domingo, março 01, 2009

Cultura de blogueiros evangélicos

.
João Cruzué

Segundo Tiago Dantas, "O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc." O texto a seguir trabalha com essa visão antropológica. Então, considerando que no momento a UBE agrega ao menos a metade dos blogueiros evangélicos de língua portuguesa, é oportuno deixar balizado o tipo de cultura da blogosfera que sonhamos e trabalhamos.

A Igreja Protestante (leia-se nós) dispõe de ferramentas de comunicação modernas e globais. Globais, porém públicas - todos podem ler o que escrevemos. Veja o caso da Rede Mundial de Computadores, ela não foi criada por Igrejas. E as plataformas para criação e edição de Blogs? elas são propriedades de grandes grupos comerciais privados, também não religiosos. Por conseguinte, aproveitamos e desfrutamos de recursos tecnológicos de comunicação que não criamos nem financiamaos e que não sabemos por quanto tempo ainda estarão gratuitamente disponíveis. A leitura que fazemos disso é que nós, blogueiros evangélicos, precisamos usá-los com responsabilidade, maturidade e consciência.

Quando usei a flexão do verbo "precisamos" em lugar de "devemos" é pelo motivo de que a UBE não é uma organização totalitária. Podemos apontar o caminho, mas não obrigar a andar por ele. Blogar com responsabilidade, significa para mim não perder tempo com as mesquinharias de assuntos pequenos, querelas ministeriais inúteis, nem com antagonismos fúteis. A Internet não é nossa, além disso, também sabemos que é monitorada por autoridades civis e militares. Nossa contribuição, na forma de publicação de conteúdo cristão, precisa ser construtiva, consciente e sábia. O que escrevemos e comentamos está sendo lido por pessoas crentes e não crentes. Amigos e inimigos. Religiosos, homossexuais, ateus, brasileiros e estrangeiros. Bom seria que em todo texto ou trabalho digital publicado por evangélicos na WEB tivesse a marca de um cristão equilibrado, manso e responsável.

Quanto a maturidade de um blogueiro, não creio que venha em menos de seus três quatro anos de experiência. Tempo suficiente para que já tenha passado da "adolescência" e seus namoros com os contadores de visita e se cansado de ver por centenas de vezes seu nome e blog citados e linkados nas listas dos motores de buscas. Maturidade suficiente para saber que a tecnologia é boa, o layout apreciado, mas a perfeição não vem nem de um nem de outro, mas de um conteúdo com essência e propósito. A tecnologia de hoje, não será a mesma de amanhã. O layout digital de hoje estará obsoleto amanhã. Mas a experiência em criar e escrever bons conteúdos - principalmente cristão - esta sim, DEVE ser almejada, desenvolvida meticulosamente porque a mensagem precisa prevalecer sobre a forma.

Precisamos ter uma consciência evangélica de invenstimento na palavra escrita. Todo blogueiro da UBE deve ser conhecedor desta verdade: quando Guttember inventou a Imprensa, o primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia Sagrada na língua de sua terra. Todavia hoje temos uma realidade diferente: nas grandes livrarias e bancas de jornais da Cidades, os únicos livros religosos que vemos são de autores espíritas. Eu ainda tenho um sonho. Sonho ver que os blogueiros que hoje estão começando na UBE ou que já estão aqui há algum tempo possam desenvolver seus talentos para daqui a alguns anos encherem de best sellers as livrarias da Cidade.

Blogando com responsabilidade, maturidade e consciência alcançaremos uma cultura perfeita para influenciar a geração de nosso tempo. Precisamos crescer, precisamos escrever melhor, precisamos buscar a perfeição - e tudo isto - com muita inspiração e unção de Deus.

Menos que isto, não vale a pena blogar


NOTA: no período de 01/jan/2009 até 27/fev/2009, a UBE aprovou 970 novos cadastros de blogueiros. Foram 430 em janeiro e 540 em fevereiro. Todos receberam as Boas vindas junto com o Manual de Orientações da UBE, bem como o endereço de nosso Suporte e tira-dúvidas.


.

2 comentários:

Cleiton Carlos R. de Melo disse...

ESTIVE EM SEU BLOG, DEUS CONTINUE ABENÇOANDO, ABENÇOE O MEU TAMBEM VISITANDO E DEIXANDO UM RECADO
http://cleitonmelo.blogspot.com/p/cantores-locais.html

Sepher Eloah Hallelujah disse...

A paz do Senhor queridos, que Deus continue te abençoando e te dando forças para batalhar em prol do reino de Jesus na terra e posteriormente no céu.
acesse o Palavra Revelada (Rhema)www.prjulesrimet.blogspot.com
Deus tem uma palavra ao seu coração.