sexta-feira, agosto 22, 2008

Por que Jesus foi tentado pelo diabo


"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito, ao deserto,

para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4:1).


Desert of Judea
Deserto da Judéia
Pr. Dave Roberson

Blog do André Pereira

"Nesse versículo há uma palavra que sempre me deixou perplexo; é a palavra: 'levado'. Como será possível o Espírito 'levar' Jesus para ser tentado pelo diabo? Por muito tempo, fiquei sem entender isso, mas agora sei que Jesus foi levado, pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo para que se cumprisse o Plano de Deus para a nossa redenção. Jesus fez aquele jejum para vencer o diabo por mim. Naqueles quarenta dias de jejum, Jesus obteve a vitória sobre Satanás, e essa plena vitória foi dada a mim.

Observe o que o apóstolo Paulo disse:

"Andai no Espírito e jamais satisfareis a concupis­cência da carne (alma). Porque a carne (alma) milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne (alma) porque são opostos entre si, para que não façais o que porventura seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei" - Gálatas 5:16-18.

Todos nós necessitamos andar no Espírito, pois, dessa forma, não "satisfaremos a concupiscência da carne" — os desejos da alma. Mas, como fazer isso? Se Jesus já venceu o diabo por mim, então, por que eu não vivo continuamente na vitória que Ele me deu? Um pouco antes de escrever os versículos acima, o apóstolo Paulo afirmou:

"Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos" — Gálatas 4:4,5

Naquele jejum de quarenta dias, Jesus venceu o diabo em todas as áreas da vida humana. Ele venceu sob a lei do pecado e da morte — na condição humana - para que você e eu pudéssemos viver na vitória. Observe com atenção como Jesus venceu:

"E depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda pa­lavra que procede da boca de Deus"- Mateus 4:2-4.

O primeiro ataque do diabo (o tentador) foi na área física, e todos nós precisamos viver a vitória que Jesus nos deu nessa área da nossa vida. Satanás procurou induzir Jesus a 'tomar medidas próprias (exercer seu poder divino pessoal) no sentido de 'prover', ele mesmo, as suas necessidades pessoais — saciar a sua fome. Essa é a área da nossa vida que mais apresenta problemas para aquele que não anda no Espírito, pois, se você e eu realmente vivermos a nossa fé, teremos a plena consciência de que "nosso Pai celeste sabe que necessitamos do pão de cada dia etc"(Mateus 6:32). Quando Jesus respondeu: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus", Ele declarou o princípio que Deus estabeleceu para a vida cristã, pois aquele que vive a sua fé sabe como a Palavra: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará" (Sal. 23:1) o sustenta em toda situação. Em Cristo, Deus fez toda a provisão para nós, e é impossível ao seu Pai do Céu deixar de cuidar de você. "Andai no Espirito e jamais satisfareis a concupiscência da carne" (alma), duvidando da provisão de seu Deus, e de que essa provisão é para nosso total bem-estar. Depois disso, lemos:

"Então o diabo O levou à cidade santa, colocou-O sobre o pináculo do templo. E lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeça­res nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentará o Senhor teu Deus"- Mateus 4:5-7.

O segundo ataque do diabo foi na área da alma (no campo emocional), e é muito interessante observar que, nessa tentação, o diabo também tenha dito: "Está escrito". O que o diabo tentava, nessa ocasião, era induzir Jesus ao suicídio, pressionando-o emocionalmente no sentido de 'testar a validade da Palavra de Deus'. Há momentos na vida em que os tormentos e medos são tão fortes que não vale a pena viver. Mas, graças a Deus, Jesus já venceu nesse campo também, e se você, em qualquer momento de pressão, aquietar-se diante de Deus, em adoração, com ações de graças pêlos cuidados do seu Pai, "a Paz de Deus que excede todo o entendimento guardará o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:7). Em razão de Jesus ter vencido o diabo por nós, você e eu podemos viver na vitória em toda e qualquer situação, totalmente livres de medo e tormentos. Mas, mesmo vencido também nessa área, o diabo não deixou Jesus, mas O atacou ainda mais:

"Levou-O ainda, o diabo a um monte muito alto, mos­trou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Sata­nás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto" - Mateus 4:8-10.

O terceiro e último ataque do diabo foi na área do espírito de Jesus. É interessante notar que, quando o diabo procurou vencer Jesus na área do corpo, ele usou a comida; quando procurou vencê-lO na área da alma, usou o suicídio, mas, quando procurou vencer Jesus na área do espírito, ele usou fama e riquezas. Não há nada que combata mais a espiritualidade (vida espiritual) do cristão do que fama e riquezas. E qual é o antídoto para não 'ser vencido por fama e riquezas? A adoração em Espírito e em Verdade. Cada um de nós necessitamos vigiar nesse sentido, pois Jesus mesmo recomendou: "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui"(Lucas 12:15). É incrível a facilidade que Satanás tem para nos enganar nessa área.

A vida cristã não é um interminável equilíbrio entre uma circunstância adversa e outra. Graças a Deus, em razão da vitória de Jesus, você e eu podemos "andar no Espírito" em todas as áreas da nossa vida:

"Porque a lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne (alma), isso fez Deus, enviando o Seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e com efeito, condenou (afastou) Deus, na carne (alma), o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne (alma), mas segundo o Espírito" — Romanos 8:2-4.

Está vendo o que Jesus fez por nós? Agora, você e eu podemos andar segundo o Espírito "porque a lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus nos livrou da lei do pecado e da morte". Toda vez que o Espírito Santo leva você a jejuar, é porque Ele vê a necessidade de você dar condições (através de oração e meditação na Palavra) para que o vinho novo, atue sobre o odre novo (em que Ele te fez), "para que ambos se conservem" (Mat.9:17).

Como disse o apóstolo Paulo:
"O mesmo Deus de Paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados ínte­gros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo"- l Tessalonicenses 5:23.Irmã(o) é esta a vontade de Deus para você."

Autoria: Pastor Dave Roberson

Publicado no
Blog do André Pereira

.

Nenhum comentário: