quarta-feira, setembro 22, 2010

Se eu estivesse entre os 33 mineiros soterrados no Chile

.
André Sanchez
Esboçando Ideias

Creio que chegou ao conhecimento de todos a grave situação que estão passando os 33 mineiros soterrados no Chile. As notícias que chegam todos os dias sempre mostram que a situação vivida por eles é de grande dificuldade, e que se eles quiserem sair vivos daquela mina, terão de superar limites nunca antes superados por ninguém em situação parecida. Terão de esperar quase quatro meses para que o esgate chegue até eles, e ainda superar as dificuldades de viver à 700 metros abaixo da terra em um cubículo de 50 metros quadrados.

Eu e minha esposa conversávamos sobre esse assunto e nos questionávamos se conseguiríamos agüentar uma situação como a que eles estão passando. – Eu não agüentaria, ela me disse. - Eu acho que agitado como eu sou, morreria num lugar apertado como aquele, eu disse a ela.

Essa situação nos levou a refletir sobre uma questão muito interessante: Deus não permite que nada que esteja além das nossas forças aconteça em nossa vida. Deus sabe o potencial de cada um, a resistência de cada um, o nível de força para superação que cada um tem, e o que cada um deve enfrentar.

“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (1Co 10:13 - NTLH)

Saber disso nos leva a dois pensamentos: Em primeiro lugar, Deus nos ama de forma tão grandiosa que nos protege de fardos que não teríamos condições de carregar. Todos os 33 mineiros que estão ali, debaixo de toneladas de terra, tem condições de superar aquela grave crise. Isso não significa que vão superar, mas significa que eles têm condições de superar. Talvez, alguns de nós não teríamos essa condição, por isso não estamos lá.

Segundo, sabendo que as dificuldades têm, no máximo, o tamanho que temos condições de suportar, temos a obrigação de lutar. Se sabemos que o inimigo está à nossa altura, que não nos golpeará com nada que não possamos aguentar, por que ficar com medo e achando que vamos perder a briga? Precisamos arregaçar as mangas e partir para a luta, dispostos a elevar a nossa força até o máximo que Deus nos deu, sabedores que ainda temos um “plus”, pois o texto diz que Deus ainda “dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (1Co 10:13)

Todos nós temos desafios menores, iguais ou maiores que os 33 mineiros soterrados. O que precisamos ter em mente é que Deus nos deu condições de superá-los. Tudo depende da nossa atitude em relação aos desafios.

E você, que atitude tem tido diante dos difíceis desafios que aparecem diante de você?



3/5 - Concurso Literário "Prêmio Blogueiro Cristão 2010"




Nenhum comentário: