quarta-feira, outubro 06, 2010

Louvor apaixonado


Renato Collyer

blog: www.renatocollyer.blogspot.com

É muito comum nos envolvermos com a música que está sendo executada enquanto adoramos a Deus. Eu simplesmente amo o momento do louvor da minha igreja. Não estou menosprezando os outros momentos do culto, mas quando abro meus lábios e louvo ao Senhor, nada mais interessa, nada mais tira minha atenção da doce presença do Espírito. Todos que ali estão são envolvidos por uma atmosfera de adoração única e sublime.

Com a ajuda das lindas melodias, os corações contritos são convertidos em verdadeiros mananciais de graça e paz. A música possui essa singular capacidade de contagiar e estimular nossos sentimentos. Ela nos move. A música nos transporta para um lugar tranquilo e seguro: a maravilhosa sala de visitas de Deus! Esse é um lugar comum para os adoradores. Gostamos de estar lá. Adoramos a companhia do Pai.

Através da música, declaramos nossa paixão e nosso desejo de estar sempre na presença de Deus.

Já que estamos falando de louvor através da música, vou apresentar a você alguns breves conceitos com o intuito de facilitar a compreensão do tema que estamos tratando aqui.

A música pode ser dividida em três partes: melodia, harmonia e ritmo.

Melodia. A melodia nos faz sonhar, chorar ou rir de alegria e sentir emoções que provêm do fundo da alma. Não vou me deter em diferenciar instrumentos harmônicos de instrumentos melódicos, pois não é nosso objetivo aqui, mas fique à vontade para pesquisar sobre o assunto.

A melodia é responsável pela "cor" da música, pelo seu entusiasmo ou angústia, agressividade ou suavidade e paz. Em geral, acordes menores transmitem pesar, obscuridade. Tente executar uma música composta por acordes menores e perceba o resultado. Acordes maiores, entretanto, possuem um som mais aberto, divertido. Independentemente do tipo de sequência utilizada, a música transmite uma mensagem, ainda que não seja cantada.

Um solo de blues, por exemplo, transmite algo doloroso, mas ao mesmo tempo agradável de se ouvir. As notas de um saxofone podem expressar toda a beleza de um amanhecer ou o pesar de um coração amargurado.

Em uma linguagem acadêmica, é a melodia que dá sentido a uma composição, sendo sua voz principal. A melodia encontra apoio na harmonia e no ritmo. Na clássica notação musical, ela é representada no pentagrama de forma horizontal para a sucessão de notas musicais e de forma vertical para sons simultâneos.

Harmonia. Chamamos de harmonia a relação vertical das notas que são executadas num mesmo momento, podendo ser ternária (sons formados pelo intervalo de terças, como dó/mi/sol), quaternária (intervalo de quartas, como fá/si/mi), quinária (intervalo de quintas, inversão do de quartas, como si/fá/dó) e assim por diante.

Talvez um modo simples de explicar o que é harmonia seja dizer que representa o acompanhamento da melodia, o apoio da voz principal. Enquanto um ou mais instrumentos executam a melodia, os demais funcionam como base de sustentação para as notas executadas. Não são responsáveis pelo brilho principal da música, mas fornecem as cores para que a obra prima seja feita com maestria.

Ritmo. Ele está intimamente ligado à nossa percepção externa, pois atinge nosso corpo, nossa carne. Vou explicar. É muito comum vermos uma criança balançar-se à “batida” (ritmo) de uma música agitada. Sem saber, a pequena criança expressa, através de movimentos, suas emoções. Seu corpo responde ao estímulo sonoro. Seus movimentos refletem o que o ritmo provoca. É uma resposta quase que natural do corpo humano. Creio que, justamente em virtude disso, o diabo tem tentado tomar posse de diversos estilos musicais com o intuito de perverter o principal propósito da música: a adoração ao Pai.

O Inimigo tem disseminado sensualidade e erotismo através de ritmos envolventes, levando jovens para um caminho errado. Mesmo inconscientemente, seus corpos são envolvidos pela mensagem de pecado presente nessas músicas.

Não devemos esquecer que o diabo exercia a função de adorador antes de ser expulso dos céus – essa função pertence ao homem agora. O Inimigo tenta corromper a música e o faz com grande destreza, pois entende muito bem do assunto. Como Igreja do Senhor, no entanto, devemos destronar seu poderio sobre a música e disseminar aos jovens uma música inspirada por Deus. Músicas capazes de libertar almas presas pelo pecado. Músicas carregadas de paixão e amor pelo Pai!



Concurso Literário - Prêmio Blogueiro Cristão 2010




.

Nenhum comentário: