segunda-feira, maio 03, 2010

Blog da MIGA - Ligiane Farias Bastos Barbosa



VOLTANDO DAS FÉRIAS - E AGORA, O QUE FAZER?

Blog da Miga

LIGIANE FARIAS BASTOS BARBOSA*

Blog da Miga

Agora me responda: você já se preparou para a volta das férias?

Para os líderes infantis, professores de ebd e demais encarregados, o preparo para um novo ano deve ser motivador e criativo. Imagine, você iniciando as atividades com suas crianças, sem alguma motivação ou sem nenhum preparo. Fica chato não é?

As crianças ficam entediadas e querem logo ir pra casa. É hora de nos prepararmos para darmos o nosso melhor para cada criança que chegar em nossos encontros semanais, nas reuniões de célula, nas Redes Ministeriais Infantis, etc.

Em nossa congregação as nossas atividades foram iniciadas na 2ª quinzena de Fevereiro, e o corre-corre foi grande para deixar tudo preparado tanto para fevereiro como para o ano todo.

Bem, para não ficarmos tão desorganizados, vou deixar aqui algumas dicas que poderão ajudar-nos a arrumar a nossa casa para receber as crianças.

Contando histórias


Podemos não compreender que as histórias além de divertir podem transformar a vida cotidiana de uma criança.

Por quê usar o conto para crianças:

Por ser um meio eficiente de ensinar através da História;
Chama a atenção da classe;

Não muda o foco e deixa óbvio o tema principal. Fácil de ser lembrada, ficando na mente da criança podendo ser usada no futuro.

Ajuda nas regras de comportamento, não se dizendo “faça isso” ou “não faça aquilo”.

É um modo interessante de ensino.

Desperta na criança uma atitude diferente para as coisas de Deus, família, sociedade.

Toca os corações, que é o centro das emoções.
Automaticamente a criança tenta imitar determinado “herói”, sem que isso lhe seja tirado.

Há um grande prazer no momento da história, e principalmente, é o método que Jesus Cristo, nosso mestre maior utilizou para ensinar.

Alguns Mandamentos para contar histórias:

1. Ser um bom ouvinte
2. Ter domínio
3. Ter concentração
4. Ter “despudor”
5. Crer
6. Ter boa memória
7. Investigar
8. Ter um objetivo
9. Ser criativo
10. Amar

DO CANTINHO DAS CRIANÇAS


Se a sua igreja já dispõe de um local para receber as crianças, prepara-se para deixá-lo bem arrumadinho. Faça cartazes diversos, chamadinha, aniversariantes, etc.

Em nossa igreja ganhamos um local muito bom e espaçoso, apesar de estarmos com problemas na parte da cobertura, aproveitamos bem os espaços das paredes. Pela falta de muito material que não dispomos, investi em comprar algumas coisinhas que estavam faltando, que no momento eram necessárias.

Todo domingo, temos que fazer um leva e traz de água, e sobe e desce escada. Decidi optar por comprar um bebedouro de plástico para podermos armazenar a água, uma das mães das crianças conseguiu outro, e também o garrafão e gelo, para a água ficar fresquinha.

Também comprei bandejas para colocar os copos de água, cada um de uma cor: azul para os meninos e rosa para as meninas. Comprei também um pequeno balde para colocar os lápis de cor que é utilizado nas aulas, também investi em lixeirinhas.

Todos estes decorei com e.v.a. e ficou muito fofo (quando tiver as fotos mostro a vocês). Então, aos poucos, estamos investindo. Sabemos que não é muito, mas é no pouco que fazemos que vemos a diferença.

Agora para manter o local bem aconchegante, para quem não tem recursos como nós, devemos contar com a ajuda de Deus, para nos dar forças e irmos em frente, providenciando assim, um conforto melhor para as crianças.

DAS CLASSES

Separe as classes de preferência por idade, para que fique compativel o nivel de aprendizagem de cada criança. Ou opite por organizar alfabeticamente, por exemplo, separe aquelas crianças que sabem ler, das que ainda não sabem, e aquelas que sabem ler pouco, daquelas que ainda nem escrevem direito.

Existe uma diferença muito grande nessa separação, e eu acho ser a melhor opçaõ. As crianças tem diferentes níveis de percepção, são as chamadas modalidades sensoriais: Auditivos, Visuais e Cinéticos.

As crianças auditivas geralmente vão comentar a música de uma cena, o ritmo da peça, o choro ou gargalhada barulhenta de certo personagem. As crianças visuais falam do belo cenário, as cores das roupas e até a iluminação do local.

Os cinéticos discutem e desdobram-se a falar da coreografia, dos gestos estravagantes desse ou daquela outra criança ou personagem apresentado.

Então invista nestes três tipos de modalidades sensoriais, e faça um bom trabalho com sua turminha.


DO CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

As igrejas hoje em dia, tem diferentes padrões de ensino cristão, e muitos deles já tem suas próprias edições, e até mesmo editoras, que fabricam suas revistas, livros, bíblias, e etc.

Dê preferêrencia para um contéudo na linguagem que a criança possa entender, seguindo as dicas sobre as modalidades sensoriais. Porque alguns visuais são de certa forma complicados até mesmo para quem tentar transmitir a história.


SOBRE A LINGUAGEM

As crianças de hoje, já não são como as de antigamente. Elas são mais inteligentes e tem muito facilidade em aprender. Exceto por aquelas, que tem certa dificuldade na aprendizagem.

Ao demais, fale sempre a linguagem correta, nunca omita qualquer que seja um determinado assunto. Tente sempre explicar o significados das coisas, e caso você não saiba responder, diga que irá pesquisar o assunto, e que responderá para a criança em outra ocasião.

Trate cada questionamento como um desafio, você irá perceber quantas coisas aprenderá com isso.

E por fim, peça ajuda de Deus para concretizar todos os seus objetivos ministeriais, somente Ele fará o impossível acontecer!

Graça e paz!

Nós que trabalhamos com crianças, particularmente, Ministério Infantil, devemos estar preparados para cada ano que se inicia.



*LIGIANE FARIAS BASTOS BARBOSA É Conselheira Juvenil, Líder do Ministério Infantil Geração de Adoradores no Amazonas, Coordenadora da Cia Louv'Art. Artesã nas horas vagas, escritora, cantora, dançarina, professora de educação infantil cristã. Mãe de Paulo Lucas (10), Miguel (8), Gustavo (6) e Nathanael (4). Esposa de Raphael Correa Barbosa.



Um comentário:

Elizandra disse...

LINDO ESSE TEXTO, MUITO INCENTIVADOR. MARAVILHOSO TRABALHO REALIZADO. QUE O SENHOR ABENÇOE MUITO MINHAS IRMÃS!!!