sábado, fevereiro 28, 2009

O que está acontecendo com o ensino da Igreja

Matias Borba

Blog Encontro com a Bíblia

Como continuidade da PRIMEIRA PARTE deste tema, quero trazer mais um artigo de forma esclarecedora sobre a qualidade do ensino que sempre foi priorizado por Deus e do que hoje é priorizado em muitas igrejas. Infelizmente, muitos líderes não têm dado uma atenção maior a esta questão, e levando-se em conta a gravidade que é uma igreja sem um ensino genuinamente Bíblico, precisamos tocar nesta tecla constantemente.

TERMINOLOGIA PARA ENSINO NO ANTIGO e no NOVO TESTAMENTO

No A.T. 12 termos hebraicos são usados para traduzir a palavra ensino, dentre as quais quero destacar algumas mais importantes. A palavra hebraica "yasar" é traduzida como "disciplinar, corrigir, instruir", ela aparece em (Pv. 31. 1) como ensinar. A palavra Hebraica "yara" é traduzida como "guiar, ensinar, instruir", ela aparece mais de 40 vezes por alguma forma do verbo ensinar. Como vemos em (Sl. 94. 10) Deus é quem ensina ao homem o conhecimento, e o ensino correto é tão priorizado por Deus que o verbo ensinar aparece mais de 2.000 vezes como alguma forma de interpretação no A.T.

O ensino sempre foi uma das mais eficazes formas de se expressar e de aprender sobre Deus e seus propósitos, nó que vivemos em tempos difíceis quanto ao ensino dado em algumas igrejas, só podemos obter êxito no nosso relacionamento com Deus se valorizarmos a qualidade Bíblica do ensino na igreja. Se Deus preocupou-se tanto em instruir seu povo quanto ao ensino, precisamos então ter coragem para rejeitar os ensinos materialistas e infundados, para preservarmos a saúde Espiritual, emocional e social da vida da igreja do Senhor.

No N.T. a palavra "ensinar" também é usada no grego para traduzir a palavra ensinar. A palavra Gr. "katecheo" é traduzida como "instruir" , ela aparece em (I Co. 14. 19) e em (Gl. 6. 6) ela aparece duas vezes. A palavra Gr. "paideuo" é traduzida como "educar ou treinar", e aparece em (At. 22. 3) e em (Tt. 2. 12). No N. T. vemos que o foco maior dado pelos apóstolos e Cristãos da época foi ao ensino de qualidade, pois os mesmos sabiam que um relacionamento de salvação com Deus precisaria de um conhecimento constante dos princípios de Deus uma prova disso são as cartas doutrinária que temos na Bíblia.

Como podemos ver, o tremo "paideuo" é traduzido por educar ou treinar e isso tem haver com tempo. Um relacionamento de aprendizado aos pés do Senhor não pode ser feito da noite para o dia, uma educação Bíblica na igreja precisa de um espaço de tempo grande para o ensino surtir seu efeito real. Infelizmente a onda do "louvor e adoração" tem tomado cada vez mais tempo nos cultos, de forma que o tempo para o ensino tem ficado cada vez mais escasso. Muito cultos onde antes eram verdadeiros cultos de doutrina, hoje parecem mais um louvorzão ou até mesmo shows evangélicos.

Hoje parece que muitos Cristãos perderam a identidade de Cristãos para meros organizadores de shows, de campanhas de vitórias ou administradores de igrejas etc. Enquanto muitos não priorizam o ensino Bíblico em suas igrejas, muitos morrem precisando ouvir a verdade do Evangelho de Deus. E assim, os mesmos não podem esperar por grandes avivamentos, salvação de almas e membros com uma vida saudável em todos os aspectos.

Que Deus nos ajude a preservar em nossas vidas o ensino genuíno das Sagradas Escrituras de Deus.



.

Nenhum comentário: