quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Deus é bom e seus mandamentos também

.

Pastor Rodrigo David 
Igreja Evangélica Resgatar
Mt. 12:1 
O texto acima coloca em cheque a pergunta: Jesus guardou o sábado ou não? Devemos nós hoje guardá-lo? Vou responder esta pergunta, entretanto quero com este texto tratar não apenas a questão de um mandamento e sim do caráter de todos os mandamentos de Deus.

Vamos começar com o sábado. E a resposta para a pergunta acima é: Não somos obrigados a guardar o sábado. Em Rm 14:1 em diante, Paulo diz: “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente”. Veja, se isto fosse um mandamento, Paulo jamais diria: cada um siga sua própria opinião. Se, por exemplo, trocássemos o sábado aí no texto pelo adultério, olha como ficaria: um acha que pode adulterar, outra crê que não, cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Não seria um absurdo? E por quê? Porque sabemos que o adultério continua sendo pecado. Em Cl 2:16-17 Paulo diz para ninguém nos julgar por comida e nem bebida e nem por sábados, pois estas coisas eram sombras de uma realidade que se cumpriu em Cristo.

Mas por que Paulo tem esta flexibilidade permitindo que alguns romanos guardem o sábado? Porque ele os chama de débeis ou fracos na fé. Eles eram judeus que durante toda a vida guardaram o sábado. Agora, chega Jesus e diz: “Não haverá mais a necessidade dos mandamentos cerimoniais, pois eles eram uma profecia a meu respeito, mas eu sou o cumprimento de todos eles”. Portanto, Paulo diz para não os julgarmos, pois eles estão fazendo isto para Deus e não serão desqualificados.

Entretanto aos gálatas, o apóstolo parece não ser tão flexível, dizendo: “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco”. Qual a diferença? Os romanos eram débeis na fé, enquanto que os gálatas eram hereges na fé. Os gálatas estavam dizendo que quem não guardava o sábado, não era circuncidado e não guardava a lei cerimonial não era salvo, dando a entender que a salvação não era pela fé em Jesus e sim pela observância da lei. Os débeis romanos devem ser suportados, os gálatas hereges devem ser repreendidos. Os gálatas modernos são os adventistas. Paulo diz para não julgarmos o irmão que come de tudo e não guarda o sábado, eles porem dizem que nós nem somos irmão, tanto que se uma pessoa sai de uma igreja evangélica genuína e vai para uma igreja adventista eles a batizam de novo, por não considerar que somos salvos.

Tendo dito isto, vamos um debate muito atual feito por muitos: O que é mais importante, a verdade ou o amor? Devemos priorizar fazer o bem ou se apegar as doutrinas? Ao ouvir estas questões, parece que temos que escolher ficar em um dos dois lados, dando a impressão de ser impossível conciliar estes dois princípios. Mas isto é um absurdo, pois Paulo diz: “Seguindo a verdade em amor”. Não há como seguir a verdade em ódio (IJo 2:9) assim como é impossível praticar o amor no engano (I Co 13:6, Rm 12:9). Jesus curar e colher espigas para alimentar seus discípulos nos mostra que não precisamos quebrar os mandamentos para ajudar o próximo, pelo contrário, o cumprimento dos mandamentos é a melhor maneira de fazer o bem as pessoas.


1-O mandamento é bom: Uma crítica aos liberais.

Algumas pessoas dizem que Jesus quebrou o sábado para poder curar as pessoas e alimentar seus discípulos. Ora, se Jesus quebrou a lei ele não pôde nos salvar da maldição da lei. Ele mesmo diz isto aos fariseus: “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes”. Ele não estava pecando ao fazer o que fez, aquilo era sim permitido no sábado, porque o homem não havia sido feito para o sábado e sim o sábado para o homem. Ou seja, o mandamento foi feito para o bem estar dos seres-humanos, mas os fariseus haviam o transformado numa prisão ao não entender que numa situação extrema como a dos discípulos que não tinham tempo nem para comer, eles podiam sim colher espigas e não estavam pecando. Que fazer o bem, curar uma pessoa não é pecado no sábado, na segunda e em dia nenhum. Pecado tinha os fariseus que não entendiam a lei e por isto estavam oprimindo pessoas.

Portanto, aqueles que dizem que não devemos ligar para os mandamentos, o importante é fazer o bem, não precisamos de religião, de igreja, estão declarando absurdos. Não precisamos pecar para fazer o bem, na realidade pecado é fazer o mal. Não precisamos desobedecer aos mandamentos para amar, porque os mandamentos existem justamente para fazer o bem. 

Os ímpios querem nos fazer crer que os mandamentos são maus, porém malignos são eles. Em Rm 7:12-14 Paulo diz que o mandamento é justo e bom, mas também afirma que ele era carnal e vendido a escravidão do pecado. Em outras palavras; o mandamento é bom, ruim somos nós.

Vamos dar uma pincelada nos mandamentos de Jesus: Jesus condena o divorcio, porque ele é um Deus mau? Não, porque ele sabe de pesquisas que declaram que mais de 90 % de crianças que dão problemas nas escolas são filhos de pais divorciados. Deus condena o homossexualismo porque ele quer privar as pessoas de prazeres? Não, é que ele sabe que o um peixe não pode ser feliz fora d’água, assim como um homem não pode se realizar vestindo-se de mulher. Enfim, não mataras, não adulterarás, não mentiras são mandamentos ruins? Claro que não. Então, qual o crime eles vêem para odiarem tanto o cristianismo? É que o cristianismo é um freio para as concupiscências de homens malignos. Com certeza, Deus-Pai não é mau ao ordenar: não enfie o dedo na tomada, mas os homens se tornaram tão podres que tem prazer no proibido.


Portanto, meu irmão não deixe a mentira do diabo entrar em sua mente, andar com Jesus não é um fardo, seus mandamentos não são penosos (IJo 5:3). E estes liberais que parecem ser tão amorosos estão mentindo, já que a melhor maneira de amar disse Jesus é cumprindo os mandamentos.


2-O mandamento é para o bem do homem: uma critica aos estudiosos sem amor.


O primeiro grupo diz: “Temos que pecar p/ fazer o bem. Os mandamentos, o que acredita, não importa, o que importa é faze o bem”. Errado. O segundo, afirma: “Não posso fazer o bem, porque estou preocupado com a verdade, com a teologia”. Outra Mentira.

Lutero defendeu a verdade por amor as pessoas, visto que através do engano a igreja católica mantinha as pessoas debaixo de opressão. 

O que estou querendo dizer é: Se sua teologia te leva a um distanciamento do próximo, reveja seus conceitos, pois você não está entendendo a bíblia como Jesus e sim como os fariseus.


Pastor Rodrigo é Pastor na igreja Evangélica Resgatar 
com duas sedes, sendo em Guaratinguetá e Lorena, ambas no Vale 
do Paraíba Paulista. Veja mais textos do Pr. Rodrigo nos sites:

Nenhum comentário: