domingo, agosto 20, 2017

População Evangélica em 2020 projeção com dados do IBGE

.
POR: JOÃO CRUZUÉ


Quero presentear amigos, irmãos e pesquisadores com mais este trabalho de pesquisa sobre dados estatísticos de religião no Brasil. Para quem ainda não sabe, não temos uma fonte de pesquisa que bata à porta de cada família brasileira e pergunte qual a religião que professa. Tantos os dados do IBGE como os dos maiores institutos de pesquisa (Datafolha e Ibope) tabulam dados por amostragem. Tendo feito esta consideração, segue minha projeção com base em duas fontes.


1) Projeções da população evangélica para  2020, com base em dados estatísticos do IBGE:



Notas explicativas:  1) AH, significa "Análise Horizontal"; 2) AV, quer dizer "Análise Vertical" .


.


Como metodologia da projeção, usei os seguintes critérios: 


1) Para  prjetar a população Evangélica, apliquei a mesma variação entre os Censos de 2000 e 2010, sobre os dados populacionais de 2010 para projetá-los para 2020, ou seja o o crescimento de 61,45% em 10 anos, ou 4,9% por ano.


2) Quanto ao crescimento ou redução na quantidade de fiéis de cada Igreja, o assunto é mais complexo. Apenas utilizei o mesmo desempenho da primeira década para sugerir que, se tudo permanecer constante, o resultado poderia ser igual. Neste sentido, a informação pode ser boa, para que os líderes destas Igrejas mantenham ou acelerem o esforço de evangelização.

Observações importantes: O IBGE não preparou questionários para o Censo de 2010, com os nomes das Igrejas Internacional da Graça de Deus, nem da  Igreja Mundial do Poder de Deus. Acho que poderiam, mas não o fizeram. Também não fez uma  separação técnica entre Igrejas Pentecostais e Neopentecostais. Por outro lado, quero deixar registrado que nem todos os países do mundo publicam estatísticas oficiais sobre religião. Na América Latina, então,  esta falta de transparência é proposital e conveniente para a Igreja Católica. Exceção feita ao México e ao Brasil. Nesse ponto, parabéns pelo esforço do IBGE.

Por fim,  apesar de evangélico, estou plenamente consciente que quantidade de membros não significa compromisso de fidelidade  a Deus. Como pesquisador estou registrando um fato que está sendo noticiado pela imprensa. A perda de fiéis da Igreja Católica para as Igrejas Evangélica é um fenômeno que veio para ficar.


Nenhum comentário: