sábado, março 03, 2012

Oportunidade de Vida



Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 
Mateus 11:28

  A rotina, a vida, as pessoas, até mesmo aquelas bem próximas, nunca param. A vida não pára, é o tempo sempre avançando. E sabe, algumas vezes isso cansa.

  Outras pessoas têm o hábito, a inclinação natural, de ajudar quem precisa. Pessoas em dificuldades aparecem no caminho, e para este grupo de "ajudadores" é irresistível o desejo de fazer tudo para ajudá-las a prosseguir. Quase sempre os ajudadores fazem isso em prejuízo próprio: no mínimo de tempo, mas quase sempre da sua mente, sanidade, ego e vontades próprias.

  A vida pode parecer um caos. Mas eu a chamaria como o Leonard Milodnow chamou seu livro: a vida é um Andar do Bêbado. Parece caos, mas há uma direção geral.

  Isso acontece com as oportunidades. Nós aprendemos a confiar exclusivamente em dados, no que temos aqui e agora. É extremamente lógico, mas insuficiente porque na maioria das situações estamos sem todas as informações que precisamos. Há também o fator psicológico, a pressão emotiva e ambiental. Ou seja, confiar só nos fatos me deixaria completamente paralisado na maior parte da vida.


  Quero chegar na minha observação de que a vida premia a todos com oportunidades. É preciso uma boa visão para reconhecê-las a tempo, e disciplina para se preparar antes delas chegarem. 

  Acontece o mesmo com pessoas que precisam de ajuda e os ajudadores. A vida moldou os ajudadores de tal forma que eles estão sempre preparados e desejosos, transbordando de vontade de ajudar a reerguer aqueles que a vida martelou. E eles não perdem nenhum, quando a vida os coloca no seu caminho.

  Só há um problema. Os ajudadores também são pessoas, vivendo no mesmo mundo, debaixo do mesmo Sol. Para ajudar os outros, eles quase sempre não podem mostrar suas fraquezas, seus momentos de angústia, medo, tristeza e solidão. Um médico não pode adoecer. 

  Guardar qualquer sentimento, bom ou não, é como encher uma represa. O tempo de resistência depende do tamanho do coração. Mas..., a pressão aumenta, e quando a represa estourar, tudo aparece repentinamente. 

  Essa pressão constante cansa. É por isso que todos, eu digo todos, precisam de um amigo de verdade. Ele é aquele que você pode confiar sentimentos, alegrias e tristezas. Pode contar em todos os momentos, até naqueles de silêncio.

  Mesmo assim, ainda há O amigo. O que ele fez por mim já está escrito muito antes de eu nascer, nos Evangelhos. Ele não sobrecarrega ninguém, nem pode ser sobrecarregado. 

  Confiar nEle, principalmente em Seus momentos de silêncio, é uma tarefa para toda uma vida. É a maratona além do dia, da noite e do tempo, com um ponto de chegada apenas.

  Que Ele abra seus olhos para a Verdade, que pode ser vista em todo lugar.

Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
Mateus 11:25-30



Nenhum comentário: