domingo, março 11, 2012

Enchente no Acre - Solidariedade Evangélica

Foto: Prefeitura de Rio Branco
.

Por Adaíres Abreu dos Santos Costa*/Rio Branco-AC

 Email recebido

Irmão João,

Sou esposa de Pastor e  estamos fazendo  a obra de Deus há 31 anos, aqui na Assembleia de Deus. Sou coordenadora da Escola Dominical e da União de Adolescentes - UAADERB  e também servidora pública. Trabalho como  Assistente Social em uma unidade do CRAS - Centro de Referência de Assistencia Social de Rio Branco.

O CRAS tem 07 abrigos e todas equipes  se deslocaram para   trabalhar nesses locais na atenção às famílias. 

A equipe do nosso CRAS está no maior deles, localizado no Parque de Exposição Agropecuária. Só que a exposição agora não é mais para negócio senão para socorro.

O Rio Acre baixou o nível das águas e a retirada das famílias dos abrigos começou. Até o dia 07/03, 475 famílias saíram desses abrigos. 

Infelizmente a  retirada das famílias foi suspensa, por ordem do Coronel da Defesa Civil, pois o Rio voltou a subir. Há previsão para que amanhã, domingo,  recomece.  

As equipes do CRAS  trabalham  sábados, domingos e feriados. Não temos saído de dentro dos abrigos.

Amado, as famílias estão sendo bem assistidas. Recebemos apoio do Governo Federal, dos empresários, sem falar que o Governador e Prefeito estão bem presentes em todas as ações pró-alagação. 

Peço ORAÇÃO em favor dessas famílias, pois sofreram grande perda de  bens. 

Eu tenho visitado os bairros, para averiguar a situação das casas. Vejo que muitos deles ficaram destruídos, principalmente o que é de abrangência do meu CRAS,  o Bairro Taquari. Muitas casas desabaram, outras ficaram inclinadas, destelhadas, caíram portas e assoalhos. 

Algumas dessas famílias vão receber um auxílio-aluguel, de um programa do governo do estado, chamado "Aluguel Social". 

O governo alugou 150 casas para quem teve perda total e oferece reparos, reforma para as casas que ainda oferecem condições de habitabilidade.

O grande problema que enfrentamos no momento é a questão de moradia. Todos querem ser beneficiados com o aluguel social, reclamam que perderam seus empregos, outros já estavam desempregados mesmo e querem se aproveitar da situação pra resolver suas vidas.  É impossivel dar aluguel social pra todos. 

Tem  abrigados que já  disseram que não vão sair do Abrigo de jeito nenhum, porque não têm para onde ir. Só JESUS na causa amado presbítero.

ORE por nós servidores. Estamos ficando estressados. Quem tem Jesus tem um grande aliado, não é? Nossa Secretária de Assistência Social é evangélica e sempre está solicitando  nossas orações.
 
Nos laços do Calvário,

Irmã Adaíres Abreu dos Santos Costa 

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO: Caros leitores, dias atrás publiquei um convite ao Pastor Silas Malafaia neste blog. Além disso, deixei dois recados  sobre o convite no Site Verdade Gospel e no "Vitória em Cristo. Um dos irmãos que comentaram o post, perguntou-me se eu também cria em "papai-noel". E outro, mais pragmático, me disse: Irmão João, por que o senhor mesmo não encabeça esta iniciativa em favor dos irmãos (crentes ou não) do Acre.

 Daí, procurei contato com a Assembleia de Deus de lá,  e obtive duas respostas.  Perguntei algumas coisas. Cheguei a pensar que não obteria resposta. Depois de uma semana,* a esposa de um pastor da Assembleia de Deus local nos respondeu. Parte de minhas necessidades de informação foram satisfeitas. A resposta dela estou publicando neste post, da Irmã em Cristo Adaíres Abreu dos Santos Costa. 

Fiz outras perguntas, que suplementarão este texto nos próximos dias.

 Ela, além de esposa de Pastor, é assistente social, imagino que da Prefeitura de Rio Branco, e sua chefe, a Secretária da Assistência Social, também é evangélica. Os leitores deste blog, já devem ter conhecimento de minha pesquisa e publicação inédita sobre a população evangélica dos Estados brasileiros, e, justamente o Acre, é o Estado com mais evangélicos, por 100 habitantes.

Tomei a iniciativa de pedir o número de uma conta bancária oficial, da Igreja em Rio Branco, para que eu posso enviar minha contribuição (pequena) de amor. Aos que lerem também este comentário, também os incentivo a contribuir. Soubemos que o Estado está presente  junto à população do lugar, mas tenho especial interesse em ajudar no que diz respeito, principalmente, com leite em pó para os bebês de colo.

Quem dos amigos e leitores quiser ser solidário comigo, será bem-vindo. 

Abraço,

 irmão João.




.

Nenhum comentário: