terça-feira, novembro 09, 2010

João 14

.


Heverton de Oliveira

De vez em quando nos deparamos com situações nas nossas vidas um tanto complicadas. Nos encontramos desesperados diante de um fato as vezes sem solução. Imaginemos um pai de família que fica desempregado e vai chegando o fim do seguro desemprego e as contas vão chegando e as dividas aumentando até que o desespero vai tomando conta daquele pai e ele se vê numa situação que infelizmente parece que ele fica de mãos atadas.

Ou então a pessoa se encontra diante de uma doença que o médico aparentemente já disse que não há possibilidade de cura, sem dúvida ocasiona em um aperto no coração, na alma, um sentimento de que as forças já se esgotaram.

E podemos citar várias situações como filhos nas drogas, casamentos destruídos, ou até a mais desesperadora de todas as situações : a morte de algum ente querido.

O ser humano quando se vê diante desses fatos parece ter perdido toda a esperança. Mas eu venho aqui através desse texto para dizer que há uma solução para tudo isso. Essa semana eu estive meditando em um trechos mais belos da bíblia. E lendo aquilo um sentimento de esperança tomou conta de mim. Espero que essas palavras que serão escritas nesse momento entrem em seu coração e te levem a refletir e descobrir qual é a solução para suas dúvidas, a resposta para seus anseios mais profundos.

Se você passa por alguma situação semelhante a essas citas acima,ou nem semelhante mas talvez você sente um vazio no coração que precisa ser preenchido, há uma solução para você.
Jesus disse em João 14:1

‘’Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. ‘’

A Resposta para os nossos problemas, para os nossos anseios se chama Jesus Cristo. Quando você tem um encontro verdadeiro com esse Deus, você encontra esperança. Se você tem fé nesse Deus Ele mesmo lhe disse: ‘’Não se turbe’’, ou seja, não se perturbe ou não fique aflito. Não deixe que o desespero entre em seu coração. Em outras palavras,eu creio que ele queria dizer : ''Meu filho, mesmo que os problemas, as dúvidas venham até a ti não fique aflito''. Sabe por que ele disse isso?

Por que as coisas ruins desse mundo vem mesmo para nos deixar aflitos, mas, mais importante que tudo isso é o que há por vir, a nossa salvação. Por isso Ele continuou...

‘’Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.’’
Veja só que emocionante, ele não promete ausência de problemas, mas garante que há uma esperança para tudo, a salvação. Ele diz : ‘’Na casa de meu Pai há muitas moradas... E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo...’’

E essa é só a apresentação, a cerca desse texto. Ele inicia mostrando para quem tem fé n´Ele, acredita que ele traz a salvação para o mundo, a esperança para os anseios de cada um.
Mas no meio do discurso de Jesus aparece uma pessoa em dúvida. É aí que chegamos ao assunto central dessa ministração. Entra alguém no texto que reflete a humanidade. O nosso comportamento, muitas vezes. Sempre que entra alguém no discurso de Jesus em João 14, é para fazer uma pergunta. Essas são as perguntas da humanidade perdida para o Deus que é o Caminho.

Quando Jesus disse:

‘’Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.’’

Entra a primeira dessas perguntas da humanidade, a primeira representada por Tomé.

1ª PERGUNTA NÓS NÃO SABEMOS PARA ONDE VAIS; E COMO PODEMOS SABER O CAMINHO?’’

Tomé representa muitas vezes o ser humano nessa frase. Quando ele disse: como podemos saber o caminho? Trazendo para os dias de hoje é como se ele quisesse dizer: E agora, meu filho está doente, perdi meu emprego, as dívidas estão me sufocando, como posso mudar essa situação, ou como encontrar um alivio? Deus, Jesus, me mostre o caminho!

Era bem isso que Nós falaríamos no lugar de Tomé. Tomé apenas naquele momento representava uma humanidade as vezes sem rumo diante de uma pessoa que poderia ter a solução. Com certeza você já deve ter se visto no lugar de Tomé! Ele naquele momento era apenas mais um desesperado e sem destino diante de um Deus que é misericordioso.

Mas, Jesus, mostrou toda a sua misericórdia naquele momento. Ele apresentou a solução. Ele mostrou o caminho para as duvidas humanas, ele mostrou a solução para uma humanidade desesperada.
Ele disse:

‘’Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.’’

Ou seja ele deu a esperança. Ele mostrou o caminho para nós. Diante da pergunta de Tomé. Como saber o caminho? Ele respondeu: Eu sou o caminho. Por tanto a primeira resposta é simples e objetiva...


1ª RESPOSTA EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

Mas o texto continua...

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Se nós conhecemos a Jesus, conheceremos também a Deus. Em outras palavras se nós passamos a ter um relacionamento com Cristo, alcançaremos a salvação. Mais uma vez, Jesus coloca em foco de seu discurso a salvação como solução para tudo. Afinal a salvação é de fato a solução para nossas vidas. Tudo aqui neste mundo é passageiro, o mais importante é o que vêm depois. Por tanto estava bem claro até aqui o que Jesus queria dizer, ele não colocava em pauta as coisas materiais e sim as espirituais. Só que nós humanos continuamos com nossas dúvidas, mesmo diante das respostas de Deus. A partir do momento que Jesus nos diz que alcançaremos a salvação nele, vem um tal de Felipe, e nos representa novamente.

2ª PERGUNTA: MOSTRE-NOS O PAI.

‘’Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.’’

Muitas vezes nos portamos de maneira semelhante a de Filipe, Estamos diante da solução, mas mesmo assim continuamos procurando por ela. Estamos diante de Deus em nossas vidas mas ainda assim não o reconhecemos! Sabe, as pessoas esperam por grandes milagres na humanidade, mas não percebe que os milagres estão acontecendo até em suas próprias vidas.
Quando eu não conhecia o Senhor, eu vivia me fazendo a seguinte pergunta: Poxa, por que Deus fazia milagres antigamente e hoje em dia ele não faz mais nada? Veja só quantas crianças morrendo, quanta violência, quantas guerras, as pessoas precisam de Deus e ele não aparece para fazer os milagres que elas precisam!
Mas eu não entendia que na verdade ele estava fazendo milagres sim. Veja só, eu estou vivo, eu nasci, eu era apenas um espermatozóide e o hoje sou um homem de um metro e sessenta e oito, quer milagre maior que esse? Mas o problema, é que o ser humano quer ver um milagre de raios e trovões, por que é mais impactante. O que temos que fazer é olhar a nossa volta e perceber que estamos diante de inúmeros milagres. Estamos diante de nosso pai. Mas ficamos falando como Filipe: Mostre o pai Jesus! Meus queridos, as vezes o pai está diante de você. O milagre é sua mesa com arroz e feijão e de quebra um ovo frito, o milagre é seu filho correndo e brincando na rua, o milagre é também você sair de sua casa todos os dias e voltar são e salvo sem que nada de mal te aconteça. Preste atenção nos pequenos milagres que acontecem na sua vida e verá que se você perceber isso, seu dia a dia pode melhor e você pode ser mais grato e ter conseqüentemente uma vida melhor!

2ª RESPOSTA QUEM ME VÊ, VÊ O PAI.

‘’Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?’’

Filipe representava-nos quando não conseguimos perceber os milagres em nossas vidas. Ele estava diante de Deus e mesmo assim perguntava onde estava Deus. Essas são as duas questões e respostas centrais para a humanidade. Para quem quer saber o caminho, a resposta é Jesus, e para quem ainda não percebeu isso, a resposta é quem vê Jesus vê a Salvação.

E para quem entende essas coisas há algumas promessas, para quem crê em Jesus e passa a amá-lo além de promessa de salvação há a promessa da presença dele nos momentos difíceis.

‘’Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.’’

Como eu disse no começo se você crê e faz a vontade de Jesus e está em uma situação sem rumo, ele promete uma coisa: ‘’me manifestarei a ele.’’

A segunda promessa que ele nos faz é que se crermos nele, o Espírito Santo estará conosco.

‘’...aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas...’’


Ou seja, o Espírito Santo nos ajudará, e nos ensinará tudo o que precisamos saber.
Por tanto preste atenção, Jesus tem as respostas para as suas perguntas. Ele quer que você creia nele para que a sua vida tenha uma solução. Para que a ira de Deus não esteja sobre nós apenas , temos que crer em Jesus, reconhecer seu sacrifício na cruz , saber também que nós somos pecadores, e deixar ele mudar o rumo de nossas vidas.
Daí então, a salvação estará a nossa disposição.
Pela Graça de Nosso Deus.

Por tanto, Não fique aflito, não se turbe o vosso coração, crede em Deus, em Jesus Cristo, nosso salvador.


Visite este Blog: Blog do Heverton



Concurso Literário. Prêmio Blogueiro Cristão 2010.



.

Nenhum comentário: