domingo, maio 23, 2010

Jesus disse: Não estejais ansiosos



Ana Claudia Bezerra da Silva

Blog da Ana Claudia

"Não estejais ansiosos...", disse Jesus em Mateus 6.25-34. Mas, como viver sem se preocupar com a manutenção da vida? Como obedecer ou praticar este mandamento, nós que vivemos num país de tantas incertezas econômicas, com salários achatados e desconfiança política? Será que é possível praticar este princípio num país como o Brasil? Será que podemos viver de maneira despreocupada no Brasil?

"Ansiosos" vem de um termo grego que significa "distrair". Fica subentendida a idéia de duplicidade. É importante frisar que Jesus não proíbe a prudência que prevê o futuro, mas o angustiar-se pelo amanhã. Ele proíbe o medo ansioso, enfermo, que é capaz de eliminar toda a possibilidade de alegria de vida no presente.

O ensino bíblico acerca da providência divina revela o cuidado especial de Deus para com o seu povo. Ele preserva e governa a nossa vida de modo muito especial (At 17.28; SI 57.2; Ne 9.6). A providência opera em nosso nascimento (SI 139.13-16), na salvação (1 Ts 1.4 -5), no trabalho diário (1 Ts4.11-12), na vida familiar (SI 34.10), em tudo enfim.

Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? " (Rm 8.32). ''Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." (Rm 8.28). A certeza do cuidado divino é importante para nos trazer tranquilidade e esperança, a fim de vencermos a ansiedade e as preocupações exageradas.

Quando Jesus adverte: "...Não vos inquieteis" ou "não estejais ansiosos", não significa descuido pelas necessidades da família ou do indivíduo; fala sim, da excessiva solicitude pelas coisas materiais em detrimentos da vida espiritual. ""Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada " (Lc 10.41-42). É possível vencer a ansiedade ou a preocupação excessiva descansando na providência divina, sabendo que Ele suprirá todas as nossas necessidades.

Que Deus nos ensine a cada dia descansarmos nEle!


2 comentários:

Anônimo disse...

Irmão João, a paz do Senhor.

Eu sei de sua coragem e empenho na blogosfera, e que tem gerado bons frutos;
Eu sei também que o senhor é um homem ocupado demais e com esforços tem ajudado a blogosfera cristã a crescer.

Sou membro da ABC há mais de um mês e até agora não tenho me sentido a vontade em estar lá. O motivo é que não sei a "razão" desta comunidade.

1-A começar pelo nome da URL que o senhor escolheu que é muito dificil: ablogsx.ning.com - o que significa o "X"?

2-Há um mês a página da Ning não sai daquilo. Não há novidades, não ensina nada a blogar. O que vejo é uma dica para criar um menu (coisa que já vemos prontos na internet).

3-Eu pensei que esta nova rede ia me acompanhar me ajudando a criar e manter meu blog, ao contrário não exibe nem mesmo as postagens dos membros, como fazem a UBEBlogs, CNBC, UEB, e tantas outras redes cristãs. Este foi o motivo que desisti da UBE para vir para a ABC.

4- O Blog da ABC (este que escrevo) deveria ser mais institucional, ou seja, um blog oficial da ABC com dicas, novidades, postagens dos blogs dos membros, etc, mas ao contrário ele é a repetição dos posts do seu blog (olhar cristão).

5- O blog que o senhor nos indica (Como blogar) já nos dá feijão com carne (alimento grosso), nos primeiros dias de nosso nascimento, quando era para dar apenas um pouquinho de leite. O que quero dizer é que não há um curso definido do tipo: Comece por aqui, depois crie aqui e coloque o seu blog no ar. 2º passo: Edite isso, e depois pegue isso... Acho que o senhor entendeu.

É por isso que as redes sociais não têm sucesso, pois não há nada interessante que motivem a estar sempre acessando-o.

Aceite as críticas de uma blogueira que precisa de ajuda, e quer estar do seu lado na ABC. Mas quer uma comunidade com fundamentos sólidos.

Joao Cruzue disse...

Cara Irmã,

Não sou perfeito.

E também não tenho boas notícias. Toda comunidade NING vai sofrer descontinuidade no mês de julho.

Isto quer dizer: se não pagar 400 por ano, nada de comunidade.

Tudo o que a senhora disse, é verdade. Só uma coisa me intriga: se precisa de ajuda para avançar com o blog, seja mais específica. Todos os irmãos que escrevem para mim: cruzue@gmail.com , não tenho deixado sem resposta.

Se o seu probelma é técnico, já deixei publicado na X conforme a senhora diz os endereços de www.cursodb.blogspot.com . E www.comoblogar.blogspot.com . Afora isto, para se ter um bom blog é preciso conteúdo. E conteúdo depende de inspiração, estilo e sensibilidade para fidelizar seus leitores.

Depois disso, é a regularidade.

Há também um caminho mais fácil: blogar fofocas. Isto faz o counter do blog girar muito rápido. Só que, no meu caso, acho isso muito pedante. E penso que a senhora também.

À medida que o tempo passa, se mantiver a regularidade, escrever conteúdos que tenham substância, a senhora vai ser muito bem sucedida com seus blogs.

O X do nome, em inglês quer dizer "cruz". E a ABC foi criada para dar sequência ao trabalho que já venho fazendo. E nada recebo por ele. São cinco anos compartilhando meus conhecimentos que não são muitos.

E assim como tenho feito, também vou pedir à senhora que repercuta. Ou seja, é melhor dar do que receber, não é assim que diz a Bíblia?

Por fim, fiquei desapontado por não ter colocado nem seu nome. Foi de propósito?

Irmão João.



.