quinta-feira, janeiro 17, 2013

Gratidão



Tenho aprendido a cada dia que a gratidão é uma das coisas mais poderosas que existem, que depois da fé talvez ela seja o fator mais importante para definir a felicidade de alguém.
A bíblia diz que Israel não entrou em Canaã devido a incredulidade e uma das maneiras que a falta de fé se manifestou foi através da ingratidão. Ef 5:18 em diante diz que uma das maneiras de sermos cheios do Espírito é com “ações de graças”. Se a gratidão atrai a Deus, a ingratidão nos aproxima do diabo. Isto é tão verdadeiro que num dia Saul invejou Davi, e no noutro um demônio entrou na vida dele. Ora, só tem inveja do outro quem não é grato pelo que tem.
As pessoas do mundo acham normal reclamar, tanto que o fazem com tudo. Reclamam do salário, do tempo, do país... Entretanto, uma das marcas do crente verdadeiro é um coração cheio de gratidão, que em tudo dá graças a Deus.
Só que aí surge a pergunta: o que é gratidão? É muitos mais do que dizer “graças a Deus” num momento de culto, é acima de tudo se submeter aos desígnios de Deus durante a vida. Dizer aleluia durante o culto de domingo é fácil, o duro é agradecer a Deus na segunda, na hora que você recebe aquele “salarinho”.

Princípios da gratidão

1- Mais importante que planejar minha vida é aceitar as oportunidades que Deus me dá

Em Tg 4:3 o apostolo diz que não podemos ficar dizendo: amanhã farei isto e aquilo e sim: “Se o senhor permitir vamos lá ou cá”. Por que? Simples, não temos controle de nada na vida.
No entanto os gurus da auto-ajuda e os pastores mundanos não cansam de dizer: “Planeje sua vida!”, “Você pode tudo o que quiser, desde que se dedique. A formula deles é: planejamento + dedicação= realização.
Mas será que somos tão donos de nós assim? Conheci um rapaz que era extremamente talentoso e dedicado quando o assunto era futebol a ponto de todos profetizem acerca dele: “Este vai ser um craque”. No entanto, num dia desses, ele saiu de casa andando e voltou paralitico, após um acidente de carro. Ele tinha planejamento e dedicação, mas mesmo assim não chegou lá. Eu sei que aqui, estou dando um exemplo extremo, mas o que vale para ele vale para qualquer: nós não podemos tudo o que quisermos, e sim somente aquilo que o Senhor permitir. Pv 16:9 diz “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”.
A bíblia diz que Abraão “saiu sem saber para onde ia”. O que é isso? muitos diriam que ele era um homem projetado para o fracasso. No entanto, como deixou a VIDA o conduzir acabou se tornando o referencial de fé das três maiores religiões do mundo.
Se existiu um homem dedicado e capaz este era Davi. No entanto, nem ele conseguiu tudo o que quis. Quando desejou construir o Templo, Deus lhe deu um retumbante “NÃO!”.
O que os pastores de hoje diriam de uma situação dessa, onde Deus decide não fazer algo que nós pedimos? Eles diriam: “Determine, jejue e assim você irá dobrar Deus”. E Se no fim de tudo seus desejos não se realizarem, eles irão olhar para você e dizer: “É porque você não teve fé”.

Qual o resultado desta teologia? Um monte de crente frustrado.

Tem gente que não conquistou algo em Deus por preguiça, falta de fé ou pecado? Claro, Israel, por exemplo, diante de Canaã. Agora, há outros que mesmo fiéis, não viram seus desejos se realizando. Esperavam que a vida fosse de um jeito, mas viram Deus reescrevendo nosso roteiro. Nestas horas fazemos o que? Você se sentir frustrado ou fazer como Davi: “Eu não tenho tudo o que quero, mas possuo muito mais do que eu mereço”.
Em I tm 4:4 “Tudo o que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável”. Quer que eu aplique este versículo na sua vida? É assim: “Esta não era a profissão que eu tinha, mas com gratidão no peito dá pra ser feliz até aqui. Eu não gosto muito deste tipo de carro, mas com ações de graças até o fusca vira Ferrari”.
Eu tinha muitas preferências, agora tenho aprendido a preferir o que Deus me dá. Eu gosto mais de carro novo, mas não tem problema também aprendo a gostar de carro velho. Eu prefiro casa e se o Senhor me der a oportunidade é numa casa que vou morar, no entanto se ele não der eu aprendo a gostar de apartamento, aliás já aprendi, pois moro a sete anos num. Mas porque o ser humano tem dificuldade de aceitar aquilo que Deus lhes dá? É porque achamos que merecemos mais.
Ao dizer tudo isto, eu estou afirmando que planejamento e dedicação é errado? Deus me livre, o planejar e se dedicar não é pecado, agora, a arrogância é. Dedique-se por algo, mas se no meio do caminho você perceber que os planos de Deus para você são outros, seja humilde e abrace a cruz que ele te deu.

2-Mude o que dá pra mudar, aceite o que não dá

I Co 7:21 “Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade”.
Em outras palavras, o que Paulo está dizendo aqui é: “mude o que dá para mudar, aceite o que não dá”. Dá para mudar de emprego? Mude, se não dá acostume-se com este. Dá para trocar de esposa? Não, então aceite esta”.
“Mas pastor, Deus não quer que eu suporte isto?”, já posso ouvir alguns dizendo. Quer sim, na realidade ele já começa o chamamento para andar com ele nos seguintes termos: tome a sua cruz. Diz em I Co 13 que o amor tudo suporta e falou que Paulo ia sim ter que suportar o espinho na carne durante toda a vida.
Nosso problema é que temos ouvido demais o cristianismo destes falsos pastores. O cristianismo de Cristo nos promete uma cruz, o deles uma coroa. A religião de Jesus profetiza que mesmo os crentes irão enfrentar sofrimento, a religião dos falsos profetas vê em todo desconforto obra do diabo. E por conta disso, muitos de nós não conseguem aceitar certas privações e espinhos que Deus coloca em nossa carne.

3-Entenda a graça e seja grato

Para que você seja grato, você precisa entender duas doutrinas: A graça e a soberania de Deus. A graça diz: tudo o que temos e somos vem de Deus. Daí o termo, graça, porque é de graça, não fiz por merecer, não trabalhei, ainda assim recebi Rm 11:36 e Ec 9:11. O que esta doutrina diz é que eu sou pecador e que se fosse receber com base no que mereço a única coisa me seria dada era o inferno. Portanto, quem entende a graça sabe: “Eu não mereço nada, e ainda assim ele me deu”. Resultado? Graças a Deus por Jesus Cristo.
Só que esta doutrina não resolve tudo para alguns. Por que se todos pecaram e ninguém merecia coisa alguma e tudo o que temos nós temos por causa de Jesus, por que eu tenho menos que o outro já que ele é tão “imerecedor” quanto eu? para tratar nesta nossa rebeldia que mesmo de uma graça maravilhosa quer brotar, entra a doutrina da soberania de Deus.
O que ela diz? Que Deus escolhe e distribui a salvação e seus dons do jeito que bem entende. Rm 9, a parábola dos trabalhadores nos ensinam isto.
Davi e Paulo, mesmo sendo homens de Deus tiveram vidas totalmente opostas. Um morreu em ditosa velhice, rico e cheio de glórias. Outro morreu cedo, pobre e numa angustiosa cadeia. Como se explica isto? Qual a resposta para este mistério? Hoje nenhuma. Mas quem disse que temos que saber de tudo para então confiar? Santo Agostinho, afirmou: “Creio a fim de compreender”.
Nós queremos saber muitas coisas, mas no fundo, no fundo, o salmista nos dá a dica da única coisa que realmente precisamos saber: “Sabei que o SENHOR É Deus” (Sl 100:3).

Uma colaboração de © 2013 Blog do Heverton
Gostaria de receber uma visita do Pastor Rodrigo David em sua igreja? Gostaria de receber CDs das mensagens ministradas na Igreja Resgatar? Clique aqui.

Nenhum comentário: