sábado, abril 13, 2013

Suicídio no Japão


O Japão é o país que apresenta uma das maiores taxa de suicídios no mundo, em 2012 ocupou o 10° lugar.
Na maioria dos países do ocidente, onde predomina o cristianismo, o suicídio é considerado um ato negativo e contra os ensinamentos religiosos.
No Japão o ano fiscal termina no fim de março.
Esse período gera bastante insegurança e tensão nas pessoas, por conta da mudança para outro posto de trabalho ou então pelo encerramento de contratos de trabalho. Assim, este mês é o período com a maior incidência de suicídios no Japão.
O número de pessoas que cometeram suicídio no Japão no ano passado diminuiu para menos de 30 mil pela primeira vez em 15 anos. A Agência Nacional de Polícia informou que 27.766 pessoas cometeram suicídio em 2012. São 2.885 pessoas ou 9,4% menor do que o ano anterior. Desde 1998 o número anual de suicídios ultrapassa 30 mil pessoas e atingiu mais de 34 mil em 2003. Do total do ano passado, 19.216 eram homens e 8.550 eram mulheres. Por faixa etária, entre 40 e 50 anos foram 17%, na faixa de 30 anos foram 14% e 60 anos foram 18%. Os principais motivos foram problemas de saúde, seguido de problemas financeiros e familiares.
Apesar da diminuição numérica, a estatística é alta, e a atmosféra suicída enreda também os estrangeiros que residem no país e que tem uma ligação estreita com a cultura nipônica.

 
Cultura suicída

Na era Showa (1926~1989) chegou a ocupar o primeiro lugar nesse ranking e mais tarde ficou conhecido como "Reino dos Suicídios" (Jisatsu Ookoku).

O Japão viveu um período em sua história em que o suicídio era até glorificado, como em casos de haraquiri (cortar o ventre a faca ou a sabre) ou os camicases (do japonês "vento divino", se refere aos pilotos treinados para desferir ataques suicidas contra alvos inimigos). A dedicação e a fidelidade ao Imperador podem não ter o mesmo sentido hoje, mas devido a esse passado, o suicídio não desperta um sentimento de culpa tão forte como entre os ocidentais.

O Manual

 O Manual Completo de Suicídio (em japonês: 完全自殺マニュアル) é um livro japonês escrito por Wataru Tsurumi. Sua primeira publicação deu-se em 4 de julho de 1993, e vendeu mais de um milhão de exemplares. O livro de 198 páginas dá descrições explícitas e analisa uma variedade de métodos de suicídio como overdose, enforcamento e envenenamento, e não se trata de um manual para doentes terminais.

O lugar preferido

Orem pelo Japão

 Aqui não há problema grande financeiro, pessoas não morrem de fome, mas estão morrendo no espírito!
Os céus do Japão são fechados, a opressão é quase palpável no momento em que se começa a orar, os pesadelos são constantes. O diabo aqui é adorado e respeitado na forma de "oni", demônios que tem seus próprios templos, e uma época específica, professores se vestem com roupas e usam máscaras de oni para que as crianças percam o medo.
Em post futuro falarei melhor e tirarei algumas fotos para que entendam melhor.

Nenhum comentário: