terça-feira, dezembro 30, 2008

Resposta ao Código da Vinci de Dan Brown


"RESPOSTA AO CÓDIGO DA VINCI"

Photobucket
A Última Ceia - quadro de Leonardo Da Vinci

Por Roger Cotton

Tradução: João Cruzué

"O Código da Vinci não passa de um simples romance, e como tal, descobri que é muito pernicioso. Ele Induziu recentemente a uma busca pelo "Santo Graal" e o que ele propõe realmente são documentos secretos mostrando que Jesus era casado com Maria Madalena, e que produziram uma linhagem de sangue real. O uso de um narrador comentando teologica e filosoficamente sobre a vida, religião e Igreja – usando uma linguagem de exageros - soa, com aquelas afirmações dentro do romance, como "verdades" que nós deveríamos considerar – verdades secretas que precisaríamos recuperar - para libertar a nós mesmos das "mentiras" da Igreja. Isto chama a atenção das pessoas e vende livros.

Entretanto, o diretor de estudos do Novo Testamento, Bem Witherington II, em seu livro O Código do Evangelho (Inter Varsity, 2004) respondendo ao Código Da Vinci, disse: “Ele pode ser bastante divertido, tanto quanto é corruptor". Nós devemos tratar este livro como ele realmente é – não uma ficção histórica mas quase uma inteira ficção, pelo menos quando ele traz suposições e afirmações quanto a Jesus, Maria Madalena e os primórdios do cristianismo.

Eu gostaria de esclarecer alguns dos seus maiores enganos em relação à história da Igreja e à Bíblia, bem como os pontos básicos de nossa fé cristã nas escrituras, os quais são opostos às idéias desse livro. Eu fico em débito com a excelente pesquisa de Witherington sobre estes fatos.

A primeira e maior ficção defendida no livro é que há muitos outros documentos iguais ou melhores que os quatro Evangelhos, que a igreja tem suprimido, que exaltariam uma “divindade feminina” e ensinam que Jesus é apenas humano e não divino. A verdade é que os tais documentos (20, e não 80) foram claramente escritos depois da composição do Novo Testamento. Eles estão fora dos grupos da corrente principal dos primórdios da Igreja. E quanto aos rolos do Mar Morto, eles são judaicos e nada dizem sobre Jesus.

Os Evangelhos gnósticos a que Brown, freqüentemente se refere, na verdade ensinam que o mundo material jaz no maligno, incluindo o sexo, e que o homem está em posição de autoridade sobre a mulher. Estas idéias são o contrário do que o livro de Brown ensina, todavia ele reivindica que estes documentos dão suporte as suas idéias, as quais estão em oposição à Bíblia. Brown diz que aqueles documentos claramente afirmam que Jesus foi casado com Maria Madalena, mas Witherington mostra que ele os cita erroneamente. Além do mais, eles nunca estiveram em qualquer lista de escrituras inspiradas e oficiais.

A segunda maior ficção diz que Constantino e a Igreja no Concílio de Nicea, trouxeram textos novos, antibíblicos, ensinando que Cristo era divino, e suprimindo a "verdade", por decisão no voto, sobre Sua humanidade, o "casamento" com Maria Madalena, e eliminaram os livros que ensinavam estas coisas. A verdade é que o Concílio nunca propôs as crenças afirmadas em seus credos ou a lista de escrituras do cânon, mas formalizou as que a maioria já há de muito cria. O Novo Testamento sempre ensinou claramente que Jesus é Deus: João 1:1-3, 18; Romanos 9:5; Filipenses 2:6-11; Hebreus 1:2,3 e I João 5:20.

A terceira ficção é que a Igreja foi ameaçada pela idéia de Jesus tendo uma esposa e filhos, porque assim Ele poderia não ser divino e a Igreja perderia sua mais poderosa reivindicação de ser o único caminho para Deus. Pelo contrário, a Bíblia claramente afirma que Jesus é o único caminho para Deus e que a Igreja não controla tal caminho (João 14;6; Atos 4:12). Sobre o outro ponto, a Bíblia ensina que Jesus, a encarnação do Filho de Deus, é totalmente Deus e totalmente humano. Assim é que, Ele poderia ter se casado e também ter filhos, mas escolheu não fazê-lo, dentro do plano de Deus.

Com relação a idéia de uma divindade feminina e santidade do sexo, a Bíblia e o Cristianismo não rebaixa o sexo, mas afirma que ele é muito especial e somente diz respeito ao casamento. Entretanto, ele não é um caminho para realizações espirituais e experiências com Deus, como se afirma no livro. A Bíblia inteira é contrária a utilização do sexo dentro da adoração, como os pagãos têm feito desde os tempos antigos. A Bíblia claramente se opõe a toda adoração de deusas. O Único e Verdadeiro Deus não é nem masculino nem feminino, porém Jesus usou o termo “Pai” e nos ensinou a fazer o mesmo. Uma outra razão maior para não se referir a Deus como mãe, como Elizabeth Achtemeier mostrou, em “Por que Deus e não Mãe?” – [Revista] Christianity Today, 16 de agosto de 1993, é que isso conduz à idéia de um Deus dando-nos à luz, e por esta razão O rebaixando para ser um como nós e com a natureza de nos criar para ser deuses.

O Código Da Vinci expressa muito das idéias populares atuais de nosso mundo e nos ajuda a ver onde estão os pontos de debate para nossa fé. As atitudes encorajadas por esse livro, as quais são a mais séria oposição à verdade que Deus tem revelado nas escrituras são as seguintes: despersonificar Deus, trazendo-O para baixo, para o nosso nível e nos elevando à deidade – enquanto elimina Sua santidade; para negar a necessidade de um salvador fora de nós mesmos e a necessidade de arrependimento que nos mostra como mortos sem Cristo; para tratar Jesus apenas como um grande homem; para negar que as escrituras são a palavra inspirada de Deus; para fazer do sexo uma parte da adoração; para roubar o maior objetivo da lei moral; para negar que há uma verdade absoluta; para fazer de nossas experiências a única autoridade religiosa ou espiritual para nossas vidas, e para desconsiderar a história de qualquer valor.


As principais verdades
bíblicas, que creio devemos deixar bem claro e afirmar continuamente são as seguintes: 1) Deus é uma pessoa, atuando para o nosso bem no mundo, o qual Ele criou e do qual Ele é totalmente distinto, comunicando abertamente conosco em linguagem humana real, escrita na Bíblia e não em códigos secretos. 2) Deus nos fez, nos ama e quer restaurar o relacionamento pessoal, íntimo e sem fim, que nós quebramos com ele através de escolhas egoístas. Ele providenciou o único caminho para Ele através da encarnação, morte e ressurreição de seu Filho, Jesus, o Cristo, que é totalmente Deus e totalmente humano. Ele deu significado e propósito para nossas vidas. 3) Ele nos fez para desfrutar de grandes realizações em uma vida de harmonia com Sua vontade, caráter e valores através do Espírito Santo. Isto inclui guardar a intimidade e o ato sexual dentro de um relacionamento marital (macho-fêmea) vitalício e exclusivo.


Em conclusão,
o melhor antídoto é ler e meditar sobre a verdade nas Escrituras e guardar nosso relacionamento com o Senhor de forma santa. E aqui estão algumas das mais claras afirmações das Escrituras que dão algumas das crenças básicas da fé cristã: Mateus 16:13-20; Lucas 24:36-49; João 1:1-5, 10-12, 14, 18; 3:16-18; 14:6, Atos 4:12; 10:34-43; 17:30-31; Romanos 1:16-25; 1 Coríntios 15:1-8; 17-19; 2 Timóteo 3:15-16; Hebreus 1:1-3; 1 John 1:2,3, 5-2:2; 4:1-16; 5:1-5, 11-12, 18-21; Apocalipse 22:12-17".


Autor: Dr. Roger Cotton

Perfil: http://www.agts.edu/faculty/cotton.html
Fonte: Enrichment Journal - Springfield - USA


.

10 comentários:

Mirza disse...

A Palavra é simples e objetiva, não entendo pq misturam tanto, realidade com ficção.
Dan Brown é um ótimo romancista, gosto muito de seu estilo.
A PAZ.

Anônimo disse...

o livro e o filme são os melhores que eu ja vi até hoje,mas porem minha fé não mudou nada, ao contrario esta mais forte ainda.

Anônimo disse...

acho que o autor do livro expressa sua opinião de forma clara comprovadas com provas ao contrario da igreja católica que diz coisas que parece não ter sentido.
acredito sim em DEUS mas acredito também naqueles que busca responder nossas perguntas através de provas ou cientificamente.

Anônimo disse...

Pra mim o livro e o filme são ridículos pelo fato de se tratarem de rerligiao e de ficção ao mesmo tempo.Para muitos religião é banal mas para outros não e é precisoo respeitar.No meu ponto de vista o autor foi inspirado por satánas para que nós pesassemos que o filme não é nada.É assim que o enganador faz.PARECE FANATISMO MAS NO FUNDO TODOS SABEM QUEM ESTA CERTO

l.p oliveira disse...

Certo...me sinto confusa as vezes..
Se puderem me ajudar agradeço...

afinal existe alguma parte da bíblia q diz q Jesus n casou?
e não eram 57 os livros gnósticos?
pq esse preconceito tão grande contra os gnósticos?(ouvi dzr q é pq esses livros n foram escritos pelos seus respectivos apóstolos, seguidores, ex. o evangelho de Maria descriminado pq n foi escrito por ela própria, mas nem todos os apóstolos sabiam escrever, logo alguém escreveu para eles, n?)
e qnt a escolha dos livros para a composição da bíblia, foram humanos, iguais a nós q escolheram os livros "aptos", entaum pq esse bloqueio imediato, esse NÃo de cara?! qm eles pensam q são pra dizer esse ou este....Sabe sou católica, mas n fecho os olhos para atos, decisões tão lamentares q nossa Igreja Católica fez, claro tbm tem seus pontos positivos.
E pq uma união com Maria Madalena significaria um Jesus inpuro e mentiroso? pq? n sei posso esta sendo estupida.......
sabe n digo q é certo, e que n é.....simplismente n sei. Acho q precisa ser muito bem estudado.
Abrindo um parentese li o livro de Tomé, e sinceramente me pareceu algo tão profundo, lindo espirutual,e forte, foca a simplicidade, a verdade q vivemos no nosso próprio interior, "verdade interior" q as vezes n entendemos de pra q fazer isso se no fundo o q tu senti eh isso.
Acredito q há muitas coisas entre o céu e a nossa vida na terra do q nossa pqnina inteligência possa imajinar....

Agredeço desde já,
espero q me ajudem a compreender melhor, para q assim fortifique a minha fé.
Abraços.

Joao Cruzue disse...

Reposta a I. P. Oliveira.

Vou responder algumas de suas perguntas. Jesus Cristão não se casou. No dia que ele estava morrendo na cruz, ele pediu ao discípulo João para tomar conta da sua mãe.

Se fosse casado, teria pedido também para que alguém cuidasse da esposa e dos filhos.

O Velho Testamento da Bíblia é o mesmo do Talmude - A bíblia do Judeu.

Quanto aos livros apócrifos. Quem estudou o assunto e adotou/rejeitou os muitos textos escritos na época foram mestres e doutores em assuntos canônicos. No que diz respeito ao Novo Testamento, católicos e protestantes têm os mesmos livros.

Há muitas teorias usadas por autores de livros, cujo objetivo é despertar a curiosidade das pessoas para que comprem livros. Eles são apenas escritores. Não especialistas. Se você tivesse uma doença grave, iria se consultar com um escritor de livros ou com um bom médico?

Pense nisto.


.

Francielle disse...

É uma teoria muito interessante a de Dan Brown.
A Igreja desde sempre teve objetivos políticos, não é a toa que é tão poderosa até hoje.
Mas pensem bem, se Jesus tivesse mesmo casado e tido filhos ele seria considerado um homem comum, que realizou grandes atos, mas ainda assim, comum, mortal.
Mas tornando Jesus DIVINO, alguém que não cedeu aos prazeres da carne, o FILHO DE DEUS, a Igreja criou um ídolo, um símbolo a ser seguido. E foi aí que a Igreja conseguiu se erguer, começou vendendo terreninhos no céu, pedaços falsos da cruz de Jesus, matando hereges e supostas bruxas...
Eles aterrorizavam atravéz da fé, tudo porque as pessoas acreditavam que a Igreja era a casa de Deus, o canal de comunicação com os santos e etc.
Particularmente acredito que Jesus tenha casado com Maria Madalena, e QUAL seria o problema nisso? Diminuiria as coisas que ele fez, o homem que ele foi?
CLARO QUE NÃO.
A Igreja nos esconde MUITAS verdades e isso é fato.

Joao Cruzue disse...

.

Oi Francielle

Nenhum problema se Jesus tivesse casado. Par mostrar seu apreço pelo casamento, seu primeiro milagre foi realizado numa festa de bodas.

Acontece, que não há nenhuma evidência histórica de seu matrimônio.

Polêmica sempre muito lucrativa para alavancar a carreira de escritores medíocres.

Concluíndo, cada um tem a liberdade de acreditar naquilo que ACHA verdadeiro.

Eu fico com a Bíblia. Cristo não Casou. Da cruz ele pediu para o apóstolo João cuidar apenas de sua mãe.


.

Galileu disse...

Não acho que dan brown seja um escritor medíocre...

O fato de ter "criado" um Jesus humano, comum, mortal e que fora casado com a qual a Bíblia diz ser uma prostituta, pode sim ter sido um meio para se tornar em um dos mais famosos escritores do mundo. Utilizou um método muito eficaz para isso: a polêmica.

Mas também é fato que ele causou um grau enorme de ceticismo em seus leitores. Acho que principalmente no "simbolismo oculto" nas obras de Da Vinci "A Última Ceia" e "Madonna das Rochas". Quanto ao Santo Graal não estar sobre a mesa. De João ser supostamente Maria. A mão que segura um punhal entre os apóstolos à direita de Jesus, enquanto que não seria possível uma vez que não pertencia à nenhum apóstolo.

Não estou defendendo a completa verdade que o livro aborda, mas acho que também, que todos devem ter um certo grau de ceticismo e não simplesmente aceitar a religião como a igreja emprega. De que as coisas são assim e pronto. O questionamento deve existir, porque quando surgem dúvidas que não podem ser sanadas, a religião perde força e, de certa forma se essa era o objetivo de Dan Brown, de despertar o questionamento nas pessoas, tenho certeza que ele conseguiu.

Elias Alves disse...

Olá amigos!
Sou evangélico, e fico com a Biblía tbm.

Joao Cruzue, Sua forma de pensar, mi ajudou muito a organizar ideias sobre uma suposta ideia contraria ao qe pensava. OBG'

Tenho um trabalho, sobre esse LIVRO/FILME' .. Queria uma ajuda de como mi colocar diante dos pensamentos contrarios aos meus?! Onde posso, de uma maneira obvía e clara, basear-me, para que, a verdade seja apontada diante de tantos fatos e ficções, além da biblía?!

Obrigado pela atenção. E se alguem puder mi ajudar ficarei agradecido de ♥ '

Até mais ver!


by: Elias Alves