terça-feira, setembro 09, 2014

Romanos 13 e a conversão de Agostinho


.MOACIR ALVES

"Aurélio Agostinho foi um filósofo nascido em 354 d.C. numa província romana no norte da África. Para adquirir conhecimento, foi para Cartago, grande centro cultural da época, onde estudou literatura, filosofia e retórica. Depois saiu pelo mundo levando uma vida de liberdade incontida com mulheres, bebedeiras e experimentando religiões como o maniqueísmo, que fundamentalmente pregava o conflito entre o bem e o mal. Em seguida, alcançou o cargo de professor em Milão, já na Itália, onde se deparou com seu grande conflito: como encontrar a verdade na filosofia sem levar em conta a fé que ele mesmo ainda não tinha.

Foi então, que a voz de uma criança fez o respeitado professor de retórica se render à fé, sem deixar de lado a filosofia. Ele mesmo conta o episódio de sua conversão ao cristianismo em sua obra ‘Confissões’. Ele ouviu a voz de uma criança cantando repetidamente: “toma e lê, toma e lê”. Imediatamente, assustado, começou a considerar se as crianças tinham ou não o costume de brincar cantando aquela música. Quando constatou que só ele ouvia a música, caiu em lágrimas e abriu o códice para ler o primeiro capítulo que encontrasse, e saiu no Capítulo 13 da Epístola de Paulo aos Romanos:

E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Agostinho, então, recebeu o batismo e voltou à terra natal. Em 391 foi escolhido pela população de Hipona, localidade próxima, para ser o novo bispo da cidade. Já era um novo homem..."






.

Nenhum comentário: