sexta-feira, julho 06, 2012

A TENTAÇÃO E SEUS ATRATIVOS

Isabel Lima
Textos Versáteis


Tentação à  luz da Bíblia é algo que incita, que convida o homem a pecar. “Mas cada um é tentado, quando atraído é engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá luz ao pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. (Tg 1.14,15). A leitura do presente texto, mostrará algumas "coisas" que exercem um poder de atração muito intensa sobre os seres humanos:
  
O QUE É "PROIBIDO" ATRAI O SER HUMANO
Temos o exemplo de Adão e Eva. O Senhor disse a eles: "De toda a árvore do jardim comerás  livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás." (Gn 2.16,17). "Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu, e deu também ao seu marido, que estava com ela, e ele comeu" (Gn 3.6). As coisas proibidas exercem ainda maior fascínio sobre o coração humano. “As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave” (Pv 9.17).
Conseqüências deste ato, vieram sobre a vida deles e também para a toda a humanidade, dentre elas, a morte, que passa a  penetrar no mundo.  A  morte espiritual e moral do casal ocorreram imediatamente: perderam a comunhão com Deus, e seus sentimentos, pensamentos e vontades foram afetados pelo pecado.  Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecidas” (Is 1.6), Posteriormente ocorreu a morte física, “és pó e ao pó voltaras” (G.3.19). O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).
  
A "VANTAGEM PESSOAL" ATRAI O SER HUMANO
Isso ocorreu na vida de Ló, sobrinho do Patriarca Abraão. "A terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, pois os seus bens eram muitos... houve contenda entre os pastores de gado de Abraão e os pastores de gado de Ló." (Gn 13.6,7). Abraão com sua alma  nobre, deixaou que o sobrinho escolhesse que direção tomar: direita ou esquerda. Ló  “levantou os seus  olhos e viu toda a campina do Jordão, que era bem regada....então, Ló escolheu pra si toda a campina do  Jordão e partiu Ló para o Oriente” (Gn 13.10,11). Ló viu apenas a campina bem regada, de Sodoma, Deus viu como eram os moradores daquela cidade. As consequências do seu materialismo,  seu egoísmo, de amar as vantagens pessoais mais do que a vontade de Deus, o levou a perder a esposa, e a ter uma descendência ímpia: os moabitas e os amonitas.

 O QUE É "VALIOSO" ATRAI O SER HUMANO
Acã, soldado do povo de Israel, na época de Josué, na tomada de Jericó, ele transgrediu o mandamento de Deus quando roubou, mentiu e escondeu em sua tenda, uma capa babilônica,   prata e o ouro. O certo é que a cidade, os habitantes e tudo o que nela existia foi considerado "anátema" ou "maldito" e   deveria ser destruído,    com exceção de Raabe e sua família, e da prata e do ouro que eram  dedicados a Deus. A morte do réu e de toda a sua família no vale sinistro de Acor foi a conseqüência de sua cobiça. (Js 7.25).
  
O "PODER" ATRAI O SER HUMANO
Posição, status, fama, atraem o homem. Satanás tentou Jesus oferecendo a Ele o domínio sobre todos os reinos do mundo, porém, Jesus rejeitou a oferta do diabo preferindo a morte de cruz. Ele  optou ter um caminho de sofrimento com Deus do que ter poderes e glórias terrenas com o diabo. A intenção de Satanás era que Jesus  desobedecesse  a Deus e saísse do centro de sua vontade perfeita e soberana. Se Jesus tivesse cedido aos apelos do diabo, hoje, toda a humanidade  caminharia a passos largos para o inferno, condenada a morte eterna e sem salvação.
  
A "BELEZA" ATRAI O SER HUMANO
Aqui temos o exemplo do Rei de Israel, Davi, que atraído pela beleza de Bate Seba,  não resistiu a tentação e concretizou o ato do adultério com a esposa de Urias, um de seus soldados, e o mais corajoso do reino. (II Sm 11.2-4). Sobrevieram consequências trágicas para Davi, sua família e seu reino: conseqüências físicas: (Sl 6.2),  consequências emocionais (II Sm 12.10-14; 13.11-14,33; 18.14) e consequências espirituais  – perdeu a alegria da salvação. (Sl 51.12)
Davi derramou muitas lágrimas: “Tem misericórdia de mim Senhor, porque sou fraco; sara-me... Já estou cansado do meu gemido; toda a noite faço nadar a minha cama, molho o meu leito com as minha lágrimas, já os meus olhos estão consumidos pela mágoa e têm envelhecido...” (Sl 6.2,6,7) . O coração quebrantado de Davi tocou o coração do Pai (Sl51.17), houve muito choro, mas no fim brotou uma fé inabalável. (Sl 6.8-10).

CONCLUSÃO
Estamos em guerra! O cristão esta empenhado numa guerra espiritual travada  mediante o poder do Espírito Santo, contra: a carne, (nossa natureza humana corrompida pelo pecado), o mundo, e Satanás. O Diabo conhece o ponto fraco de cada um, e sabe como colocar atrativos no caminho do cristão, ele não chegará com um garfo nas mãos e com dois chifrinhos, mas ele chegará trazendo o que é proibido e gostaríamos de ter e não temos,  o que é vantajoso,   o que é valioso, o que é poderoso e o que é belo, para pecarmos contra Deus.  Muitos, sem pensar, cedem às tentações e trocam Jesus por um prato de lentilha, mas no fim chorarão amargamente. “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. (Pv 16.25).


Escrito por:
Maria Isabel da Silva Lima
Copyright: proibida a cópia, reprodução, distribuição, exibição, criação de obras derivadas e uso comercial sem a prévia permissão do autor.




Nenhum comentário: