quinta-feira, março 21, 2013

"...MARAVILHOSAMENTE CUIDA DE MIM!"

Textos Versáteis - Isabel Lima
SALMO 139

- A ONISCIÊNCIA DE DEUS - Deus sabe e conhece todas as coisas (Sl 139.1-6)
           
Deus conhece e cuida de nós. Deus conhecia o autor deste salmo, Davi, e conhece eu, conhece você. Ele sabe o seu nome, sabe onde você mora, sabe se é casado, se é solteiro, se é viúvo ou se é divorciado, se tem filhos, se tem emprego ou se está desempregado, se tem saúde ou se está enfermo... Deus sabe tudo sobre mim e você“Senhor, Tu me sondaste e me conheces”. (Sl 139.1)

Deus está atento a cada movimento nosso,  Ele conhece tudo o que fazemos do começo ao fim do dia: está nos seguindo, examinando, guiando as nossas mais simples atividades.  “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar". (Sl 139.2a)

Deus investiga minuciosamente nossa alma,  Ele conhece, sonda, penetra e estuda nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossos desejos. Deus  conhece a nossa alma, Ele conhece a nossa pessoa, perfeitamente, melhor do que nós mesmos nos conhecemos. “De longe entendes o meu pensamento”. (Sl 139.2b)

Estamos cercados do cuidado de Deus. “Cercas  o meu andar e o meu deitar; e conhece todos os meus caminhos... Tu me cercaste em volta." (Sl 139.3,5). "O constante amor do Senhor cercará aquele que nele confia". (Sl 32.10) 


- A ONIPRESENÇA DE DEUSDeus está em todos lugares a um só tempo (Sl 139.7-12)

Não há como escapar do “Caçador Celestial”. “Para onde me irei do seu Espírito ou para onde fugirei da tua face”. (Sl 139.7). Deus nos “espia”o tempo todo. Jamais ficaremos fora do  alcance dos olhos de Deus. O seu maravilhoso olhar nos acompanha em todas as situações e direções. E certamente estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28.20b). Deus tem cuidado de cada filho seu. Ele cuida do filho fraco, do filho forte, do filho pobre, do filho rico, do filho branco, do filho negro, do filho culto, do filho inculto... “Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas”. (At 10.34).


- A ONIPOTÊNCIA DE DEUS - Ele é o Todo Poderoso e detêm toda a autoridade sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas (Sl 139.13-16)

Deus conhece e cuida daqueles que estão para  nascer.  “Deus não somente vê o invisível e penetra no inacessível, como também é operante ali, o autor de cada detalhe do meu ser”Deus cuida dos que estão no ventre materno e que não têm condições de se protegerem. “os teus olhos viram o meu corpo ainda informe (139.16a). Deus viu o nosso corpo ainda sem forma, sem feitio. Esta estrofe ressalta a nossa formação pré-natal por parte de Deus.Uma lembrança poderosa do valor que atribui a nós mesmo como embriões. Ele zela de modo criador e ativo no desenvolvimento da vida humana. Ele pessoalmente zela pela criancinha desde o momento da sua concepção. Sua atenção para o feto compreende um plano para a sua vida. Deus planejou nosso fim desde o começo. “Os dias de nossa vida foram planejados de antemão”. Deus cuida da criancinha quando nasce, cuida do menino, cuida do adolescente, cuida do jovem, cuida do adulto e cuida do idoso. "Deus, maravilhosamente cuida de mim, maravilhosamente cuida de nós!"

“Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Sl 37.25)

“Porque quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.” (Sl 27.10).

Que sejamos agradecidos como o Salmista. “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e maravilhoso fui formado; maravilhosos são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. (139.14.14)

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste”. (Tradução liberal do hebraico).


Escrito por:

Maria Isabel da Silva Lima

Copyright 

Fontes:

Bíblia de Estudo Pentecostal

HOFF. Paul. O Pentateuco. ed. Vida.

KIDNER. Derek. Introdução e Comentário. Vida Nova.

Nenhum comentário: