quarta-feira, agosto 01, 2012

Onde estão as sementes de nosso jardim?

.
Nosso jardim
Gilberto Horácio

Você tem um jardim em casa? Se você tem, sabe bem qual é o prazer de acordar e ver sol brilhando nas pétalas das flores, como se as acarissiasse, molhadas do orvalho da madrugada. Esta é a recompensa de todo o esforço necessário para manter o jardim vivo. Se você não tem um jardim, certamente conheci um.

Nenhum jardim é igual ao outro. O que os difere são as espécies que neles estão plantadas. Muitos são floridos de rosas, jasmins, orquídeas, azaléias, bromélias, lírio, violetas e mais centenas de outras espécies. Somente você poderá definir como será seu jardim; quais são as flores que nele existirão, quais as cores que o colorirá.

No livro do profeta Isaísas capítulo 61, versículo 11 está escrito o seguinte: “Como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações”.

A Palavra de Deus é tão preciosa que cada palavra escrita em uma frase é fundamento para que se faça exegese, e se discurse durante horas. Para que se tenha idéia de tamanha profundidade de conhecimento e sabedoria escrita em cada letra é importante que tenhamos a noção de que a Bíblia foi escrita em um período de 1500 anos, por 40 autores diferentes e em três idiomas: o hebraico, o aramaico e o grego. Foi copiada à mão séculos e séculos, por pessoas especialistas, especificamente os escribas, com tamanha reverência que tinham que se lavar e limpar a cada vez que fossem trabalhar estas cópias e a cada vez que a palavra JEOVÁ fosse escrita, eles tinham que limpar a caneta.

E diante de tamanha sabedoria peguei esta frase: “o jardim faz brotar o que nele se semeia.” Isso significa dizer que nós vamos ter em nosso jardim, que entendo que seja a nossa vida, somente o que plantarmos nela. Se plantarmos valores que sejam do direito, da verdade, da honestidade, da fé, do cristianismo, da paz, do amor, da sabedoria, em nossas vidas será isso que nós colheremos, mas se plantarmos o oposto a isso, nós colheremos exatamente o que plantamos.

O que você tem plantado sem seu jardim? Saiba que as sementes estão escondidas na Palavra de Deus. Basta abrir este celeiro e você vai ter semente a semear em seu jardim. Depois basta aguardar e colher todos os buquês que vamos florir a vida de todos os homens.







Nenhum comentário: