domingo, maio 23, 2010

SEID - TRANFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO ENSINO

.

SEID

PASTOR VALDIR GOMES PERINI

Blog do Pr. Valdir

Fiquei muito triste ao me deparar com postagens em alguns blogs que copiados de uma matéria da Folha online, sobre o Seminário que a Igreja de Deus, denominação a qual pertenço, possui em Goiânia. A minha tristeza foi principalmente pela forma como foi apresentada a matéria, onde se lia "Falsa Faculdade Evangélica".

Eu sou pastor da Igreja de Deus, e sei que pertenço a uma igreja séria; uma igreja pentecostal histórica, que sempre teve uma preocupação especial com o ensino e com a verdade. O problema é que quem lê uma matéria como esta sem conhecer toda a história, com certeza vai fazer uma idéia bem distorcida da verdade. A SEID nunca teve a intenção de enganar ninguém, ou de prometer aos alunos algo que não poderia oferecer.

Segue abaixo uma pequena matéria sobre a Igreja de Deus e o seminário SEID, assim como o testemunho de algumas pessoas que estudaram neste seminário e que agora estão exercendo o ministério a qual foram chamados.

A Igreja de Deus foi fundada em 19 de Agosto de 1.886. Sua existência tem transcorrido três séculos XIX, XX e XXI. Atu almente, está localizada em 170 Países, em um total de 31.505 igrejas e 38.272 ministros, 95 Se minários e Universidades, 23.614 alunos e 6.389.636 membros.

No Brasil a Igreja de Deus é constituída por 407 Igrejas, 718 Pastores e 34.910 Membros. Possui um Conselho Nacional de Educação, que tornou possível a abertura de outros semi­nários e núcleos de estudo no Brasil. Atualmente, a IDB con ta com um Seminário Nacional (SEID – GO), oito seminários regionais e 25 Núcleos de Estudo distribuídos em todo país.

O Seminário Evangélico da Igre ja de Deus - SEID iniciou suas atividades em janeiro de 1964 como parte dos programas e ins tituições organizadas pela Igre ja de Deus no Brasil (IDB). Ao longo destes 46 anos de histó ria estudaram no SEID aproxi madamente 2000 alunos, cursando o Bacharel livre em Teologia e Missiologia, Teológico Pastoral, Educação Cristã e Básico em Teologia. Alunos da Igreja de Deus e de diversas denominações.

O programa do Bacharel livre em Te ologia, oferecido pelo SEID, possui uma carga horária de 2.600 horas/ aulas, distribuídas em 65 disciplinas realizadas durante oito semestres.
O Corpo Docente do SEID con ta com diversos especialistas e mestres, em teologia e em ou­tras áreas do conhecimento. Homens e mulheres da Igreja de Deus e de outras denomina­ções, que tem dedicado suas vidas ao ministério do ensino.

Contando com o sistema de internato, foi possível a capacitação teológica e ministerial de inúmeros líderes do ter ritório brasileiro e exterior (Angola, Moçambique e Portugal). O lema que tem regido o SEID nestes últimos anos é: “Ensinando para transformar vidas”. O que tem sido uma realidade viva e eficaz, para todos que optaram em fazer do SEID, uma ferramenta para edificação e amadurecimento ministerial.

Em fim, a história do SEID mostra a sua seriedade como Seminário Teológico e comprometimento com uma teologia bíblica saudável, ca paz de capacitar e transformar vidas. Desde o início de sua existência, a escola procura servir às igrejas com respeito e dignidade. Este con tinuará sendo o lema da escola: “Ensinando para transformar vidas”.

Alguns testemunhos:

Meu nome é Oziel Henriques Vieira. Sou membro da igreja de Deus no Brasil desde 09 de fevereiro de 1985. Conheci o SEID pelo meu pastor José Eduardo Alves, mas foi o Pastor Edvar Antônio Euzébio de Assis quem me enviou para o Seminário em 1991. Fui aluno no SEID nos anos de 91, 92 e 93 e a escola já praticava o nome Fateid. “Nunca me senti enganado pela instituição”. Muito pelo contrário. Toda sua liderança era muito transparente quanto aos objetivos da escola, a abrangência dos cursos oferecidos e o reconhecimento diante da sociedade nunca nos foram escondido.

O que mais me fez reconhecer o SEID como uma escola séria, foi o fato de terem em seus quadros de mestres, homens e mulheres comprometidos com o ensino e dedicados em suas vocações. Também destaco a seriedade com que eram levados os horários de aulas, os dias letivos, as provas aplicadas e os trabalhos solicitados pelos professores.

Portanto, devo meus sinceros agradecimentos a Deus e aos meus professores e diretores que contribuíram para a minha formação acadêmica, o que me permitiu ser um ministro da Igreja de Deus no Brasil com mais condições de responder aos anseios da nossa sociedade que, cada vez mais, necessitada de homens e mulheres preparados.

Prof. Paulo Eduardo de Freitas - Possui graduação em Teologia pelo Seminário Evan gélico da Igreja de Deus (Convalidado) (2007) . Atualmente é Secretário de Re gistro Acadêmico na mesma instituição e graduando em Filosofia pela UFG. Es pecializando em Docência do Ensino Su perior pela UGF. É também professor de teologia nas seguintes áreas: Teologia Sis temática, Hermenêutica, Bibliologia, Novo Testamento(Grego, Epístolas Paulinas, Ep. Gerais), Estudos Denominacionais.

Leila Dias - Desde 1997, quando me converti, sempre tive muito contato com o SEID; anteriormen te FATEID. Conheço muitos Pastores(as) que foram formados por esta instituição e que, atualmente, vi vem integralmente servindo ao reino de Deus como obreiros fiéis e compromissados com a obra do nosso Senhor Jesus Cristo.

Inclusive a pessoa que me discipulou e que andou comigo nos meus primeiros passos de fé, formou-se no SEID e hoje pastoreia uma Igreja de Deus em Rondônia.

Em 2005, motivada por um chamado, do Se nhor, muito forte em meu coração me ingres sei no SEID no curso de Bacharel Livre em Teologia. Afirmo que em momento algum me disseram que era um curso reconhecido pelo MEC, ao contrario, todos os alunos sa biam que era Bacharel Livre e que o MEC não havia aprovado a portaria. Todos que es tudavam no SEID estavam cientes.

No meu caso, sempre vi o SEID como minis tério e não uma Faculdade que necessitasse de um reconhecimento do MEC.

Enfim, hoje sou formada, estou ativa em minha igreja local, faço parte da equipe de educação da região centro oeste e pretendo servir ainda mais o Reino do meu senhor. O SEID foi bênção em minha vida, em todos os sentidos!

----------------------


Link do site do departamento de educação da Igreja de Deus: Educação IDB



Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço aos irmãos pelo carinho e pela divulgação deste post. Infelizmente na tentativa de defender a fé cristã alguns blogs acabam publicando (sem procurar saber de toda a verdade) críticas e acusações contra muitos ministérios sérios. A Igreja de Deus não pode e nem será abalada por coisas tão pequenas, mas é bom que todos saibam que, assim como o seminário da IDB, muitos outros seminários que nunca foram reconhecidos pelo MEC, estão a serviço do Reino de Deus, formando obreiros e capacitando pessoas para o ministério. Não é a falta de um reconhecimento pelo Ministério da Educação que vai impedir destes seminários prestarem seus serviços a comunidade.
Abraços