sábado, abril 27, 2013

Cuidados pelo Oleiro


Barro nas mãos de Deus
Pastor Armando Vanelli

Por toda a Bíblia encontramos textos reveladores que se bem aplicados nos mostrarão o quanto é importante depender de Deus e da sua vontade.

Um exemplo clássico é o texto de Jeremias 18.1-4. Quando olhamos este texto vemos a clareza da revelação de um oleiro na pessoa de Deus cuidando de vasos que são, com certeza, cada um de nós.

Sempre é bom pensar em ser cuidado, moldado e preservado por este Oleiro Santo, mas a vida que nos impõem tantas situações adversas acaba estimulando alguns que perdem a linha da Palavra e experimentam o estrago que o pecado produz, pecado este sempre resultado pela escolha do afastamento de Deus. Mas o Senhor, este Oleiro persistente, sempre quer retomar o vaso estragado pela infiltração do pecado.

Creio que o desejo de Deus ao falar com Jeremias naquele tempo de uma revelação profética profunda é o mesmo desejo de hoje, por isso, precisamos abrir os nossos ouvidos para ouvir a voz de Deus. Não se coloque diante de Deus como o vaso perfeito, mas como aquele se estragou e se disponha a ser refeito pelas mãos do Grande Oleiro.

Duas coisas são fundamentais num primeiro momento para receber a nova modelagem das mãos do Oleiro: ânimo para chegar à casa do oleiro e prontidão para receber o que será falado por Deus. Jeremias 18:2

Este ânimo de estarmos na casa Deus, fala da sede de saciar da revelação verdadeira do Senhor, e em especial de um interesse marcante de descobrirmos qual a sua vontade para nós. Há muita gente hoje procurando ouvir apenas as palavras rebuscadas de bênçãos: “prosperarás, fartarás, comerás do melhor, receberás, mudarás o cativeiro”, mas Deus não pode dar nada a quem sofre a eminência do estrago produzido pelo pecado.

Então se o ânimo nos traz à Casa de Deus é para ouvirmos o que Ele tem para nós e não o que queremos, desejamos ou ansiamos que Ele nos fale. E então quem chegou até a Casa de Deus, se animou, logo está preparado para ouvir o que Deus preparou para te falar. Não há um texto sequer na Palavra de Deus que mostra a falta de prontidão de Deus em se deixar encontrar com os que o buscam.

Jeremias mesmo experimentando em sua época um período obscuro no Reino de Judá, mesmo tendo que conviver com reincidentes do pecado, com a escravidão, Jeremias afina os seus ouvidos e ouve a voz do Senhor liberada para aqueles dias, mas que se contemporanisa nos nossos, porque Deus quer nos falar e quer nos ouvir. Jeremias 29.12-13

Quando chegamos ao versículo 3 nos deparamos com uma vontade de Deus de ajudar aos que se colocam em suas mãos. ….Jeremias 18:3

Há uma esperança no coração de Deus de quando o vaso, isto é, o homem se aperceba da sua necessidade das mãos de Deus para restauração, e porque depende disto, se entregará sem reservas, deixando ser cuidado, porque Deus conhece e sabe todas as nossas necessidades. Mas para isto precisamos nos colocar por inteiro em Suas mãos.

Há uma lista de coisas preciosas que o homem precisa ter para uma vida plena diante de Deus: ajuda, segurança, proteção, livramento e companhia. Hoje, ser ajudado, sentir se seguro onde quer que estejamos, protegidos dos males, livres dos ataques invisíveis e companhia segura que só encontramos em Deus, e é por isto que o Salmista quando escreve o Salmo 121 narra com convicção de que Deus é o guarda fiel do seu povo. 

O que é para quem criou o Universo nos proteger? Nada. Creia, se coloque nas mãos de Deus porque Ele te guarda para sempre.

Deus tem no seu coração uma vontade imensa que vivamos sempre debaixo de uma vida em linha com a Sua Palavra, o que impediria o estrago do vaso, mas, o homem que não se cuida e vigia, sempre acaba pegando um descaminho que resulta em estrago no vaso. Mas, mesmo assim, Deus é um Deus de uma nova oportunidade. Jeremias 18.4…

No processo da luta pela sobrevivência é nos imposto pela sociedade distanciada dos princípios divinos alguns males que acabam por estragar o vaso. Por exemplo: falta de humildade para pedir perdão, falta de consideração com o próximo e não liberar perdão. Interessante que se alguém parou nestes dois males, abriu a porta para outros: bebida, fumo, drogas, prostituição, despudor, ódio.

Quando Deus propôs o grande projeto de redenção do homem através da morte de Jesus Cristo, o intento era que o homem viveria liberto de todos os males que poderia gerar estrago neste homem. A cruz é ponte para a nova vida. A morte de Jesus visa a transformação de vidas. Daí a razão para lançarmos mão desta oportunidade e dizermos a Ele: Jesus eu quero ser restaurado.

Um homem restaurado não pode andar mais escravo da sua própria vontade. Se eu olhar para a minha carne, ela queria estar descansando, mas na vontade do Pai estou aqui descrevendo os efeitos redentivos da Sua Palavra. Isto significa que agora renovado, restaurado, ando segundo a vontade de Deus.

Jeremias 18:4 diz no seu final ”tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer”

Porque segundo o parecer de Deus, porque segundo a vontade de Deus? A tendência humana é lançar mão daquilo que é prazeroso temporariamente, mas a ideia de Deus é que o homem tenha uma vida abundante.

Vida abundante não é dotada de um elemento só: alegria só por hoje. Vida abundante fala de ingredientes preciosos como ter paz em todos os aspectos, ter alegria em todo o tempo, ter saúde completa. Saúde completa?

Sim, uma saúde completa fala de uma vida segundo o projeto de Deus: saúde espiritual, emocional, física, familiar, profissional, social e financeira.

Deixa eu dar um recado aqui: NENHUM SUCESSO PROFISSIONAL COMPENSA O FRACASSO FAMILIAR OU MINISTERIAL.

E tudo isto poderemos ter se colocarmo-nos nas mãos de Deus e permitir que Ele nos refaça segundo bem lhe parecer, porque Romanos 12.2 diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. É tempo de deixarmos Deus começar a nos moldar segundo a vontade dEle e não a nossa. Leia e reflita em Filipenses 2:13-15

Que resultado positivo se pode tirar disto? Tornaremos vasos de honra e não de vergonha. Chega de ter a opção de ser estragado pelo pecado, e depois vivermos dias de vergonha. Deus te chama hoje para te remodelar, para te tirar da vida de vergonha por causa do pecado, Deus quer te colocar em um lugar de honra. Ele mesmo te criou para isto. Vejamos para que Deus nos criou, conforme escrito em Isaías 61:7-11

Sejamos hoje como um vaso nas mãos de Deus, e com certeza Ele nos usará.

Nenhum comentário: