sexta-feira, outubro 18, 2013

Jesus doava compaixão, misericórdia, amor...

Textos Versáteis - Isabel Lima

Jesus servia as pessoas, se doava, se dava. Ele se doava quando ensinava, quando pregava, quando curava, quando tinha compaixão, misericórdia, amor...“E  percorria Jesus todas as cidades e aldeias,  ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 9.35)

Jesus doava compaixão
Ele doou compaixão à uma mãe que perdera o único e amado filho, a viúva de Naim. E, vendo, o Senhor moveu-se de intima compaixão por ela e disse-lhe: não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te. E o defundo assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe.” (Lc 7.13-15).

Jesus tem compaixão dos que sofrem. As nossas lágrimas tocam o coração do Filho de Deus. Ele continua a falar conosco como falou com aquela pobre mãe: Não chores, filho amado!. Porém, será que o sofrimento alheio tem tocado o nosso coração? “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus” (Fp 2,5).

Jesus doava misericórdia
Ele doou misericórdia a uma mulher que foi apanhada em adultério. Jesus não deu a mulher o que a Lei de Moisés ordenava como “pagamento” por este ato, mas deu a ela sua misericórdia infinita. “E os escribas e fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. E, pondo-a o meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na Lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu pois o que dizes?... endireitou-se e disse-lhe: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela... Quando ouviram isso saíram um a um... E, endireitando-se e não vendo ninguém mais do que a mulher disse-lhe: Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?... Nem eu também te condeno; vais e não peques mais”. (Jo 8.1-11). Jesus ainda deu a ela o status e a honra de ser chamado de “mulher”, deu a  ela a misericórdia ao invés do julgamento, Ele aliviou a alma cansada e oprimida daquela mulher. E nos dado ao nosso próximo, quando peca,  a misericordia ou o julgamento?“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fp 2,5).

Jesus doava amor
Quando Jesus esteve na terra, entre os homem,  o que Ele mais doou foi “amor”. Doou amor a  ricos e a pobres, doou amor ao povo judeu e ao povo gentil,  doou amor a homens, mulheres e crianças, doou amor aos doentes,  doou amor aos eruditos e aos menos instruídos, doou amor aos perturbados de espíritos, doou amor aos pecadores,  doou amor aos párias da sociedade (os que estão à parte, à margem), etc. O amor de Jesus transcendia a distinções étnicas, raciais, nacionais, sociais e sexuais. Jesus soube amar o próximo: ensinando, pregando, curando, alimentando, ressuscitando, ouvindo, compreendendo, perdoando... Jesus andou em “caminhos de amor”. “Ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua vida pelos seus amigos.Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos  mando” (Jo 15.13,14).

O que temos doado à nossa família, aos nossos irmãos, aos nossos colegas, aos nossos conhecidos e desconhecidos, aos nossos amigos e inimigos? O que temos doado a eles? Jesus tinha um coração sensível e amoroso: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.” (Fp 2,5). 


Isabel Lima
Copyright

Nenhum comentário: