sexta-feira, dezembro 30, 2011

The End (O fim)


Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. 
Salmos 30:5


A chegada do dia





  THE END: essas 2 palavras me lembram do final dos filmes que já assisti. Não importa como foi a história, a duração ou os efeitos especiais, porque todos os filmes chegam a um final.

  Nem sempre é o tal do final feliz. Tem final triste, final trágico, final engraçado, inesperado.... tem até filme sem final. A história termina no meio, sem uma conclusão.

  Agora me parece que esses finais não acontecem só na tela do cinema, mas no filme mais louco, imprevisto e inédito de todos: a vida. E olha que nem os maiores mestres do cinema produziram um filme assim, bonito no seu imprevisto e vivo na mudança constante das pessoas. Na vida tudo pulsa, respira, cresce e muda.

  Esse ritmo de mudança deixa qualquer um perdido. As pessoas que nos espelhamos, aquelas que amamos, os próximos e os distantes mudam. O inimigo de hoje pode ser o amigo de amanhã. Aquilo que julgamos certo e justo se mostra ridiculamente parcial e egoísta. Onde víamos problemas impossíveis, aparecem soluções graciosas e mais simples do que qualquer um espera.

  A maravilha da vida é a mudança. Não dá pra navegar nesse mar sem sofrer ao menos um enjôo, sem se molhar com as ondas. Mas nessa viagem passamos também em ilhas paradisíacas, portos de paz que nos reanimam, praias desertas para a contemplação.

  Hoje as pessoas dizem que o dia 31 é apenas uma data simbólica, que as pessoas dão importância pra um dia qualquer. Eu não acredito nisso, e mais: eu digo que hoje todo mundo adora tirar o valor daquilo que importa, e valoriza as coisas sem valor. O último dia do ano é o dia para olhar pra frente, e esperar a nova manhã nascer. É quando a poeira do ano é atirada ao ar, e o frescor do novo, da vida que cresce impassível diante do tempo, invade os pulmões.

  Amanhã pense em todas as dificuldades desse ano. Vai bater uma tristeza, mas lembre-se também de quantos problemas você achava impossíveis, e que agora estão apenas na lembrança. Nada pode vencer o tempo.

  Se você puder, repare na primeira lição que 2012 ensina: fique acordado a noite toda. Quando a madrugada está mais fria e escura, a manhã nasce repentinamente. Primeiro os pássaros cantam e chamam a aurora. Em alguns minutos a luz do sol já está aquecendo plantas, terras e corações.

  Feliz Ano Novo!


Nenhum comentário: