segunda-feira, outubro 04, 2010

Lutero, o homem que mudou seu mundo


HEVERTON OLIVEIRA

Blog do Heverton

Lutero é hoje um referencial histórico para a igreja e o mundo. Você encontrará seu nome em livros evangélicos e seculares. Não importam quais sejam as crenças, todos são unânimes em afirmar: Este homem mudou o mundo da sua época. Historiadores declaram que sua influencia foi muito além do ambiente religioso, até a política e a sociedade medieval foram moldadas pelos pensamentos dele.

Voltaire também bombardeou a Europa com seus ideais de justiça e igualdade. Mas qual foi a base da revolução de Lutero? Quais eram os ideais que o levaram a fazer o que fez? A doutrina da justificação pela fé. Rm 1:16-17 foi seu texto de ouro: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

Certa vez ele disse: “A justificação pela fé somente é um teste de uma igreja firme ou decadente”. John Wesley corrobora esta afirmação quando falando da justificação pela fé disse: “É o verdadeiro segredo da força do protestantismo”.

Ai está o motivo que explica a decadência da igreja evangélica no Brasil. Mas talvez você me questione: “Decadência? Somos mais de trinta milhões de evangélicos no Brasil”. Eu sei que os números são gigantescos e alguns ainda vão mais longe, chegando a dizer que talvez os evangélicos ocupem uma fatia de 30 por cento no Brasil. Mas ainda assim eu digo: decadente. Pois veja, uma pesquisa recente mostrou que entre 35 países o nosso é o que melhor aceita o divorcio e apenas 12 por cento da população acredita que o casamento é para toda a vida. Então significa que há pelo menos 18 por cento de evangélicos que discordam de um valor cristão básico? Sim. Meu Deus, se os evangélicos não conseguem crer numa coisa que até muitos ímpios acreditam, qual é a prova de que eles são de fato cristãos? Só porque confessam Jesus como Senhor? Lembre-se da advertência de nosso Mestre: “nem todo que me diz senhor, senhor entrará no reino”. E Tiago também declarou: “Crês, tu que Deus é um só? Fazem bem. Até os demônios crêem e tremem”(Tg 2:19).

Há algum tempo atrás uma revista secular fez uma matéria sobre as igrejas evangélicas no Brasil para tentar explicar a razão do crescimento delas. Segundo eles isto se dava porque as igrejas evangélicas atuais estão mais contextualizadas e trazem consigo uma mensagem de aplicação prática no dia-a-dia das pessoas. Esta revista é daquelas que crêem na teoria da evolução. No entanto, ainda assim eles enalteceram a igreja evangélica no Brasil. Quando um ímpio, que prega a ideologia do macaco nos elogia é porque algo está errado. Jesus já dizia: “Ai de vós quando todos vos louvarem”. Todos quem? Ora, o mundo. O que está errado? Nos tornamos pregadores da auto-ajuda e não do evangelho. Estamos ensinando as pessoas a como viver bem aqui e não como se relacionar com o Criador. A mensagem do evangelho, a mensagem da cruz, da justificação pela fé desapareceu de nosso meio. Ou me diga, quando foi a ultima vez que você ouviu uma pregação sobre este assunto? “5 principios de prosperidade”, “4 leis de casamento”, brotam aos milhares, porém sermões sobre a justificação pela fé praticamente desapareceram.

Certa vez depois de ouvi-lo várias vezes discursar sobre o mesmo assunto, alguém perguntou a Lutero: “Por que você está pregando sobre isto pela vigésima vez? –ele respondeu- É que eles ainda não tinham entendido até a décima nona”. Mas nós somos diferentes, gastamos meia hora falando do que chamamos de evangelho, concluímos com a oração do pecador e depois passamos para “algo mais profundo”, por considerarmos que a justificação pela fé é o leitinho das crianças. Querido, a bíblia diz que os anjos anelam entender o evangelho e não conseguem, contudo você acha que já descortinou o “mistério” outrora oculto?

Sabe por que os pastores atuais saem em busca de qualquer modelo de igreja que prometa crescimento? É que não temos mais o evangelho. Paulo disse que o evangelho é o poder de Deus para a salvação. Não é um dos poderes, é o poder. Em Rm 1:16 se diz porque o evangelho salva: “porque nele se descobre a justiça de Deus”. O evangelho dos evangélicos é diferente: “Nele se descobre a maneira de ficar rico. A maneira de viver bem aqui. A maneira de resolver meus problemas matrimoniais. A maneira de ser um sucesso neste mundo”. Por isto nossas igrejas estão cheias. Por isto nossas igrejas estão vazias. Repletas em numero, vazias em vida.

Quando Jesus disse que morreria na cruz, o que Pedro fez? “Senhor, pare com este discurso sobre cruz”. Então o Senhor olhou para ele e disse: “Arreda satanás!”. O diabo não liga quando falamos sobre amar ao próximo, até Gandhi, um homem que não cria em Jesus, acreditava nisso. Ainda que sejam bíblicos, o diabo não liga quando falamos sobre princípios de como prosperar financeiramente. Mas fale da cruz que é a mensagem do evangelho, da justificação e o inferno irá acampar ao seu redor.

Durante uma conferência britânica a respeito de religiões comparadas, técnicos de todo o mundo debatiam sobre qual a crença única da fé cristã -se é que existia essa crença-. Eles começaram eliminando as possibilidades. Encarnação? Outras religiões tinham diferentes versões de deuses aparecendo em forma humana. Ressurreição? Novamente, outras religiões possuiam histórias de retorno dos mortos. O debate prosseguiu durante algum tempo até que C. S. Lewis entrou no recinto. "A respeito do que é a confusão?", ele perguntou, e ouviu a resposta dos seus colegas de que estavam discutindo sobre a contribuição única do cristianismo entre as religiões do mundo. Lewis respondeu: "Oh, isso é fácil. É a graça". Ora, e o que expressa melhor a graça do que a justificação pela fé?

Você espera verdadeiramente ser um instrumento de salvação? Busque conhecer o evangelho. Leia livros, ore, medite, clame, chore para que o Senhor revele a ti esta grande doutrina. Porque afinal, só pode ser chamado de mensageiro do Senhor aquele que tem a mensagem dele.


Concurso Literário - Prêmio Blogueiro Cristão 2010



.

Nenhum comentário: