quinta-feira, junho 03, 2010

Blogs Evangélicos e o perigo da vala comum

.

João Cruzué

A visão inicial que tive sobre o uso de Blogs evangélicos não mudou. Ela veio no dia que digitei a palavra "church" no navegador e veio uma página de uma igreja satanista. Fiquei admirado com a letargia dos líderes cristãos. Depois, conclui que eu fazia parte dessa liderança e fui blogar e ensinar outras a fazer o mesmo. Hoje temos quase duas dezenas de blogs evangélicos na NET, mas uma coisa me preocupa: o lado mesquinho da cultura de algumas igrejas infectou a blogosfera. Isso tem assustado os leitores não crentes quando leem só coisas ruins do meio evangélico.

Hoje temos milhares de blogs evangélicos, muitos dos quais tiveram nosso incentivo em dicas para blogar. Somente em 2009, a UBE, comunidade que liderei, cresceu de 1.300 para 6.000 blogs associados. O que seria motivo de satisfação, na verdade tem me preocupado, pois o foco inicial está sendo perdido.

A vala comum de um blog não cristão hoje é o apedrejamento de Pastores. O Pastor Silas não é a "geni" da WEB. Os blogueiros que detestavam fofocas, agora escrevem como loucos sobre as mesmas pessoas para girar o counter de seus castelos de areia. Não criam nada, não fazem nada na vida virtual a não ser criticar e falar mal dos outros, escondidos atrás de uma falsa APOLOGIA.

Se for para escrever textos e mais textos que abordam SEMPRE o lado ruins das pessoas, então não precisaria de blogs, pois o diabo já faz isto. Ou fazia. O que tenho visto não é apologia cristã, mas farisaísmo arcaico e rançoso.


Um blog evangélico que só trabalha apenas com posts ácidos e opiniões rasas só é comparável àqueles pregadores de praça com pouca sabedoria e muito radicalismo. As pessoas passam se assustam.

A impressão que as pessoas têm dos crentes quando passam perto das "rodas" de pregadores da Praça da Sé em São Paulo é que estão diante de pessoas desequilibradas. A primeira impressão delas produz um sinal amarelo, que se é aquilo que acontece dentro das Igrejas Evangélicas, então os crentes têm um estranho mau gosto. A imagem de um traz o preconceito sobre todos.

Assim também já está acontecendo na blogosfera evangélica. Muitos blogueiros estão seguindo o sucesso irresponsável de fofoqueiros que se identificam por apologetas. Se há um milhão de assuntos bons para escrever e um ruim para criticar, a facilidade de desconstruir é muito mais atraente. A fama pela fofoca ou por críticas gratuitas em nome da defesa da fé parece -se muito como a história da roupa invisível do rei.

O texto que eu gosto ler tem um conteúdo positivo. É uma postagem que não assuste pela agressão barata. E um assunto que encante e cative a atenção de um leitor comum. É um estilo cristão.


É tempo de cativar, de fazer planos mais altos, de fugir da vala comum. De que vale um blog que não tem mais o respeito de seus leitores?

É preciso blogar com excelência, com consciência, sem vergonhar o evangelho. Blogar insistentemente coisas não construtivas mostra aos leitores de maior cultura a mesquinhez que há por trás do blog. Que perfil de leitor é atraído por conteúdo negativo? A julgar pelos comentários superficiais...

É por isso que creio e insisto em uma blogosfera evangélica equilibrada, positiva, construtiva e séria. Exatamente a receita para bons formadores de opinião. Menos que isso seria perda de tempo e prejuízo para a Igreja.




4 comentários:

Blogueiros Cristãos disse...

Irmão João, é triste, mas é real.

Eu possuo um serviço de Alertas do Google que me mostra quem e como estão falando de qualquer assunto na WEB e nunca vi em meus poucos anos de experiência na blogosfera, tanta gente falando de um assunto só. Há blog que postou ontem a seguinte notícia: Silas Malafaia sai da CGADB. O que o senhor acha? É uma notícia bombástica, e porque não dizer, inédita!

A quantidade de blogs sem criatividades e sem conteúdos, não é mais de contar a dedos. E como o senhor falou, que aqueles que não gostavam daquilo terminam acreditando e começando a gostar. Resultado: Como os não evangélicos nos olham, ou olham a nossa igreja? A Assembléia de Deus é mesmo uma igreja?

Enquanto ridicularizam, e como diz o meu amigo Márcio Melânia: "Cospem pra cima", ainda há pessoas como o senhor, que aproveitam os seus restos de dias - como todos nós, somos passageiros neste mundo - para publicar testemunhos do que o nosso Deus fez e faz na vida de seu povo.

Parabéns mais uma vez pela postagem. Escrita no momento certo.

Lucas M Junior

Joao Cruzue disse...

.

Irmão Lucas,

A razão de minhas marteladas é uma só: Eu creio no bom senso. Que podemos, pelo menos na Internet, combater a cultura do superficialismo.

É possível sim, sonhar com blogueiros cristãos que sejam admirados pela excelência e graça de seus conteúdos.

É um pouco mais difícil andar por este caminho, mas em certa altura da maratona, eles ultrapassaram aqueles que cuidam apenas de postar sobre a vida dos outros.

Eu creio que há vida inteligente na Blogosfera Evangélica e que o conteúdo equilibrado pode ser contagioso.

Obrigado pelo comentário. Vou enviar um convite para que o irmão possa postar neste blog. Por favor, indique o endereço de email de sua preferência.

Irmão João: cruzue@gmail.com



.

Márcio Melânia disse...

Infelizmente há 'vida inteligente" mas muito preconceituosa na blogosfera evangélica.
Se não "rezar na cartilha" é discriminado, negado o comentário e duramente criticado.
Infelimente...
Mas felizmente e graças a misercórdia de Deus, no céu não teremos estas coisas e muito menos "placa de igreja".
E sei que se não publicou o meu primeiro comentário, muito menos terei este publicado, mas eu tinha que "falar".

Marcio Melânia disse...

De Márcio Melânia,


(Sobre ter postado o primeiro comentário no Blog Olhar Cristão e achar que não foi publicado)

Perdõe-me pelo engano. É que faço meus comentários direto do Google Reader, então ao ler o texto escrevi sem notar qual blog estava comentando.

Abraços,

Fique na Paz que excede.

Márcio Melânia

"Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados,
sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco."
(2 Coríntios 13 : 11)


Recorte por João Cruzué


.