quarta-feira, agosto 04, 2010

Negue-se a si mesmo


Heverton Oliveira

Mt 16:24 “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.

A grande promessa do cristianismo para esta vida não é te prover ouro (dinheiro), trono (poder) ou coroa (glória deste mundo), mas sim uma cruz.

Quando um cristão quer provar que Deus está o abençoando, ele diz: “Olha que casa maravilhosa Deus me deu”. “Olha como tenho avançado no trabalho. Estou por cima”. Nada disto é pecado, no entanto o grande sinal de um cristão é a morte, é a disposição ao sacrifício. A frase mais dita pela maioria dos cristãos é: “Eu posso, eu faço e aconteço”, mas a dos apóstolos era: “Eu morro, me humilho e obedeço”.

At 20:24 “em nada considero a vida preciosa para mim mesmo”. Ap 12:11 “mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”. Todo o foco e ensino do cristianismo atual está em “Como viver bem aqui”. O cristianismo verdadeiro também nos dá lições sobre esta vida, mas acima de tudo nos conclama a morrer, a perder coisas aqui para ganhar algo lá, visto que o reino de cristo não é daqui, talvez a única coroa que o mundo nos dê é a de espinho: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (I Co 15:19). Se quisermos viver para ele, temos que morrer para nós.

1-Morra para os seus sonhos
Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Muitas igrejas por sua vez declaram: “Se alguém quer ter Jesus atrás de si, confirme-se a si mesmo tome sua coroa e deixe que ele corra atrás de você”. Cristianismo atual faz o convite: “Venha e Jesus realizará os seus sonhos”. Mas Jesus, disse para negarmos a nós mesmos, a morrermos para nossos sonhos, porque eles são egoístas.

Estamos acostumados a dizer que o diabo é o nosso inimigo. Sim, mas sabe qual é o grande opositor de Deus? Você! Toda a minha e sua carne é contra Deus: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl 5:17). É por isto que se diz que Jacó lutou com Deus. Jacó venceu. Sabe como? Perdendo para Deus. “lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê” (Os 12:4). Que adversário a gente vence quando chora, se humilha e pede misericórdia? Deus.
Relutamos em fazer a vontade de Deus, e aí então começa a se travar uma batalha, onde o Senhor vai nos humilhando e humilhando até que reconhecemos nossa desobediência e entregamos a toalha. Ao dizer: “Eu me rendo”. o senhor declara: “Você venceu! Terá tudo de mim agora”. Mas talvez você esteja dizendo: “Mas e quando a minha vontade está em acordo com a de Deus?”. Meu querido, ela nunca está. Se está, é porque você já perdeu para Ele.
Tolstoi quando criança pulou de cabeça do segundo andar e rachou o coco, ficando assim desapontado, pois estava na esperança de que Deus o livraria: “Eu tive fé. Acreditei. Eu orei!”. Não pense que andar com Deus é se lançar num projeto de vida e dizer para Deus: “Vem atrás de mim, me segura, me abençoa, pois em creio em Ti”. Orar um monte de gente ora. Ter fé até os demônios possuem. Agora, cristianismo é quando você para e diz. “faça a tua vontade e não a minha”.
“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (ICo 5:15)”. Nada mais justo... ele te deu o céu, só requer que você entregue sua mísera vida.
Ganhei um carro do meu pai ao fazer dezoito anos. Depois de alguns dias olhei para o automóvel e pensei: “Puxa até agora eu não o consagrei. Senhor eu o entrego a ti”. Fiz esta oração de manhã e a tarde bati o carro, dando perda total. Fiquei pensando o que teria sido aquilo. Acho que no céu o Senhor dizia: “Ora, você não me entregou? então, eu faço com ele o que eu quiser”. Para muitos, entregar a vida para Jesus é mais ou menos o que eu fiz: “Eu te autorizo a me guardar e me abençoar agora”.
Na época de Jesus, quem convertia, convertia mesmo. Só andava com Ele quem entendia a renuncia, a cruz, visto que quem cria geralmente morria. Em alguns países ainda é assim. Ouvi um missionário contando acerca de um menino de seis anos que mesmo morando num país muçulmano se entregou a Jesus, e por isto foi baleado na barriga com seis tiros. Diante da pistola o garotinho dizia: “Eu não vou negar Jesus, mas, por favor, não me mate”. Hoje em nosso pais “cristão” muitos negariam a Jesus, pois quem não negou a si, nega a Cristo.
Mas eu te pergunto: Por que Moisés “recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado”, Paulo entregou sua vida e os discípulos abriram mão de tudo para seguir a Jesus? Eles viram algo que muitos de nós não viram. E o que viram é muito, muito bom. Pode não ser bom para o ego, mas é maravilhoso para a alma.
“Eu nasci pobre, não tinha nada. Mas hoje tenho isto e aquilo”. Este nós dizemos: “Venceu na vida”. Moisés, por sua vez tinha tudo, mas abriu mão de tudo. Este, nós dizemos: “perdeu na vida”. Sim, mas para Deus é quem perde que ganha.
O cristianismo atual mede você com base nas coisas que conquistou. o cristianismo verdadeiro te avalia com base no que você perdeu. Se não perdeu nada por seguir Jesus, então é porque você não está de fato o seguindo.

2-Morra para a glória humana

Logo após dizer “negue-se”, Jesus declara: “de que adianta ganhar o mundo”. Por que ele não disse “Negue-se, não mate, não roube, não adultere”? Porque o maior problema do homem é a sede por ser um sucesso, é a ambição. Esta é a pior parte da carne.
Mas talvez você esteja dizendo: “Eu sou um cara humilde. Não quero ganhar o mundo”. Quer sim, todos querem. Alguns são mais ambiciosos e aspiram ser aplaudidos em todo o globo, outros querem pelo menos ser elogiados em toda a sua cidade, ou então pelo menos em todo o seu bairro, ou então pelo menos em todo o seu colégio ou então em toda a sua família. Mas uma coisa é certa, o ser - humano, numa escala maior ou menor, ama a glória deste mundo e o elogio dos outros homens.

Sabe por que muitos aqui não conseguem tomar a cruz de Cristo? Por que estão buscando a coroa dos homens. E por causa da glória humana, deixam de servir a Deus: “Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga. porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (Jo 12:42-43).
Você trabalha que como um louco e diz que é por necessidade ou para dar uma vida melhor para seu filho, mas a verdade é que você o faz pela glória dos homens e por isto não tem tempo para o reino de Deus.
Por que um pastor deixa de pregar a verdade? Pela glória dos homens.
Por que um jovem começa a namorar e ficar? Por que não agüenta ficar sem sexo? Não, é porque ele não agüenta ser caçoado pelos homens.
Não ligue para os homens, e mais, abomine o elogio deles. “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1:10). “Eu não aceito glória que vem dos homens” (Jo 5:41) “aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus” (Lc 16:15). Quem se destaca no mundo? O belo, o forte, o endinheirado, o talentoso. Nada disto é pecado em si mesmo, mas não ligue para elas. Abomine o que Deus abomina. Você até pode ser belo e ter dinheiro, mas abomine a glória que vem através deles, almeje a glória da cruz. Mas lá é o lugar onde viram Jesus. E enquanto os homens viraram o rosto, Deus foi glorificado. Para os judeus e gregos era um escândalo e loucura (I Co 1:23), mas para Deus foi deleite: “ao Senhor agradou moê-lo” (Is 53:10).
Antes do pecado Adão estava nu, mas não percebia, porque provavelmente estava vestido com a glória de Cristo. Por isto na cruz, Jesus morreu sem roupa, mas mostrar que neste mundo caído só seremos cobertos com a glória de Deus se você estiver nu diante dos homens.
Isto explica porque Davi não se importou com o desprezo de Mical. Ao vê-lo dançando diante da arca da aliança com tanta força que partes do seu corpo ficaram expostas, ela lhe disse: “Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer!” (II Sm 6:20). E o rei de Israel retrucou: “Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos” (II Sm 6:21-22). É como se Davi estivesse dizendo: "Se para trazer a presença eu preciso me tornar desprezível aos olhos dos homens, ainda mais desprezível farei".
O princípio se repete: só traz a presença de Deus para casa, aquele que estiver pelado diante dos homens.

Concurso Literário Prêmio Blogueiro Cristão

.

Nenhum comentário: