terça-feira, junho 11, 2013

O cristão e a música secular

.
Maykon Lopes Marcolino

www.oblogdocristao.com.br

Vocês consideram pecado curtir música secular? Eu em particular só curto música gospel. Tem pessoas que não acham pecado nenhum em ouvir certas músicas seculares que não trazem letras pesadas. Vamos consultar a Bíblia.

Salmos 150:
1. "Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder."
2. "Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
3. "Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa." 
4. "Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos." 
5. "Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.”
6. “Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR." 
Lemos também no Salmo 150 que temos que louvar ao Senhor com todos os instrumentos e com dança.

Eu acho que podemos louvar a Deus com quase todos os ritmos de música, inclusive com dança. Mais devemos tomar cuidado com alguns ritmos como o axé e o funk, porque estes ritmos são muitos sensuais e trazem uma imagem negativa para as Igrejas. Não que eu seja contra mais deve ser algo mais precavido, na dúvida melhor adorarmos a Deus com outros ritmos.

1 Coríntios 10:23:  "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm;  todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam"

Este versículo é ótimo para nos esclarecer sobre oque devemos ou não fazer. Devemos pensar assim, se eu fizer tal coisa isto vai fazer bem para mim e para a igreja do Senhor? Poderá ser escândalo? Acho que não faz bem escutar música secular porque elas podem trazer lembranças da nossa vida no mundo. Lembranças e sentimentos que nos fazem mal. E sabe-se lá oque mais de ruim elas podem trazer para as nossas vidas. O objetivo destas bandas seculares são fazer sucesso para a sua própria glória e utilizam desta glória apenas para os seus benefícios. 

Considero ouvir música secular pecado porque ela põe em primeiro lugar o homem e seus desejos carnais e não a Deus e Seus planos na nossa vida. Eu prefiro ouvir apenas músicas gospel porque elas me edificam. Não sinto falta e nem tenho vontade de ouvir músicas seculares. Prefiro apenas músicas que glorificam ao Senhor Deus Todo Poderoso.


Um comentário:

Joao Cruzue disse...

Irmão Maycon, eu gostei muito do conteúdo da sua postagem. Para mim, é o conteúdo, mais que a forma, que glorifica o nome do SENHOR.

Parabéns, pela postagem.

Irmão João Cruzué