quarta-feira, setembro 05, 2012

Uma passagem para bem longe da Presença de Deus




Gilberto Horácio

Jonas, um homem que tem sua história contada em um dos livros da Bíblia Sagrada que traz seu nome, nos oferece muitos ensinos. Um destes ensinos nos mostra as consequências sofridas por aquele que, de forma consciente, entende que foi chamado por Deus para uma missão específica em sua geração mas, mesmo convicto disto, foge da presença de Deus e do chamado para o qual foi designado nesta vida.

Jonas recebeu uma ordem de Deus para ir a cidade de Nínive e profetizar contra ela, notificando que eles deveriam arrepender-se pois a vida pecaminosa que viviam traria sobre eles repentina destruição. Entretanto, Jonas, para fugir da Presença do Senhor, comprou uma passagem em um navio e navegou para outro lugar. Por conta desta desobediência, houve uma grande tempestade, provocada por Deus, que comprometeu a vida de todos aqueles que estavam no mesmo navio, que quase veio a naufrágio. A tempestade somente passou após Jonas ser lançado ao mar. Clamando, do fundo do abismo, Deus o salvou.

Quantas consequências sofremos e também causamos a outras pessoas que estão no "barco" de nossa vida, quando deixamos de cumprir aquilo que o Senhor Deus designou para nós, quando pagamos por uma passagem para fugirmos para bem longe da presença do Senhor, para um lugar muito distante, achando que assim fugiremos das responsabilidades e compromissos conferidos a nossa missão.
Cada ser humano veio a este mundo cumprir uma missão e um papel na grande “orquestra” que é a vida. Quando viajamos para o lado oposto de “Nínive” com a passagem que nós conscientemente compramos, para fugirmos da Presença do Senhor e do seu chamado, iremos nos encontrar, um dia, no fundo de um abismo. E somente buscando socorro em Deus, e voltando para o curso de nossa história, encontraremos a vida e a paz.
Quantas pessoas se suicidam a cada dia. Quantas pessoas estão aprisionadas em cadeias, outras morando nas ruas, mesmo tendo família e identidade. Quantas pessoas vivem a base de medicamentos, drogas, religiosidade.... em virtude de estarem há anos sofrendo as tempestades da vida, consequências de terem comprado, um dia, uma passagem que as levaram para bem longe da Presença do Senhor Jesus.

Faça como Jonas fez, se este for o seu caso; mesmo do fundo do abismo, Jesus ouve nosso clamor e nos coloca novamente no curso eterno de nossa vida, pois só na Presença de Jesus há vida, alegria e paz.


“Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.
Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo” (Trecho de alguns versículos do início do livro de Jonas da Bíblia Sagrada que contam esta história)

Gilberto Horácio
 http://www.gilbertohoracio.blogspot.com/

Um comentário:

pastosverdejantes disse...

Olá meu amado. Sou Flademir Bernardo, tenho um blog chamado: Pastos verdejantes. gostaria de tê-lo como segudor, ok!?

Estou seguindo o seu blog.