sexta-feira, dezembro 28, 2012

ANO NOVO! NOVAS ATITUDES...


Por Isabel Lima -

Blog Textos Versáteis 

Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora, que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho." (James Greene)

O bom samaritano, (Lc 10.25-37), um viajante que soube demonstrar  todo o bem que havia em  coração, quando descendo para Jericó  encontrou um homem ferido, que havia sido espancado pelos salteadores que o deixaram  meio  morto no meio do caminho. Ao ver o estranho, “chegou ao pé dele e, vendo-o moveu-se de intima compaixão. E aproximando-se atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e... levou-o para uma estalagem e cuidou dele”, deixando-o aos cuidados do hospedeiro até a sua volta.

Tudo o bem  que o bom samaritano pode fazer para com o seu próximo, toda misericórdia que ele pode demonstrar, ele o fez no momento presente, ele não adiou,  não se isentou, não deixou para depois, mas, demonstrou que sabia ter amor fraternal e não perdeu a oportunidade de ajudar aquele que necessitava de seus cuidados, não passou de largo como fizeram o Sacerdote e o Levita quando viram aquela cena chocante,  ele, pelo contrario, aproximou do “estranho” e   “moveu-se de intima compaixão”,  amorosamente cuidou do ferido,  pois,  ele sabia que não teria uma segunda chance de ajudar novamente àquele homem naquele mesmo caminho.

Entretanto,  muitos de nós, não procedemos assim diante do sofrimento alheio,  “vendamos” nossos olhos e fingimos não vermos as muitas  necessidades à nossa volta, passamos de largo...

Que todos nós, cristãos, possamos ter um coração sensível, igual ao do nosso “bom Samaritano” -  Jesus -   diante dos  aflições de  nossos familiares, diante das aflições dos nossos irmãos, diante das aflições dos nossos colegas, diante da aflições dos “estrangeiros” que estão nas ruas, diante das aflições dos nossos amigos,  e,  também, diante das aflições dos nossos inimigos.

Ano novo! Novas atitudes de misericórdia, novas atitudes de compaixão e novas atitudes de amor para com o nosso semelhante. “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo’ (Tg 1.26).  Tiago nos fala de dois pontos que definem o verdadeiro cristianismo: O amor genuíno pelos necessitados e conservar-se santo diante de Deus.

Não deixemos, pois,  passar a oportunidade de fazermos o bem, quando nos depararmos com alguém “ferido” pelos caminhos da vida: “Aquele, pois,  que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado”.  (Tg 1.17).

Feliz 2013! Amigos e irmãos.

Maria Isabel da Silva Lima

Nenhum comentário: