sábado, junho 13, 2009

CGADB - Pr. Samuel Câmara faz denúncias na Rede TV

..
Farofa no ventilador

João Cruzué

Conforme anunciado há dias, o Pr. Samuel Câmara, cabeça de chapa da oposição, que perdeu as eleições da 37ª Assembléia Ordinária da CGADB - Convenção Geral das Igrejas Assembléias de Deus, usou seu programa deste sábado na Rede TV, para tornar público suas denúncias julgadas improcedentes (segundo ele) contra a administração da última Mesa Diretora.

Ele iniciou o programa comentando dos anos anteriores a 1988, quando o braço político das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus, a CGADB, seguia o costume do revezamento em sua liderança. O que foi abandonado e trouxe prejuízo, não para a Igreja Assembléia de Deus, mas para a Convenção - segundo o Pastor.

O Pastor Samuel exibiu na Rede TV um documento, provavelmente, o ofício com as denúncias formalizadas à Mesa diretora responsável pelo julgamento dos pedidos de impugnações. Sobre o ofício ele pontuou uma lista de números e valores de mais de 170 cheques sem fundos, assinados pela diretoria e tesouraria da CGADB. No mesmo documento apontou dívidas para com o INSS. Falou em apropriação indébita. Valores retidos sem a devida transferência ao Instituto Nacional de Seguro Social. Também citou dívidas com a CEF - Caixa Econômica Federal, provavelmente de FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ainda relatou a inscrição da CGADB no SERASA, certamente por não honrar compromissos financeiros.

O pastor Câmara também deixou implícito que estava tornando público as denúncias, pois seu recurso à impugnação das Eleições da 37ª Convenção Geral não foi aceito, porque, segundo ele, o candidato da situação - Pr. José Wellington Bezerra da Costa, era também o presidente da mesa que julgava os recursos. Disse que foi levado a fazer a denúncia publicamente porque em seu ponto de vista, estava sendo transparente e não era nenhuma vergonha apontar os "equívocos" praticados pela Mesa anterior - que não continuava com uma atitude de quem não tinha nada do que se envergonhar. Por não ter pedido perdão pelos erros. Concluiu fazendo referências a julgamento com dois pesos. Que com o mesmo peso que se julga os membros da igreja também se deve pesar suas lideranças.

COMENTÁRIOS: Se as denúncias do pastor são verdadeiras, não se pode escondê-las debaixo do tapete. Nem classificá-las como choro de perdedor. É preciso transparência. Este assunto , depois da denúncia pública, não está mais restrito à esfera da Convenção. Os membros da Assembleia de Deus não sabem o que houve em Vitória. O Brasil inteiro ficou sabendo da versão do Pastor Câmara. E por Brasil leia-se: de ateus a crentes; de autoridades públicas do INSS ao FGTS; de juízes a políticos. Ministério Público.

A versão que o pastor passou para a opinião pública, insinua que todos os líderes das Assembléias de Deus são suspeitos de sonegação e má cidadania.
A Igreja ficou exposta. Dos recursos de impugnação da eleição, a denúncia do pastor revela uma imagem de que não existe uma instância justa para resolver problemas eleitorais entre irmãos. Daí sua opção para recorrer a última instância, ou seja, a denúncia pública. A farofa no ventilador.

Assuntos desta natureza quando praticados na esfera pública são tratados em processos administrativos, sindicâncias e CPIs. Mesmo pretendendo separar os Atos da CGADB com os da Igreja em si, este discurso do Pr. Câmara não se sustenta, pois perante a opinião pública os mesmos agentes estão ligados tanto à Convenção quanto à Igreja. É assim a visão pública

Em nossa opinião, a idéia de que os membros da Igreja Assembleia de Deus não se importam com o que ocorre nas convenções, que esquecem rápido as denúncias destes assuntos, é uma idéia falsa. Em tempos de mídia digital, um vídeo do Youtube com esta denúncia, é um martelo. Se alguém ainda não sabe, é bom saber: a quantidade de assembleianos que vem trocando a cada ano a própria Igreja principalmente pela Igreja Batista é sempre crescente. Por descontentamento.

Não conheço a administração do Pr. Samuel Câmara no Norte do Brasil. Ele reclama dos 21 anos que a atual Mesa Diretora da CGADB vem se perpetuando no poder. Cobrando a mesma forma de revezamento que ocorria dos anos 30 até 1988. Deve ser porque nas eleições da Convenção do seu estado acontece este revezamento. Eu imagino que deva. Mas se este revezamento real não for verdadeiro lá no Pará, seu argumento e sua denúncia pública são fisiológicos e sua atitude cheira a hipocrisia.



.

10 comentários:

Anônimo disse...

Quem estava em Vitoria no plenário sabe que tudo que pr.samuel camara falou é verdade.Tem muito mais, acho que ele deveira ter dado mais enfase a entrada daquela convenção com 600 pastores, no dia anterior, qdo o praazo de entrada era até dia 20 de janeiro.Ali realmente foi uma imoralidade que voce treme em pensar que uma atitude daquela pode vir de um homem que se chama de DEUS.ZW não aceita de maneira nhuma perder a CGADB, vale tudo, tudo mesmo somente quem tem colirios veem as arbitrariedades, arrogancias,falta-lhe o minimo de temor de Deus.

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

prezado "Blogueiros Cristãos",

minhas considerações sobre o assunto estão contidas no post e nos comentários do mesmo que escrevi.

Abraços!

Clayton Góis disse...

Parece que o Pastor Samuel Câmara esqueceu do Cap 6 da 1º carta aos Coríntios.
1 Coríntios 6:1 "Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? "
1 Coríntios 6:6 "Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos!"
1 Coríntios 6:7 "O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?"
Infelizmente fomos expostos a vergonha diante os incrédulos, já que tais "denúncias" realizadas em um canal televisivo aberto, é vista por milhares de pessoas. Por que tal assunto não poderia ser resolvido internamente? Por que tal assunto teve de ser levado a público, lavando a roupa suja na frente dos incrédulos? O mundo é generalista, os descrentes tendem a afirmar que todos crentes são farinha do mesmo saco. Agora me diga como uma pessoa não salva, que assistiu tal infâmia, ao ser abordada em algum evangelismo de nossa denominação reagiria? Como poderemos falar da paz de Jesus Cristo se não existe paz entre nós?Creio que tais "denúncias" independente de qual lado esteja correto, trouxe um grande estrago para a obra de Deus, atrapalhou consideravelmente o trabalho daqueles que vão realmente atrás das almas perdidas. Atrapalhou o trabalho inclusive de outras denominações, pois como disse anteriormente "..o mundo é generalista...".Precisamos orar .Deus tenha misericórdia de nós!!!

Thiago Maciel disse...

ESSE CASO TEM Q SER COLOCADO EM PRATO LIMPO O REINO DE DEUS É TRANSPARENTE, E O POVO NAUM PODE TEM Q SABER A VERDADE

Anônimo disse...

ceyton gois, abiblia diz que Deus nao poupou nem os anjos pq zw seria diferente?Diz tambem que toda obra do homem será manifesta.Deus nao escondeu o pecado de Davi,Moisés Abrãao, as boas e más atitudes dos homens de Deus ficaram escrita, para nosso exemplo. Com certeza o proximo presidente da CGADB tera cuidado de nao se comportar como o atual, eo nome do senhor sera exaltado.

Cleomar Portes Carvalho disse...

É lamentável que nossos líderes usem canais abertos para que crédulos e incrédulos saibam o que se passa em nosso meio. Como se diz: Roupa se suja, se lava em casa. Portanto, cabe ao nobre pastor, se denúncias procedem, aja por meios legais, e não exponha a rídiculo seja quem for, mas procure a verdade de forma que a igreja, a única afetada neste inconveniente, não sofra mais do que já sofre com a discriminação mesmo entre os evangélicos. Já estamos divididos demais, e o que nossos líderes fazem para que a união se estabeleça?? Provocam mais atritos e divisões. Que Deus tenha misericórdia de nossa liderança que já não se entende mais, porém vive em busca de seus próprios interesses políticos. É lamentável, preguem a Palavra. Enquanto milhares descem à eternidade sem Deus, façam juz a vossos salários, muito bem pago, e PREGUEM, pois é o mínimo que podem fazer.

Anônimo disse...

o que sei é que sou membro da ass: de DEUS de nascimento meu pai é pastor filiado a CGADB, moro hoje no estado da bahia mais ja morei em 3 estados SAO PAULO MATO GROSSO E HJ BAHIA, e posso dizer com segurança que de ASS: DE DEUS eu entendo um pouco e o que sei é que o modelo de nossa igreja deixa e muito a desejar pois tenho convicçao de que mais da metade dos assembleianos nem sabem quem é JOSÉ WELINGTON muito menos o que é CGADB por este motivo tem certeza que muito pastores como meu pai nao poderao ir a convençao em VITORIA que na real foi um DEROTA ao reeleiçao de J.W. infelismente a ASS DE DEUS nao tem u projeto de para cuidar de seus membros que estao distribuidos BRASIL A FORA sem qualquer cuidado sem falar nos muito obreiros qe estao passando fome brasil a fora venha PASTOR JOSÉ WELINGTON VISITAR O INTERIOR SOFRIDO DA BAHIA E DO NORDESTE, SAIA DO SEU MAJESTOSO GABINETE AI EM BELENZINHO. FAÇA ALGO PARA QUE VOSSA EXELENCIA SE FAÇA CONHECIDO POR SEUS MEMBROS BRASIL A FORA OU FAÇAS ALGUMA AÇAO QUE CHEGUE AOS QUATRO CANTOS E TDOS SAIBAM QUE FOI SUA A INICIATIVA COMO JA FAZ O PASTOR SAMUEL CAMARA E SILAS MALAFAIA, NEM QUE SEJA IMITANDO-OS COMO TENS TENTADO FAZER...

A AO SENHOR PASTOR SAMUEL CAMARA NAO TE ENVERGONHES EM MOMENTO ALGUM EM DIZER A VERDADE DOA EM QUE DOER...QUE DEUS NOS ABENÇOE.

Anônimo disse...

Pastor Altair, a biblia diz que as obras do homem serao manifestas. Veja que o seu presidente fez em Belem. Ele faz aquilo que o coracao dele e cheio de vinganca...nao se meta com ele cuidado. Onde voce esta agora voce passa naturalmente tambem a ser um alvo. Ande bem direitinho viu. Faca tudo que ele mandar. se nao, se nao...R U A.

Anônimo disse...

Eu gostei muito de saber q DEus usou um servo dele para que os verdadeiros filhos de Deus saibam os escandalos que ocorre no meio do povo cristao eu acho uma vergonha para nosso mundo evangelicos, é preciso todos saberem a sujeirada desses homens que se dizem homem de Deus. Eu sou um assembleiano e muito me envergoei pelo conhecimento dos fatos.Que dirá o ímpio ao ter conhecimento da sujeirada?

Evangelista Nelson Soares disse...

pessoal sou da assembléia de Deus em Belém a 20 anos e falo do que conheço, o pastor samuel câmara é um dos pastores mais honrados que conheço, e acredito plena-mente nas suas denúncias, e digo mais isso é coisa antiga e só agora apareceu alguém com coragem para mexer nesta casca grossa que encobre a atitude desses mercenários,sou assembléiano vou continuar sendo, eu não acho que devemos deixar a igreja assembéia de DEUS por causa deles e sim eles devem ser expulso do nosso meio, abandonar nossa denominação e deixar que milhares de membras continue sob a direção alguns mercenários? isso é permitir a ação desses lobos que continuam sugando a lã e a gordura das ovelhas do senhor.