segunda-feira, agosto 29, 2011

Ouvindo a Voz de Deus nos Vales

.


Nathália Leandro

Blog da Nathalia

Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, da linhagem sacerdotal de Zadoque, viveu por volta de 597 a C.
Chamado por Deus para exercer o ministério de profeta em meio a um dos períodos mais críticos de Israel, o Cativeiro Babilônico. Podemos perceber que em Eze. 3:22, algo de interessante acontece, Deus Fala com Ezequiel e lhe dá uma ordenança.

“E a mão do Senhor estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo.”

Antes de prosseguirmos nos é interessante deixar compreensível a palavra “VALE”. Geograficamente o que é um vale? Vale é uma depressão alongada entre dois montes ou quaisquer superficies,ou seja,vale é a parte mais baixa de uma região. Na Escrituras Hebraicas essa palavra aparece por 188 vezes e veremos nós que quando trazemos o vale para um contexto bíblico,descobriremos que “VALE” ganhará algumas conotações.


1.Vale: Lugar de guerra

Ao estudarmos o Antigo Testamento, especificamente as guerras que entre povos, perceberemos que as batalhas geralmente aconteciam nos vales e não nos montes, logo vale ganha sua primeira conotação. Porém aquele que atravessa o vale da Batalha com o General de Guerra (JESUS) tem vitoria em sua trajetória!


2.Vale: Lugar de Morte

Os sepulcros,principalmente no AT geralmente era nos vales,quando Deus mostrou a Ezequiel o estado no qual o povo se encontrava espiritualmente,ou seja, sem vida e sequíssimos,Deus deu uma visão a Ezequiel no Vale. Assim temos a segunda conotação. Aquele que atravessa o vale da morte firmado em salmos 23:4 não teme.

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”


3 Vale: Lugar da ausência da manifestação de Deus

Sabemos nós que as maiores manifestações de Deus aconteceram nos montes e não nos vales, a Sarça ardente vista por Moises era no monte, Abraão ver a intervenção poderosa de Deus quando está preste a sacrificar o seu filho no monte, e agora vale ganha sua terceira conotação. Ezequiel estava prestes a quebrar esse estigma,pois aquele que desce ao vale ao mandado do SENHOR tanto ver sua manifestação quanto prova do seu Poder em sua vida.

Se estiveres passando pelo vale,seja ele o vale da batalha, da morte ou da ausência da manifestação de Deus,saiba que é exatamente nos vales que Deus nos proporciona experiência intima com Ele.

Quando Deus ordena que seu profeta desça ao vale,Deus não faz isso sem propósito,e logo veremos os propósitos pelos quais Deus levou seu servo ao vale:


1-Deus queria falar com o seu profeta “Desce ao vale e ali falarei contigo” v22

Nos vale se ouve a voz de Deus com mais facilidade,as dificuldades da vida nos torna mais sensíveis a voz de Deus, então muitas vezes Deus nos leva ao vale para falar conosco.


2-Deus queria manifestar a sua glória ao seu profeta

“Então me levantei, e saí ao vale; e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra.”
Nos vales contemplamos a glória de Deus.


Conclusão:

Vale representa os momentos críticos e difíceis da nossa vida,onde muitas vezes nos deparamos com grandes batalhas, mortes e até mesmo sentimos a ausência da manifestação de Deus, mas é nesse momento que Deus mostra que não nos abandonou e que neste vale além de ouvirmos a sua poderosa voz ao nos direcionar e consolar, também contemplaremos sua glória e provaremos da sua providencia em meio a dificuldade! Deus opera e se manifesta nos vales da vida, basta estarmos sensíveis para ouvir sua voz ao falar conosco enquanto o atravessamos! Ouça a voz de Deus nos vales e tenha a certeza que Ele não te esqueceu!

Deus abençoe sua vida, família e ministério!

A paz do Senhor Jesus!

Missionária Nathália Leandro


.

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus!
Passando para agradecer a divulgação e atenção ao nosso blog!
Deus continue te abençoando nesta caminhada! conte sempre conosco para propagação da Palavra de Deus!

Missionária Nathália Leandro