terça-feira, abril 29, 2014

O "ÁPICE" DO LIVRO DOS LIVROS

Por: Isabel Lima - Textos Versáteis


Amo ler!! Leio todos os dias “porções” do maior best seller de todos os tempos. O Livro mais vendido, extremamente  popular e considerado “literatura em massa”.

Este Livro também pode ser transmitido oralmente, de geração em geração, e o “Tema Central” é abordado de diversas maneiras. Não são “Contos de Fadas, ainda que, o “Personagem Principal” enfrentou grandes “obstáculos”, porém, Ele não foi um super-herói. Não é uma narrativa inverossímil, e este mesmo “Personagem”  não é um animal, como nas "fábulas', mas um de seus autores declarou: pela fé:”Eis o Cordeiro de  Deus que tira o pecado do mundo.” (Jo 1.29)

Este Livro é a Bíblia Sagrada! A história do trato de Deus com o homem!” Um livro versátil, e o "principal assunto" nos é abordado de diversas maneiras.  Totalmente Cristocêntrico! Através de tipos, figuras, símbolos, profecias, poesias e cartas, quem ocupa o lugar central é Cristo!

Ficamos cientes das promessas e concertos de Deus com patriarcas, nações, reis e com a humanidade.  

Quando leio a Bíblia, ela me “atinge” de tal forma como nenhum outro livro jamais o fez. Suas "vivas" Palavras trazem-me paz, alcançam o meu coração! “Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito..." (Hb 4.12). 

Foram escolhidos homens eruditos e indoutos, não importa,  para escrever “os livros", isto é, a Bíblia - pelo seu Grande Autor: Deus! Todos tiveram a honra de escrever,  descrever,  contar, narrar,  à sua  maneira, para a humanidade a história da “Mensagem da Cruz.”

“Era uma vez...”, não! Foi em um dia especial, quando a mensagem deste Livro atingiu  o “universo” de todo o meu ser: meus sentimentos, meus pensamentos e meus desejos.  Esta mensagem atingiu a minha alma, e a mim foi oferecida por graça e bondade a ”Mensagem da Salvação!” Uma mensagem de ordem espiritual, que me leva a ter comunhão com o Autor do Livro. Coisa  jamais vista entre autor e leitor.

Esta leitura tem sido proveitosa para minha vida, para ensinar, repreender,  corrigir, instruir, edificar, exortar e consolar. Eu cresço como pessoa, como ser humano, com gente quando leio sobre o “Grande”,  não o “Alexandre", mas sobre  o  Grande “Eu Sou” - Deus Pai! Também quando leio sobre o Humilde Jesus – Deus Filho, que soube enfrentar com dignidade a “Cruz do Calvário”.

Narra Isaías, um dos autores do Livro e o profeta messiânico: “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca, como um cordeiro foii levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca.” (Is 53.7).

Convicta estou que a história deste Livro não são "Contos Maravilhosos", nem "Contos da Carochinha", mas a história crível e incrível da maravilhosa Pessoa de Jesus Cristo!

Através deste Livro, fui alcançada pela história de um Grande e Humilde Homem - O Homem-Deus! Que paradoxo! Este chamou alguns discípulos para que O seguissem, porem, o caminho era sem aplausos e sem fama,  era um caminho para contar uma historia que poucos acreditariam, e estes sem titubear responderam: “Tudo deixamos por Ti, pra cumprir teu chamar..., chamados para viver ou morrer, mas cumprir teu chamar...”

O chamado de Jesus trouxe  paz aos corações sedentos destes homens, quando ouviram o seu doce chamar:  “Segue-me”, Pedro,  André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão, Judas. Ah, a partir daquele chamado as suas vidas nunca mais foram as mesmas.

Este mesmo chamado ecoou dentro de mim quando eu lia este trecho: “Não temas, pois eu sou contigo.” (Is 41.10).  Pela fé, pude ouvi-lO: “Isabel, segue-me”, e esta  mesma voz continua ecoando e chamando homens e mulheres “não para lutar por uma causa qualquer, nem ideal ou sonho”, mas porque Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, continua a chamar e a sua voz ecoa por toda a terra: "Segue-me...", ela ecoa no seu coração, e Ele te chama amorosamente:: “Filho meu, dá-me o teu coração!”

Após está resenha da “Bíblia Sagrada”,  penso que,   não haveria como este Livro não ter conquistado milhões de leitores e ser o maior best seller de todos os tempos! Esta leitura tem vida, suas palavras são palavras de vida, a Bíblia é a Palavra de Deus!  Texto do Evangelho de João, o discípulo amado: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que  nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16). Eis aí, o "ápice" deste Livro Santo!! 

“Que me desculpem os eruditos, mas há mais ciência nisso que em todos os tratados e livros já escritos pelo homem.” (Leonardo Afonso dos Santos). Estas são palavras de amor e perdão!  

“O amor e o perdão se encontraram no último suspiro da cruz.”.

Abraços fraternais, amigos e irmãos!!
(Isabel Lima)


4 comentários:

Ani Goulart disse...

Muito bom!

Joao Cruzue disse...

Irmã Isabel, texto maravilhoso.

Anônimo disse...

Querida Anildes, amiga e irmã em Cristo, Deus te abençoe imensamente!!

Anônimo disse...

Pastor João Cruzue Deus o abençoe a cada dia mais, eu e o Wilson agradeço a Deus pela sua vida, pelo seu incentivo. Abraços!!