quarta-feira, setembro 24, 2008

É hora de parar de desperdiçar bênçãos


MENSAGEM CONTRA O DESPERDÍCIO


Food waste

"Isaías 65:1-15"
Por Pastor Vanelli
32 anos de ministério, em 20.09.2008

Blog do Pastor Vanelli

"Eu tenho o livro de Isaías como meu texto predileto de toda a escritura, lógico que todo o conjunto canônico que forma a Bíblia enriquece a cada um que por ela se embrenha em leitura e aplicação dos seus princípios, mas Isaías me cativa, me prende e me estimula a ver e rever muitas situações da vida cristã.

Quando falo em parar de desperdiçar as bênçãos de Deus me refiro necessariamente ao termo “desperdices” do versículo 8 de Isaías 65.

Mas podemos estender um pouco mais sobre desperdício. Desperdício, em particular no Brasil é algo muito grave, considerando que somos o 4º produtor mundial de alimentos e o 6º. Lugar no mundo em subnutrição. O desperdício total de alimento no Brasil é de aproximadamente 14 milhões de toneladas anuais de frutas, hortaliças, grãos e outros alimentos.

Segundo o site da embrapa, das 43,8 milhões de toneladas de lixo geradas anualmente no Brasil, 26,3 são de comida e 60% do lixo urbano produzido no Brasil é composto de restos de alimentos e ainda mais estarrecedor para nós paulistas, 60% do lixo da cidade de São Paulo é orgânico, isto é, resto de alimentos.

Então vivemos num tempo que nunca se viu tanto desperdício. Mas não se desperdiça apenas alimentos. Há vidas preciosas sendo desperdiçadas. Eu tenho uma coleção de fotos sobre vários pontos da cidade, mas as que eu mais me detenho para orar são fotos da Avenida Nove de Abril, porque tenho chorado diante de Deus, clamando a Ele por aquele local.

Ali vidas têm sido desperdiçadas por futilidades. Uma fechada no trânsito, uma ponta de droga disputada, pronto, lá se vai mais uma vida.Nesta semana também outra rua tornou se palco do roubo de duas preciosas vidas que estavam trabalhando em uma farmácia. Mortos por coisas fúteis. Que desperdício de vidas tão preciosas.

Voltando a questão alimentos, às vezes nós temos o olho maior que a barriga e tiramos um prato não compatível com o estômago e damos destino ao que tiramos a mais para o lixo. Que desperdício.

No palco do grande milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, depois de fartada a multidão Jesus dá uma ordem que é uma verdadeira lição contra o desperdício, mandou recolher em 12 cestos tudo o que sobrou.

Sou muito reservado para por a culpa em principados e demônios, e até por que hoje virou mania falar de gafanhotos, porque tenho o Senhor como o que gere todas as coisas, mas entendo que alguma influência não advinda de Deus faz o homem promover tanto desperdício.

O que me assusta mesmo é o desperdício de vidas que estão morrendo sem o conhecimento da verdade, tendo como destino o inferno. Falo de gente que opta, que escolhe desconhecer a verdade e então desperdiçam a benção do Senhor conforme o relato de Isaías 65.8.

ESTA GERAÇÃO DESPERDIÇA O AFAGAR DAS MÃOS DIVINAS.

O versículo 2 fala com tanta clareza a intenção de Deus. Leiamos por favor...
Qual a intenção de Deus que diariamente estende as mãos sobre este povo? É evitar a rota da colisão. Mãos divinas tentando afastar o homem do mau caminho. Em Provérbios 14:12 há uma descrição do enganoso coração do homem que não atenta ao caminho proposto pelo Senhor. Leiamos....Provérbios 14.12

Na verdade as mãos de Deus sempre trabalham em nível de modelagem, de restauração, e elas querem afastar o homem dos seus próprios pensamentos, que o fazem ter um coração corrompido e dotado de tantas distorções impostas pelo pecado.

Deus quer passar ao homem uma nova mentalidade, ter uma nova mente, a mente de Deus, que contém pensamentos de um espírito reto e em linha de adoração. Deus tem pensamentos tremendos. Vejamos em Isaías 55.9 leiamos....Isaías 55.9.

A aproximação de Deus estendendo suas mãos ao homem é para demonstrar amor, ainda que com tantas formas este homem só tem irritado a Deus com uma religião engessada e distanciada dEle. Vejamos o vs. 3....

Mas Deus vendo que hoje o homem faz como no passado, Ele não mudou, e como diz em Oséias 11.1-4 continua nos atraindo, chamando nos até Ele....Oséias 11.1-4

ESTA GERAÇÃO DESPERDIÇA A ADORAÇÃO A DEUS.

Por mais que sejamos a geração que dança, que canta, que louva, também temos no meio desta geração gente que está desperdiçando a verdadeira adoração a Deus, e tem muitas formas de proceder assim, perdem a hora do culto e chegam a hora que der, conversam, passam bilhetinhos, vão toda hora no banheiro, e agora que entrou o calor, um barulho terrível de copos de água pra lá e para cá, mas eu quero me ater ao desperdício citado por Isaías. Vejamos os versículos 3 e 4....

Eu, a pastora Sara, pastores Evandro e Nohemy e a minha filha Ruth fomos a Brotas em pesquisa de alguns lugares para o evento de dezembro que os adolescentes irão realizar, mas que será em Socorro, e descemos uma trilha muito linda, bem íngreme, a trilha dos Macacos, um lugar onde se pode contemplar a natureza e deparamos com uma cachoeira de 70 metros de queda de água e pudemos ver como Deus usou de capricho na natureza. Eu fiquei filmando, tirando fotos enquanto os outros se deliciavam na cortina de gotículas que avançava sobre eles resultado da queda de água.

Estou andando e de repente me deparo entre as folhagens diversas imagensinhas acompanhadas de oferendas dedicadas a entidades demoníacas. Estragou o meu passeio. Eu me chateei com aquilo, e eu fiquei pensando, diante daquela obra Divina, o homem afronta Deus com o seu paganismo, como será que Ele se sente? O que passa na mente de Deus?

Então a Palavra me responde em Isaias 42:8 a posição de Deus diante disto. Leiamos Isaías 42.8

Quando falo do perigo do desperdício da adoração à Deus é justamente fundamentado no fato que o diabo anseia, anela e deseja ardentemente ser adorado. Quando lemos Lucas 4:6-8 descobrimos que isto está patente lá...Lucas 4:6-8....

O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios em sua primeira carta, capítulo 10:20-22, declara enfaticamente que há os que vivem debaixo do espírito de engano e por isto prestam adoração aos demônios. I Co 10.20-22

Há ainda o desperdício da adoração quando não se entra com o coração, está na igreja apenas com o corpo, mas a mente está divagando, não se apercebe da presença de Deus. O coração está contaminado com coisas impuras e então o espírito não consegue entrar em sintonia na adoração, e aí ocorre o desperdício da adoração. Veja a força da expressão do Senhor acerca disto em Isaías 29:13.

Queridos, quanto mais vai se aproximando o dia em que o Senhor virá buscar a sua Noiva mais temos que nos envolver em uma verdadeira adoração, participativa, contagiante, porque é o que faremos diante do Trono. O Senhor tem nos chamado para fazer de cada culto uma festa, uma celebração a Ele. O Salmo 98:4-9 conclama que anulemos o desperdício da adoração e partamos para uma festa de júbilo quando congregamos. Leiamos Salmos 98:4-9

ESTA GERAÇÃO DESPERDIÇA PERDÃO DE DEUS.

Há um pasmo no coração de Deus ao detectar uma geração que alega não carecer de santificação, porque “não tem nada a ver”, não fumo, não bebo, não roubo, não sou tão pecador. Mas o parecer de Deus é outro. Ele declara em Isaias 65:5-7...leiamos.

Há até os que se estribam na própria Palavra alegando que todas os seus pecados já foram perdoados, mas quando vão orar para dormir, quando caem em si do fechamento do dia, acabam por citarem meio pesarosos: Pai, perdoa todas as minhas culpas, as minhas iniqüidades, os meus pecados do dia de hoje. O Senhor está presto, sempre pronto a perdoar, mas Ele tem esperança além da confissão feita a cada dia, a cada noite, haja o interesse também do confessor de abandonar aquelas iniqüidades confessadas. Vejamos Provérbios 28:13....

O incentivo de Deus ao pecador é ampla, bilateral: confessar e abandonar o pecado.
Hoje é um tempo oportuno de conserto, de pactuar com Deus uma vida aos seus pés, não deixando para o dia do Grande Juízo.

Isaías diz no versículo 12 com muita propriedade, que não há um bom fim aos que desperdiçaram o tempo oportuno, que quando ouviram o chamado não deram resposta, e quando foi indicado o caminho desviaram porque optaram por aquilo que não dá prazer em Deus.

Mas os que souberam bem desfrutar do afago das mãos de Deus, os que usufruíram bem do tempo para dar ao Senhor uma adoração genuína, os que aceitaram e lançaram mão do perdão divino, estes cantarão por terem o coração alegre, se alegrarão, serão chamados por outro nome.

Deus mesmo os chamará: Venham adoradores, venham vencedores, venham meus remidos, venham meus salvos, meus eleitos e meus sacerdotes, venham meus santos... hoje é dia. Hoje é tempo. Chega de desperdiçar as bênçãos do Senhor.

Vamos hoje ser restaurados na presença do Senhor, sendo um vaso nas mãos de Deus, tendo um coração puro, que não desperdiça as bênçãos do Senhor. Que nossos lábios sejam ungidos para que nossa boca O adore com um espírito reto. Aproveite este momento para uma renovação na sua vida em nome de Jesus. Abra o seu coração e Deus te usará."

Mensagem pregada pelo pastor Vanelli
em 14.09.09 na Missão Apostólica Paz e Vida



2 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Excelnte texto.
Fui abençoado com essa leitura!
Parabéns ao articulista e ao irmão João Cruzue pelo olhar clínico, encontrando e postando aqui no Blogueiros Cristãos, pérolas de direito e de fato.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Anônimo disse...

A paz Pastor,

Em primeiro lugar parabéns,

Maravilhoso post, continue despertando multidões com suas mensagens.