sexta-feira, outubro 19, 2012

Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR?




Quanto custa desprezar a Palavra de Deus? Por que o ser humano despreza a Palavra através da qual tudo veio a existir? Esta também foi a pergunta que Davi, rei de Israel ouviu de Natã, profeta, o qual Deus usou para repreender o pecado de Davi, quando em uma cilada fez com que um de seus soldados fosse morto, para poder ficar com a sua mulher. Que terrível erro um homem que tem tudo nas mãos, que conhece e ama a Deus pode cometer. "Deus enviou o profeta a Davi e lhe disse: “Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom."

Quantas vezes vemos no noticiário acontecimentos que nos deixam perplexos diante de crimes cujos executores são pessoas sem personalidade violenta e sem antecedentes criminais. Porém, em algum dado momento parece que esquecem de todos os princípios do equilíbrio e da razão e tornam-se criminosas, deprezando qualquer ensino, ainda que seja da Palavra de Deus.

As consequências de nossos atos podem ser por toda uma vida, por isso, devemos ter a dimensão de nossas fraquezas para não desprezarmos a Palavra de Deus e pagarmos alto preço por isso. Davi perdeu seu filho, que morreu como consequência de sua inacreditável e inesperada maldade que o levou a esquecer-se de Deus para praticar tamanha transgressão.

Qualquer um corre o risco de "surtar", pois temos uma alma que utiliza um corpo físico, sujeito a “falhas” e “panes” como qualquer outro equipamento. Entretanto, se não queremos perder o equilíbrio, a sensatez e o juízo, devemos olhar para a Bíblia e vermos os exemplos de quem errou e de quem acertou com suas consequências correlatas.

Por que desprezamos tantas vezes a Palavra de Deus? Essa mesma Palavra que perdoa, que é misericordiosa e graciosa. Por que tanta gente cai em ruínas e abandona a fé, e a retidão? Quantos políticos se venderam! Quantos cristão se esqueceram do chamado do Cristo que morreu por nós, sendo Ele mesmo a propiciação por nossos pecados.

Saiba que chega um tempo na vida de todos nós que tudo nos será tirado pela idade que nos consome, corrói e enfraquece a cada dia. A única coisa que nos restará, será o consolo bendito da inexplicável Palavra de Deus. Por isso, não confiemos demais em nós mesmos, nem em nossa capacidade física e mental, pois podemos ser derrotados por nossa próprio limitação.

Confiemos sim nas Palavras de Jesus, o qual nos disse: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. (João 6. 63)”

Nelas devemos nos firmar, amar, respeitar, aprender, ensinar e viver até Ele nos chamar.

Nenhum comentário: