sexta-feira, abril 22, 2011

Música ou louvor vivo?

.


"Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração,

e glorificarei o teu nome para sempre.
" - Salmo 86:12

Pra você, o quê é louvar a Deus? Essa pergunta vem sendo respondida de muitas maneiras por cada um e por cada igreja. Pastores, levitas, músicos, presbíteros, doutrinas, ouvintes, cada um tem a sua resposta. Talvez a mais comum seja aquela mais fácil de encontrar: as músicas cantadas nos cultos e reuniões de adoração.

E como é magnífico cantar para o Senhor na igreja! Aquela combinação de instrumentos, de ambiente, as pessoas ao redor, todos louvando. Simplesmente lindo!

Não viu nenhum problema na frase acima? Bem, felizmente tem sim um problema, e ele passa despercebido por nós. Termine de ler esse texto pra saber qual é.


O grande engano na maneira como entendemos o louvor ao Senhor é a extensão que damos à ele, ao seu significado. Mesmo sendo tão agradável, geralmente nós limitamos o louvor às 4 paredes da igreja. É muito mais fácil "fluir" o louvor quando estamos num ambiente especial, preparado pra música. É aconchegante perceber que todos ao nosso redor estão louvando juntos conosco, em harmonia. A música é prazeirosa!

Louvar dentro da caixa?
Como eu disse, tendemos a limitar o louvor. Além de cantar só dentro da igreja, no meio do povo de Deus, nós só cantamos quando estamos animados. Essa é a verdade. Se eu estou cansado, triste ou incomodado, vai ser difícil "entrar em sintonia" com as outras pessoas na hora da música. A música deve nos agradar ou vir num momento agradável. Já limitamos o louvor no ESPAÇO (a igreja) e no TEMPO (no melhor momento - para nós). Mas não acaba aqui.

Louvar não é apenas cantar. A palavra Louvor em hebraico tem 7 significados, todos relacionados. Basicamente, trata de expressar alegria, júbilo, agradecer por uma bênção recebida ou que ainda virá, cantar, levantar as mãos, ação voluntária e bendizer o Senhor. Em todos esses significados o alvo é dar glória a Deus, através do agradecimento e da ação de graças. É expressar publicamente quão grande, misericordioso e justo é o Senhor!

"To esperando a hora certa pra louvar."
Não depende de como eu me sinto. nem do tempo ou do lugar. Não marcamos hora pra engrandecer ao Senhor. O louvor não começa quando eu acho melhor (acho que estou pronto), nem termina quando estou triste. Louvor é honrar o Pai, por tudo o que Ele é.

Esse significado muda muitas coisas. Podemos (e devemos) louva-lO em toda situação, em qualquer lugar, a todo tempo. Fazendo isso, o louvor deixa de ser apenas uma música cantada aos domingos, mas se transforma na nossa própria vida! É a adoração viva, sincera, verdadeira, que expressa tudo o que sentimos por Deus e para Deus! É a adoração que não pode ser parada, escondida ou mascarada. Ela simplesmente é.

O louvor vivo é uma fonte de bênçãos. O Senhor se alegra com a nossa sinceridade e com a disposição em se esforçar pra fazer isso (mesmo quando não estamos afim de louvar). Sabe quem é o melhor músico, pra Deus? É aquele que decide viver para se importar com o Pai. Não importa se você canta bem ou não, se tem aquele equipamento de som/música. Louvor é muito mais que música, é a vida que engrandece o Senhor!

E você pode pensar que pra isso precisa ser um "profeta" ou um "santo" ou talvez um "teólogo", ou quem sabe, ter algum "cargo" na igreja. Meu caro leitor, se Deus procurasse as pessoas perfeitas, Ele não teria enviado o Cristo pra morrer por nós. Não se trata de perfeição, de status ou de ocupação. Se trata única e exclusivamente de você! O Senhor anseia por ti.

Tem um homem na Bíblia que foi conhecido como "O amigo de Deus". Sabe o quê ele fez pra ser chamado assim? Não, ele não foi santo. Não, ele não obedeceu a Deus todos os momentos. Ele até teve muita fé, mas não foi sempre. Mas ele era sincero. Não escondia do Senhor suas dúvidas, nem perdia a chance de agradecê-lO. Mais: ele era atencioso com o Senhor, estava sempre pronto a ouvi-lO.

É isso que significa louvar. Ser amigo de Deus. Confiar, ouvir, ser franco com Ele. Oferecer o louvor vivo todos os dias, pronto pra render graças ao Único que merece!

Pronto para louvar?


NOTA: pra quem se interessar, veja os 7 significados de LOUVOR na Bíblia clicando aqui.








.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus é o meu refugio e minha fortaleza amém