terça-feira, janeiro 17, 2012

O significado da Ceia

.

Jean Corrêa

Assim como qualquer outro tema cristão, a Ceia do Senhor deve ser estudada e discutida de acordo com o que a Bíblia diz sobre ela. É um assunto importantíssimo, até porque vejo que muita gente participa da Ceia do Senhor sem entender o que aquele ritual. Eu mesmo me pego ceando sem entender bem o que é aquilo tudo. Portanto, à luz da Palavra de Deus, vamos conhecer um pouco mais sobre esta bela celebração.
A Ceia que Jesus celebrou com seus discípulos é a base para entendermos melhor como ela funciona. O próprio apóstolo Paulo usou aquele fato para explicar a Ceia em 1Coríntios 11 - "porque recebi do Senhor o que também vos ensinei". Alguns pontos da narrativa da Ceia revelam aspectos importantes. Vamos a eles:

> "Façam isto em memória de mim" (Lc 22.19). A Ceia é, primeiramente, um memorial de Cristo. Uma celebração da pessoa de Jesus e de sua obra redentora. Um louvor pela prova de amor que ele nos deus na cruz. Um ato de gratidão pela tão grande salvação que ganhamos de Cristo. O pão representando seu corpo e o vinho, seu sangue. Apenas representando, nada de transubstanciação.

> "Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer" (Lc 22.14). Esta fala de Jesus revela a Ceia como um encontro de amigos, de pessoas que tem afeição uns pelos outros. O desejo profundo de estar junto com aquelas pessoas antes de passar por um grande sofrimento mostra que havia entre eles uma enorme comunhão. A Ceia é para ser celebrada entre irmãos, entre pessoas que querem estar juntas.

> "Digam ao dono da casa: o Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos?" (Lc 22.11). Se você ler este versículo, vai perceber que ele dá a ideia de que Jesus já tinha reservado um lugar amplo e mobiliado para que eles comessem a Ceia. Tudo planejado. Ceia não é lugar de bagunça e desorganização.

> "Pois eu lhes digo: não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus" (Lc 22.16). Aquela foi a última Ceia que Jesus celebrou, e ele só voltará a comer esta Ceia quando ela se cumprir no Reino de Deus, isto é, quando a salvação que ela comemora se completar no dia da volta de Jesus. A Ceia é um ato de esperança e espera pela volta de Cristo. Comemos a Ceia porque sabemos que um dia vamos comê-la junto com Jesus! Isso não é maravilhoso?

Da próxima vez que sua igreja celebrar a Ceia do Senhor, lembre-se desses aspectos tão importantes. Celebre a salvação, celebre a comunhão com seus irmãos, celebre a iminente volta de Cristo!





.

Um comentário:

Joao Cruzue disse...

.

Bem-vindo à Associação, Irmão Jean Corrêa. Dou graças a Deus pelo seu esforço em publicar um blog de conteúdo cristão, e pelo tempo dispendido em honrar este espaço com textos da sua lavra. O assunto Santa Ceia do Senhor, foi de muito bom gosto.

Deus lhe abençoe.


.