre a importância do dialogo e da convivência interpessoal, sem esta distancia, que tem envolvido muitas famílias, outrora tão próxima. Relembro com nostalgia quando nos reunimos para aquela conversa descontraída, acompanhada de um violão e belos hinos de louvor a Deus. Ainda tenho a esperança que estes dia podem voltar, depende só de um esforço de nossa parte. Ah como eram belos aqueles dias!






.

Um comentário:

Alceu Santos disse...

Infelizmente a solidão faz parte da vida de um homem de Deus.
Ao lermos sobre a história dos profetas relatadas no AT iremos perceber o quanto aqueles homens vivam na solidão. Na solidão da exclusão da sociedade por não aceitar que eles a confrontasse com a Palavra de Deus e, na solidão peculiar de cada chamado.
Esses homens, na sua maioria, viviam em casas afastadas da sociedade e não gozavam de aplausos por ela. Ao contrário, não eram homens queridos por todos.
Hoje, infelizmente, a história se repete. Todos quantos querem viver por Deus e para Deus são excluídos da sociedade e, muitas vezes até do povo que não o deveria excluir. Refiro-me ao povo cristão, que, abraçam aqueles que querem seguir um líder, uma denominação, um seguimento, se destacar como showman, buscam fama, riquezas e ostentação, e despreza quem de fato só quer servir a Deus. Mas não é de admirar, o aviso já foi feito. “Todos quantos quiserem viver piedosamente sofreria perseguição”. E esse “piedosamente” não tem nada a ver com pobreza e sim com o contentamento de saber que Deus supre todas suas necessidades e lhe é suficiente.
Minha solidariedade ao autor do texto. Paz e fé, querido.
www.reflexocristao.blogspot.com.br