quarta-feira, setembro 07, 2011

Jesus O Apaixonado





Wilma Rejane

Paixão é um sentimento intenso, algo que eleva o homem a um estado de quase êxtase, como se o objeto desejado, fosse o bem mais valioso. Estar apaixonado corresponde a estar em movimento, de felicidade, desejo, encanto. Mas, há paixões que submergem o homem a um estado de sufocamento, tristeza e prisão. Agostinho dizia que é perigoso o homem sair dele mesmo, que o equilíbrio e a racionalidade consistem em olhar para dentro de si, ponderando os erros e redimindo a alma através de Cristo Jesus.

Falar em paixão remete a “paixão de Cristo”, o ato mais pleno e absoluto, a maior declaração de amor feita a humanidade. Um inocente a caminho do calvário, vertendo sangue por todos os poros, açoitado e humilhado, mas firme em seu propósito de amor. Por mim e por você. Jesus É Amor. O Ágape, Perfeito e Incomparável que contempla as imperfeições com mãos de artesão, disposto a pacientemente aparar as arestas e emoldurar o ser a Sua Imagem e Semelhança:


“Porque Deus amou o mundo de tal forma que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo3: 16.

Amou, Agapao; Strong 25 Amor incondicional, por escolha, gesto ou vontade. Agapao nunca procurará nada, a não ser o bem maior da humanidade. Não é preciso química, afinidade ou sentimento.

Tão diferente de nosso egoísmo que procura razões para amar, procura recompensas. Ele ama o que ninguém ousaria amar, intensamente. Quando Jesus nos olha, Ele ama. Apesar de nossa miserável condição de pecador. No Evangelho de Marcos é relatado o encontro de Jesus com um jovem rico e avarento que se nega a doar seus bens em prol do reino de Deus, apesar do estado de declínio do jovem a Bíblia diz:

“E Jesus, olhando para ele, o amou” Mc 10 21.

É assim que Ele olha para nós. Seu olhar não é de condenação, rejeição, critica, mas de amor. No meio da lama do pecado e na escuridão do túnel, Ele nos ama e com a mesma intensidade que se entregou na Cruz nos chama para Seus braços, onde o Agapao cura, limpa e renova a vida. Jesus, de tenros olhos, que queimam como fogo, de suave face, que transmite segurança, de Mãos feridas e abertas, está sempre a nossa espera. Não há amor que se iguale ao Seu. O Agapao foi relatado pela primeira vez na história da humanidade nos Evangelhos, porque não pode ser encontrado em nenhum outro.

“E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e movido de grande compaixão para com ela, curou os enfermos” Mt 14:14.

Possuído de íntima compaixão: splanchinomai, Strong 4697.  Os hebreus consideravam o splanchna como o lugar em que se originavam as suaves emoções e os sentimentos de afeto, compaixão e solidariedade. Essa é a causa de vários dos milagres de Jesus, quando Ele suspira de amor pelos homens.

E quando Jesus suspira, a morte ressuscita. Essa é a nossa Salvação, o suspiro de Jesus, a paixão que Ele sente por nós. 

"Porque o amor de Cristo nos constrange..." II Cor 5:14

Constragne, sunecho Strong 4912,  segurar firme. A palavra denota um sentido de segurar tão forte que seja impossível a fuga. Significa que o amor de Cristo, não nos deixa escolha, a não ser viver para Ele. Como desprezar esse amor? Que nos sustenta com vigor?

Essa paixão me trouxe liberdade e felicidade. Que assim seja para todos os que não se negam a vive-La.

Nele, o Apaixonado.

Nenhum comentário: