sábado, dezembro 24, 2011

Blogs Cristãos em 2012

.


.João Cruzué

A segunda onda de blogs evangélicos teve início em 2007, quando o presbítero da Assembleia de Deus Valmir Milhomem, junto com dois pastores: Esdras Costa Bentho e Altair Germano, criaram a União de Blogueiros Evangélicos . Ao propósito inicial de uma comunidade agregadora de blogs, foi acrescentada a visão do presb. João Cruzué de que toda liderança evangélica deveria ter um blog, para aprender publicar conteúdo cristão na Internet. Mas o crescimento da comunidade se deu mesmo foi pela operosidade de muitos irmãos anônimos e pela ajuda destacada destes irmãos: Eliseu Antonio Gomes, Pastora Marcia Chaves, Professora Wilma Rejane, Sammis Reachers , Luis Ribeiro , Lucas Santos , Wallace Souza , Cintia Kaneshigue e Renan da Costa. Esta galera, juntos ou em tempos diferentes, ajudaram a agregar mais de 15.000 blogs na UBE.

Peço perdão aos gestores de outras comunidades, justifico, dizendo que também de citar a comunidade que administro, para não deixar o post longo demais.

O que podemos acrescentar e melhorar em 2012? Vou deixar minha opinião.


1 - Individualismo x blogar em grupo.

Eu sei que é difícil convidar alguém para postar junto conosco, por causa do conforto da nossa privacidade. Mas eu aconselho àqueles que estão começando (ou desanimando) a blogar em grupo. Isto pode ser feito no painel do blogger em Configurações/Permissões/Adicionar autores. É preciso considerar que, manter sozinho a regularidade de um blog, é uma atividade bem cansativa que pesa ao longo dos anos. É bíblico trabalhar em grupo.

2. Planejamento de comentários

É fantástico observar como a perda de memória tem ajudado a murchar muitos blogs. Não a memória de seus editores, mas de seus amigos virtuais, aqueles que eram muito presentes no começo, mas com o passar do tempo se esquecem de fazer uma visitinha para deixar umas poucas linhas de incentivo. Como mudar isto: planejando seus comentários: listando umas duas dezenas de endereços, e a cada vez que abrir o painel do próprio blog, separar um minuto apenas, para deixar algumas palavras de incentivo, crítica ou encorajamento, na caixa de comentário dos amigos - sem esquecer dos mais novos.


3 . Publicação de Conteúdo Cristão.

Blogs. Creio que é para isto que servem: Publicar conteúdo cristão. Outro dia recebi um comentário crítico de leitor. Ele se queixava de um post que fiz sobre o pagamento bilionário de juros feito pelo Brasil. Um valor tão alto que equivale aos orçamentos anuais da Saúde, Educação e Assistência Social. O comentarista escreveu que isto tirava seu enlevo espiritual ao manusear os posts do Olhar Cristão.

Com todo respeito pela opinião dos leitores, um blog para mim deve escrever e opinar sobre tudo. É claro, sob o ponto de vista de uma consciência cristã. Somos cidadãos do céu, mas ainda vivemos na terra. Não podemos ser egoístas nem ignorantes quanto às necessidades do próximo. É preciso manter uma consciência alerta quanto a advertência de Jesus na Parábola do Bom Samaritano. Tanto no escrever, quanto no agir.


4. Formação de Opinião Pública

Para escrever sobre tudo, é preciso ler. ler muito em fontes variadas. Pior que não ter o hábito da leitura é ter apenas uma fonte de notícias para se atualizar. Nossos textos começam a aparecer muito na busca do Google. Textos inteligentes são apreciados por pessoas inteligentes. Se quisermos influenciar a sociedade não podemos escrever apenas sobre assuntos internos de Igrejas e convenções de pastores. Uma grande panela gospel não é uma ideia sábia. Quando surgiu o movimento "Black Power", perguntaram para o Pastor Martin Luther King o que ele achava do movimento. Sua resposta foi bem crítica: Ele entendia que o movimento buscava isolar o negro da sociedade americana. O Pastor King via de forma diferente: Que eles deveriam estar presentes em todas as atividades americanas.

Para influenciar pessoas e mudar uma sociedade é preciso, talvez, mudar primeiro nossa própria visão. Uma visão muitas vezes restrita às quatros paredes de um templo ou aos bancos de um seminário. Vamos pensar grande, para a glória de Deus.

5. Efeito Multiplicador

O Evangelho é a mensagem que pode tratar e resolver todos os males do mundo. Mas a pregação do Evangelho é feita por nós. E a Internet, uma estrada de alta velocidade que atravessa o mundo, continente por continente, país por país, povo por povo, tribo por tribo, língua por língua e pessoa por pessoa. Não basta ao cristão blogar. É preciso que ele descubra homens e mulheres de Deus, para que eles também aprendam a publicar conteúdo cristão. Cada um de nós temos coisas para contar, bênçãos e testemunhos maravilhosos que outros precisam ouvir. Em minha visão, todo líder cristão que tem o Espírito de Deus ardendo em sua vida, deve aprender a deixar escrito seus textos na Internet. Cabe ao Espírito distribuí-los para quem esteja precisando. Cabe a nos escrever e publicar.

Se somos 40 milhões de evangélicos nesta nação, 1% disto dá 40 mil blogs. Quero ver 5% blogando para glória de Deus, até o final de 2012. São 200 mil blogs cristãos.









Nenhum comentário: