quarta-feira, junho 19, 2013

O cristão e a pirataria


Maykon Lopes Marcolino


Uma coisa comum hoje em dia é a pirataria. 

A pirataria antigamente era uma pratica de roubo. Roubo de produtos originais. Hoje em dia a pirataria esta presente em quase todos os bens de consumo. Mais a diferença nos dias de hoje é que estes produtos são falsificados.
Mas, independentemente do tipo de pirataria ela traz prejuízo para o fabricante e o comerciante de produtos originais. E hoje em dia o consumidor se beneficia muito disto, pois produtos piratas são bem mais baratos que os originais.

No âmbito religioso a prática da pirataria é legal?

Êxodo 20:15 Não furtarás. Para mim este mandamento do Senhor cabe bem na questão da pirataria, pois a pirataria é um roubo. Roubo para aquele que fez e pra aquele que vende.
Na lei do homem a pirataria é crime!

São as leis Nº 9.610/1998, 9.456/1997 e 9.609/1998. Estas leis falam dos direitos autorais, proteção de propriedade intelectual, programas de computador e fonográfica. A ressalva para uso privado, sem intuito de lucro.

Voltando para a Bíblia. Em Romanos 13:1-2. Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 

Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 
Então irmãos nós devemos obedecer às leis do homem, para darmos bons testemunhos. Sei que tem certos produtos e serviços que hoje em dia é difícil de não termos pirata, sintam-se à vontade para estarem comentando sobre isto.




.

Nenhum comentário: